Eco-Escolas Pedro Ferreiro

 

PROJETO MUROS COM VIDA
 
 As turmas de 10º ano, do Curso de Ciências e Tecnologia e Humanidades (Biologia/Geologia) e 11º ano, de Ciências e Tecnologia (Filosofia), da Escola Pedro Ferreiro concluíram no mês de junho a candidatura ao projeto “Muros Com Vida”, dinamizado pela ABAE, no âmbito do Projeto Eco-Escolas. Neste Projeto, o município, as escolas e toda a comunidade são desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.
 
 
CONSTRUÇÃO DE PLACAS IDENTIFICATIVAS DAS ÁRVORES DA ESCOLA
 
Os alunos das Turmas 10ºA e turmas de 10ºB ano (Biologia/Geologia) criaram algumas placas identificativas de espécies arbóreas da escola, com o objetivo de conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “habitam” os espaços exteriores da escola e incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa: conhecer para proteger.
 
 
CERIMÓNIA DO HASTEAR DA BANDEIRA
 
A cerimónia do Hastear da Bandeira decorreu na dia 22 de março, integrada na Comemoração do Dia da Árvore, da Água e da Poesia. Foi com alegria que vimos o esforço desenvolvido no ano letivo anterior reconhecido pela Associação Bandeira Azul da Europa, que nos atribuiu a bandeira a Bandeira Verde Eco-Escolas. Nesta cerimónia, na qual discursaram o Presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere e a Diretora da nossa Escola, Dra. Lina Serra, pudemos apreciar um momento de poesia dinamizado por alunos do 5º ano e um momento musical, dinamizado por alunos do 6º ano, com a colaboração das docentes Filomena David e Maria João Marçal. 
 
 
Auditoria Ambiental Eco-Escolas
 
Auditoria Ambiental à Escola Pedro Ferreiro, desenvolve o Programa Eco-Escolas, é um dos passos que visa inspirar e adequar a realização do Plano de Ação. Pretende identificar os pontos fortes e os aspetos a melhorar em termos de sustentabilidade visando globalmente melhorar a gestão ambiental da instituição, e ainda, incrementar comportamentos mais sustentáveis nos intervenientes.
 
 
Árvores de Natal Ecológicas (articulação com EVT)
 
Os alunos do 5º ano, orientados pelo professor Paulino Marques, dinamizaram a construção de árvores de Natal Ecológicas, com o objetivo de sensibilizar as crianças, jovens e famílias, para a importância da separação dos diferentes resíduos que permite a valorização do resíduo e a economia circular.
 
 
Campanha de recolha de alimentos, brinquedos e mantas para doação à APAT (Articulação com Cidadania)
 
No âmbito da Comemoração do Dia Mundial do Animal, decorreu no primeiro semestre do Agrupamento a Campanha  de   recolha   de   alimentos,  brinquedos   e   mantas para  doação   à APAT- Tomar, em colaboração com a Professora Isabel Saúde, Coordenadora da  Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola.

Dando cumprimento ao PAA do agrupamento de escolas, realizou-se no dia 22 de março, dia mundial da água, uma sessão alusiva ao tema.
 
Nesta atividade, dinamizada pela equipa Eco-Escola, estiveram presentes os técnicos de saúde ambiental, Drª,. Carla Simões e Dr. Paulo Bastos da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo.
 
Durante a manhã, os alunos dos 5 e 6 anos tiveram a oportunidade de realizar experiências sobre medições e valores de referência definidos para uma boa qualidade da água, nomeadamente sobre os valores de PH e Cloro que a mesma pode e deve conter. Para tal, foram utilizados equipamentos de medida por fotometria.
Visualizaram também um vídeo, AQUAPRENDIZAGEM, onde foram sensibilizados para o uso correto e formas de poupar este bem tão precioso, que é cada vez mais escasso.
 
No final, os alunos tiveram a oportunidade de realizar um jogo em grupo onde foi valorizada a poupança/desperdício da água. Foi notória a participação das crianças, pois divertindo-se aprenderam a racionalizar este líquido.
 
Todos os intervenientes ficaram mais sensibilizados para este problema atual da escassez de água e certamente, daqui para a frente, irão ter outras atitudes para valorizar mais este recurso tão vital.

No presente ano letivo, umas das iniciativas incluídas na comemoração do dia do Ambiente foi a elaboração do Póster Eco-Código.

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Os alunos e a comunidade educativa da Escola EB2,3 Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere recolheram ao longo do presente ano letivo tampinhas para ajudar a Isa a melhorar a sua qualidade de vida e a continuar a sorrir. Fizeram um bom trabalho!

No dia 15 de junho, os alunos do 5.º ano viveram uma experiência didática diferente, que articulou conhecimentos das diversas áreas do saber, em particular os que se referem aos domínios das disciplinas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento.

Com efeito, os docentes organizaram atividades no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, as quais culminaram num DAC (Domínio de Articulação Curricular) que integrou jogos tradicionais no Parque das Merendas, seguidos de um piquenique, um momento musical com apelo à preservação da Natureza, pintura de cenários relacionados com o tema e um Peddy-Paper pela vila.

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Os alunos do 8º ano, na disciplina de Ecologia e Sustentabilidade, ficaram sensibilizados para a importância da sustentabilidade e para a corresponsabilização individual e coletiva da preservação do Planeta Terra e, na disciplina de EVTIC, aprenderam algumas técnicas de desenho/esboço e a utilizar programas informáticos, como Sketchup, que lhes permitiram desenhar os seus Ecopontos.

O produto final apresentado, construção de ecopontos amarelos, foi realizado nas aulas de Ecologia e Sustentabilidade com materiais recolhidos na escola, nos espaços comerciais e em suas casas: embalagens da Compal, latas de tinta, caixas de cartão, tampinhas de garrafas, entre outros. Cada ecoponto tem ainda uma frase, elaborada pelos alunos, alusiva à correta separação e encaminhamento das embalagens.

Estes ecopontos encontram-se na escola em exposição para que os seus trabalhos possam ser admirados e motivem a população escolar a reciclar e a preocupar-se mais com o Planeta Terra.

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Integrado no Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, as turmas do 5º ano da Escola EB 2,3 Pedro Ferreiro, plantaram 3 árvores (magnólia, pereira e laranjeira) para assinalar esta data e embelezar o recinto escolar. É de salientar o ato solidário do aluno Bernardo Graça, do 7º C, que se disponibilizou para elaborar as placas em madeira com a identificação desta atividade.

Esta iniciativa faz parte do Domínio de Autonomia Curricular 3 e envolve as disciplinas de: Projeto, Ciências Naturais, Inglês, Educação Física, Matemática, História e Geografia de Portugal e Educação Musical e o Programa Eco-Escolas. No dia 15 de junho, os alunos realizarão um peddy papper pela vila de Ferreira do Zêzere, tendo como objetivo principal o respeito pelo ambiente de forma sustentável.

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No dia 6 de maio entre as 14:30 e as 17:30, as representantes do projeto Vamos cuidar do Planeta!, da Escola EB 2,3 / S Pedro Ferreiro, estiveram reunidos com as escolas do Centro de Formação dos Templários.

Os dois grupos apresentaram os seus temas: resíduos sólidos urbanos (7º ano) e alimentação saudável / sustentável e escreveram uma carta de compromisso com o objetivo de manter vivo este projeto no futuro.

A Escola EB 2, 3 / S Pedro Ferreiro comemorou, no dia 28 de maio, o dia Eco-Escolas, aliando o Programa Eco-Escolas aos Projetos Escolas Amigas dos Direitos Humanos e Vamos cuidar do Planeta!.

Na escola foi hasteada a Bandeira Verde e realizaram-se atividades relacionadas com este programa: os alunos vestiram-se de verde e afixou-se o Eco-Código da Escola, que foi transformado em cartaz pela aluna Diana Ribeiro, do 11ºA.

 

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Como todos sabemos as pilhas constituem um grave problema ambiental, pois são constituídas por metais pesados e tóxicos, como mercúrio, chumbo e cádmio.

Uma simples pilha é suficiente para contaminar uma área considerável de solos.

Assim, a professora Sara Diogo propôs aos seus alunos da turma A de 12º ano, na disciplina de Biologia, a realização de vídeos respondendo ao desafio proposto pela Geração Depositrão. Estes tiveram como finalidade alertar para os impactos no ambiente de uma pilha que não é encaminhada para a reciclagem, para a importância do encaminhamento correto deste resíduo e para a importância da economia circular.

 

 

Os alunos do oitavo ano, nas aulas de Ecologia e Sustentabilidade (ECOSUST) e Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza (AEN) participaram no desafio lançado pelo Programa Eco-Escolas e pela UHU.

Os alunos ficaram sensibilizados para a importância da Sustentabilidade, para a corresponsabilização individual e coletiva da preservação do Planeta Terra e para a necessidade de resolução de problemas globais como a FOME.

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Os desafios PRIO surgem de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a PRIO, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular, recolha e aproveitamento de óleos alimentares usados e outros resíduos que permitem ser transformados em Biocombustíveis, aliados à mobilidade sustentável.  

Este ano o desafio consistiu na criação de um vídeo de 1 minuto e 30 segundos a alertar para a importância da produção de combustíveis a partir dos resíduos. Aturma A do 12º ano da Escola Pedro Ferreiro aceitou participar neste desafio, que lhes foi proposto pela professora Sara Diogo, na disciplina de Biologia. Os alunos interessaram-se muito por esta temática, fizeram uma pesquisa sobre biocombustíveis e, em grupo, realizaram vídeos.

Estas iniciativas são muito importantes, pois está nas nossas mãos reduzir a produção de combustíveis que emitem gases com efeito de estufa, os principais responsáveis pelo aquecimento global.

Todos juntos podemos ajudar a preservar e recuperar o meio ambiente!

 

O professor de Educação Visual, Fernando Ferreira, aceitou o desafio do Programa Eco-Escolas e deu-o a conhecer aos alunos das turmas A, B e C do 5º ano da Escola EB 2, 3/S Pedro Ferreiro, do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere.

Dessa forma foi abordado o assunto a fim de desenvolver os conhecimentos no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, não deixando de parte uma parte essencial que é a criatividade e posterior aplicação das técnicas já em parte aprendidas, do desenho e pintura. O tema já é bem conhecido de todos (mesmo entre os mais novos), quem não ouviu falar das Alterações climáticas, Aquecimento global, Efeito de estufa ou mesmo Desflorestação?

Para um melhor entendimento do pretendido com o desafio da Faber-Castell, foram apresentadas aos alunos uma diversidade de possíveis hipóteses, com imagens de ambientes onde predominasse a vegetação, fosse ela uma selva, um jardim ou mesmo um bosque.

Para tal fizemos alguns jogos onde tentámos ver quem era o primeiro a descobrir o muito famoso Wally, das ilustrações “Onde está o Wally?”, que se encontra sempre muito bem camuflado, esteja onde estiver!

Após essa fase foi apresentado o próprio Ecolápis e discutido entre o grupo turma, alguns truques para tentar percebermos de que forma se poderia camuflar e tornar a tarefa de o descobrir o mais complicada possível.  

Iniciados os trabalhos ainda no ensino à distância, os mesmos foram concluídos já em regime presencial, onde foram reforçados os objetivos do desafio.

 

  

No presente ano letivo, na Escola EB 2, 3/ S Pedro Ferreiro, está a ser implementado o projeto “Vamos cuidar do planeta”. Este projeto tem como principal objetivo reforçar a cultura democrática e a consciência cívica de jovens em idade escolar e envolve todos os alunos dos 7º e 8º anos, que estão a trabalhar os temas resíduos sólidos urbanos e alimentação saudável /sustentável, respetivamente.

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O Programa Eco-Escolas em colaboração com a disciplina de Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza lançou o desafio “A Minha Árvore Nativa” aos alunos do 8º ano.

Este desafio, que consiste na ilustração de uma espécie nativa de Portugal, cativou os alunos que participaram nesta atividade com ilustrações de árvores como o castanheiro, o sobreiro, a oliveira, a laranjeira, o salgueiro-branco, o pinheiro-manso, entre outras.

  

 

 

Na manhã do dia 3 de março, os alunos do 7º ano da Escola Pedro Ferreiro realizaram uma visita de estudo virtual promovida pela ABAE ao Jardim Zoológico

Apesar da pandemia, tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada, onde nos responderam a diversas questões e nos explicaram como vivem alguns animais. Esta nossa primeira visita de estudo on-line guiada ao Jardim Zoológico deu-nos uma perspetiva diferente deste local e, como conseguimos ver e ouvir bem o que o guia disse, aprendemos muito.

No entanto, não foi possível dar um passeio no teleférico e também não tivemos tempo para ver todos os nossos animais preferidos. Ficamos a aguardar por melhores tempos e por uma visita presencial para cumprir estes nossos desejos.

Alunos do 7ºA

 

Para comemorar o Dia Internacional das Florestas, dia 21 de março, a FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, propôs às escolas a participação no projeto: “Árvores Extraordinárias”.

Assim, os nossos alunos tinham de escolher uma árvore extraordinária de uma rua, um jardim, um quintal, um parque ou uma área de floresta perto de casa e explicar os motivos de ser extraordinária, por exemplo, a idade, a raridade, a beleza, entre outros.

Este projeto foi abraçado por todos os alunos das turmas de 7º e 8º anos, tendo dele resultado um DAC (Domínio de Autonomia Curricular).

Nas turmas de 8º ano participaram no DAC as disciplinas de Português, Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza, Ecologia e Sustentabilidade e EVTIC.

Nas turmas de 7º ano participaram no DAC as disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e TIC.

Como produto final desta atividade os alunos elaboraram um “postal digital” e partilharam-no, com pelo menos 10 colegas e amigos, através das redes sociais usando a hashtag #ArvoresExtraordinarias.

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As coordenadoras do programa Eco-Escolas assistiram, na passada quinta-feira, dia 18 de março, a uma sessão do Seminário Nacional Eco-Escolas, que decorreu online.

Este Encontro anual, destinado a professores coordenadores e técnicos de municípios parceiros, teve como objetivo incentivar a comunicação e a partilha de experiências entre todos os participantes, como também apoiar as escolas participantes no Programa a implementar os projetos e desafios 2020/2021.

 

No passado dia 22 de fevereiro a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental - promoveu um Workshop sobre Alimentação Saudável/Sustentável na turma A do 8º ano durante a aula de Cidadania e Desenvolvimento. Este Workshop foi uma atividade integrada no Projeto "Vamos Cuidar do Planeta"e teve como principal objetivo colocar os nossos alunos a refletir sobre os hábitos alimentares e como é que esses hábitos alimentares podem influenciar o ambiente.

Esta sessão foi posteriormente replicada ao longo da semana nas restantes turmas de 8º ano na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

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No passado dia 23 de fevereiro a Associação "Tempos Brilhantes" promoveu um Workshop sobre Reciclagem Criativa - Da Sustentabilidade à Economia Circular".

Neste Workshop, também integrado no Projeto "Vamos Cuidar do Planeta", os nossos alunos das turmas de 8º ano tiveram oportunidade de relembrar a política dos 7 R´s, bem como o conceito de Pegada Ecológica. Puderam ainda, mais uma vez, aprender/relembrar o que podem fazer para reduzir a pegada ecológica.

Ao longo do Workshop, que terminou com os alunos a construírem um saco de compras reutilizável utilizando apenas uma T shirt e uma tesoura, foi referida a importância da prática de uma Economia Circular.

 

Desde o passado mês de Dezembro, que as professoras Aida Rodrigues e Carla Gamboa  se encontram a dinamizar nas turmas de 8º ano o Projeto "Vamos Cuidar do Planeta", promovido pela ASPEA, no âmbito das disciplinas que lecionam: Ecologia e Sustentabilidade, Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza, Cidadania e Desenvolvimento, Geografia e Ciências Naturais. No entanto, o objetivo é que todas as disciplinas participem no projeto. Também contam com a parceria do Programa EcoEscolas.

Este projeto pretende levar os alunos a refletirem sobre os problemas ambientais a nível global, mas principalmente a nível local e regional, lançando vários desafios aos alunos e propondo que os mesmos selecionem problemas locais e respetivas medidas de intervenção para que possam ser solucionados com o apoio das entidades locais e dos seus familiares.

Neste momento já foram desenvolvidas as seguintes atividades: Discussão/Debate - sobre os temas Ecologia, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Jogos didáticos; Técnica de Collage de um ODS; análise e discussão de pequenos vídeos e notícias,workshop alusivo ao tema Alimentação Saudável/Sustentável, promovido pela ASPEA e workshop sobre o tema “Reciclagem Criativa - Da Sustentabilidade à Economia Circular", promovido pela Associação "Tempos Brilhantes", onde também participaram as disciplinas de Português e de Música.

Mais um desafio#EcoEscolasFicaEmCasa.

Desta vez, e porque no passado dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim, popularmente conhecido como Dia dos Namorados, se celebrou o amor, o Programa Eco-Escolas propôs aos nossos alunos que imaginassem ter como sua cara-metade o Planeta Terra. Assim, a aluna Maria Vicente, da turma C do 8º ano, participou neste desafio fazendo um desenho e escrevendo uma quadra dedicados ao Planeta Terra. Partilhou ainda o seu trabalho através da rede social instagram, usando o hashtag #LoveEarth.

No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemorou a 2 de fevereiro, o Programa Eco-Escolas convidou alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância destes ecossistemas.

Desta vez o desafio foi desenhar a biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas. Assim, algumas nas alunas do Clube Eco-Escolas colocaram mãos à obra e deram asas à sua imaginação fazendo desenhos que partilharam  através das redes sociais (facebook, instagram), usando o hashtag #HáVidaNasZonasHúmidas.

“A Borboleta Solitária”

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Na Escola EB 2, 3/ S Pedro Ferreiro, no dia 18 de janeiro de 2021, foram recolhidos os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e os Resíduos de Pilhas e Acumuladores que recolhemos nos últimos meses do ano passado.

As alunas do Clube Eco-Escolas e as coordenadoras deste Programa solicitam a toda a comunidade educativa que continue a reciclar e a ajudar-nos nesta campanha de recolha.

 

 

A Escola EB 2, 3 /S Pedro Ferreiro participou no passatempo “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”.

Depois de ter sido pedida a colaboração da comunidade escolar, foram muitas as embalagens de Compal da Tetra Pak que chegaram à escola.

As alunas do Clube Eco-Escolas (8º ano) limparam as embalagens vazias e, posteriormente, estas foram aquecidas e espalmadas de forma a obter superfícies planas onde fosse possível elaborar figuras geométricas simples.

Nas disciplinas de Educação Visuale de Educação Tecnológica, do 5º ano,os alunos desenharam e elaboraram figuras tridimensionais (esferas).

Nas sessões do Clube Eco-Escolas, foram elaborados enfeites utilizando os moldes escolhidos pelas alunas.

A nossa árvore de Natal ecológica foi construída com paus e cordel por 3 alunos do 6º C e foi montada pelos 4 alunos da disciplina de Jardim Vivo.

No dia 28 de setembro de 2020, a equipa “Eco-Partner” recolheu os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE – pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticose lâmpadas) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A – pilhas / acumuladores– Projeto Geração Depositrão) que recebemos na Escola Básica EB 2,3/S Pedro Ferreiro ao longo do ano letivo 2019/2020.

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Com o intuito de criar e divulgar o Eco-Código da Escola EB2,3 Pedro Ferreiro, as coordenadoras do Programa Eco-Escolas inscreveram a escola no projeto Poster Eco-Código.

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi proposta a todos os alunos de 7º ano (4 turmas) da Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro a redação defrases com características de Eco-Código

Depois de lidas e analisadas as diversas frases construídas pelos alunos foram escolhidas, com a ajuda da professora de Cidadania e Desenvolvimento, das Coordenadoras do Programa Eco-Escolas e de alguns elementos da Direção da escola, as frases para fazerem parte do poster.

Em seguida, o professor de Educação Visual propôs aos seus alunos do 6º ano a realização de uma pintura com tintas aquosas, nas folhas de papel reciclado que tinham feito na escola com jornais e revistas, alusiva ao tema “Eco-Escola”. A pintura do aluno Bernardo Graça, do 6º B, foi selecionada para fazer parte do poster.

Por último, a professora de TIC propôs aos alunos do 9º ano a elaboração do poster digital com as frases previamente escolhidas. Uma aluna, Soraia Duarte, da turma B do 9º ano, voluntariou-se para construir o poster digital, obedecendo a todos os requisitos solicitados.

Deste trabalho de equipa nasceu o Poster Eco-Código que irá representar a nossa escola.

  

A nossa escola inscreveu-se em mais um projeto - Horta Bio…Em Casa -  proposto pelo Programa Eco Escolas neste período de confinamento.

Esta atividade teve como principal objetivo despertar o interesse dos alunos pelo ciclo de vida das plantas, pois as plantas hortícolas entram diariamente em nossa casa, no entanto, o seu ciclo de vida é desconhecido para uma grande parte das crianças e jovens.

Assim, os alunos das turmas de 8º ano, na disciplina de Ciências Naturais, foram desafiados a semear uma planta hortícola/aromática à sua escolha, por exemplo feijão ou grão e a registar semanalmente o crescimento da planta e outras observações, como, por exemplo, a influência da luz no crescimento das plantas.

Dos diversos trabalhos enviados, foi selecionado o trabalho realizado pela aluna Maria Leonor Gonçalves, Nº18, do 8ºA.

A 5 de Junho, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente e a Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro comemorou a Semana do Ambiente ABAE realizando as seguintes atividades:

- Challenge "ABAE 30 anos" - jogo quiz online acerca dos programas de educação ambiental para a sustentabilidade que a ABAE coordena em Portugal.

- “Se Eu Pudesse Mudar o Mundo" - realização de um vídeo comemorativo do Dia Mundial do Ambiente (duas turmas do 7º ano de Cidadania e Desenvolvimento). A aluna Joana Joaquim, do 7ºB, fez um vídeo que vale a pena ver e que partilhou nas redes sociais com as hashtags: #SemanadoAmbienteABAE | #VouMudaroMundo.

https://twitter.com/JoanaFi91558997/status/1268571389709225986?s=20

Como a nossa escola tem uma área verde extensa, as assistentes operacionais aproveitaram as folhas das árvores para as capoeiras das galinhas, demonstrando a sua consciência ecológica.

 

Na primeira semana de junho a nossa escola entregou ao Lar de Areias o papel recolhido para que este seja entregue ao Banco Alimentar contra a Fome. O papel será convertido em produtos alimentares básicos a distribuir pelos mais carenciados.

Numa época em que, infelizmente, há cada vez mais pessoas a precisar de apoio alimentar, foi com alegria e com a certeza de um dever cumprido que a equipa Eco-Escolas participou na campanha “Papel por Alimentos”.

No dia 2 de junho as coordenadoras do Programa Eco-Escolas entregaram 31Kg de tampinhas que foram recolhidas na Escola EB2,3 Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere. Este contributo dos nossos alunos e de toda a nossa comunidade educativa pretende ajudar a Isa a melhorar a sua qualidade de vida e a continuar a sorrir.

Para dar continuidade às iniciativas desenvolvidas do âmbito do Programa Eco-Escolas em tempo de confinamento a escola inscreveu-se no projeto Constrói o teu Depositrão.

Esta atividade foi proposta a todos os alunos do 7º ano na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e os alunos, usando a sua criatividade, construíram e decoraram um Depositrão para a recolha de pilhas, utilizando materiais reutilizados.

Foi-lhes solicitado que o seu Depositrão “convidasse” a comunidade escolar a alimentá-lo com pilhas.

Dos muitos trabalhos recebidos e, depois de uma escolha criteriosa, foi selecionado como vencedor o Depositrão construído pela aluna Joana Veríssimo do 7º D.

 

No âmbito do Programa Eco-Escolas em tempo de confinamento a escola inscreveu-se no projeto A minha Árvore Nativa.

Este trabalho foi realizado em articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual.

Foi proposto aos alunos do 8º ano a realização de um desenho e ilustração de uma espécie nativa, ou seja, de uma espécie autóctone, que só existe em Portugal, mais especificamente no quintal dos alunos, horta ou próximo de casa.

Um dos objetivos desta tarefa foi também promover a saúde mental. Enquanto os alunos deram um passeio próximo de casa ou na horta, puderam deixar, por alguns instantes, os computadores. Enquanto se sentaram, à sombra, a desenhar, as preocupações com as tarefas, por uns instantes, desapareceram. Quando regressaram a casa para concluir a ilustração, o ânimo e disposição já eram outros.

Este pinheiro-manso foi o trabalho selecionado e foi realizado pela aluna Camila Rodrigues do 8ºB.

Nas duas primeiras sextas do segundo período, dias 6 e 13 de março (último dia de aulas), os alunos com medidas adicionais criaram armadilhas para as vespas asiáticas, com supervisão da professora Conceição Godinho, que os sensibilizou para esta ameaça ambiental que proliferou por todo o concelho.

Os alunos conseguiram criar uma dezena de armadilhas. As mais funcionais deste conjunto, foram colocadas em locais estratégicos na natureza, pelo clube de atletismo de Ferreira do Zêzere durante o confinamento a que obrigou a pandemia do Covid 19. Mensalmente são recolhidas para limpeza e colocação de novo isco.

No dia 18 de fevereiro, os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere deixaram para os futuros alunos o privilégio de um ambiente arborizado junto à escola. Plantaram pinheirinhos,  e ainda alguns castanheiros, num espaço verde perto da escola. A atividade realizou-se sob vigilância e orientação da Proteção Civil.
 
O projeto iniciou-se em outubro. Os alunos plantaram pequenos pinheirinhos em pacote de leite, com terra cedida pela associação de pais. Das árvores que vingaram e mais algumas oferecidas pela QUERCUS, procedeu-se à plantação de trinta pinheiros e de três castanheiros. Os alunos do 4º ano apoiaram os mais novos durante toda a manhã e ainda no período da tarde. 
 
Este projeto visou promover a consciencialização das crianças para o meio ambiente, incitando-os a observar os espaços naturais, sensibilizando-os para importância da preservação ambiental.  Para muitos dos nossos alunos, esta foi a primeira primeira vez que plantaram uma árvore. Pequenas atitudes como estas visam um envolto de educação ambiental, ciências, relações sociais e compromisso com gerações futuras. 
 

 

Os alunos da Escola EB 2, 3 /S Pedro Ferreiro, sede do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, estão a participar na recolha solidária de tampinhas, no âmbito do Programa Eco Escolas.

Este fim de semana já foram entregues 35 Kg de tampinhas para a Isa, cada sorriso uma conquista o que revela o empenho da comunidade educativa e nos dá força para continuar esta recolha.

Parabéns! Estamos no bom caminho!

 

 

Na Escola E B 2, 3 / S Pedro Ferreiro, nos dias 10 e 13 de janeiro, os alunos de diversas turmas da escola e alguns de encarregados de educação participaram nas diferentes sessões de esclarecimento sobre resíduos e sobre a RESITEJO que foram dinamizadas por esta Associação Intermunicipal a convite das coordenadas do programa Eco Escolas.

Nestas sessões sublinhou-se a importância de cumprir a política dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) e de consciencializar as pessoas para alterarem os seus comportamentos.

 

O projeto Konta Komigo engloba várias atividades de voluntariado, entre elas a limpeza dos espaços exteriores. No dia 20 novembro no âmbito deste projeto, juntámos um grupo de alunos voluntários para proceder à recolha de lixo e de folhas no recinto escolar.

O produto dessa ação resultou em 10 sacos de lixo, apartir do qual construímos um presente para todos refletirmos sobre a importância de respeitarmos as instalações de que todos desfrutamos.

Podemos concluir que, esta iniciativa provou que muitos de nós infelizmente, não têm responsabilidade ambiental sendo esta falha, prejudicial para o nosso planeta.
Já que estamos a viver uma época em que se fala muito em ajudar o planeta, devíamos ter consciência ambiental e se cada um de nós contribuir e fizer a sua parte, o mundo ficará melhor.

Konta Komigo - 10/01/2020

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O Natal é sinónimo de alegria, solidariedade e … traz consigo o espírito do amor que permite a cada um de nós promover momentos de paz e partilha. E como partilhar é um dos sentimentos mais importantes (que tanto  gostamos de cultivar na nossa escola) a Festa de Natal do Pré Escolar do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere foi mais um desses momentos. Foi realizada no Centro Cultural, na tarde do último dia de aulas e  teve como objetivo primordial promover o espírito natalício e  o convívio entre toda a comunidade escolar.

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Como um dos principais problemas da atualidade é o destino que damos aos resíduos que produzimos, nos próximos dias 10 e 13 de janeiro, 6ª feira e 2ª feira, respetivamente, várias turmas participarão numa sessão de sensibilização que apela à importância da separação de embalagens usadas, dinamizada por técnicos da Resitejo.

Uma destas Sessões decorre dia 10 de janeiro, 6ª feira, pelas 18h no Auditório da Biblioteca da nossa Escola e destina-se a Encarregados de Educação, Professores e Assistentes Operacionais.

Contamos com a vossa presença e esperamos, desta forma, estar a contribuir para preservar o ambiente e os seus recursos naturais.

No dia 22 de novembro, apesar da muita chuva pela manhã, o São Pedro presenteou-nos com um pouco de sol, e assim conseguimos comemorar o “Dia Nacional das Espécies Autóctones”. Essa comemoração passou pela realização de uma sementeira com sementes de espécies autóctones (espécies que só existem em Portugal e/ou na Europa Mediterrânica), Carvalho cerquinho, Castanheiro, Medronheiro, Pilriteiro, Azinheira, Sobreiro, Murta, Loureiro e Pinheiro manso. Esta atividade desenvolveu-se no âmbito da disciplina de EcoDesporto e do projeto “A Biodiversidade e a Circum-navegação”. Tivemos o prazer de receber as duas turmas da Educação Pré-escolar do Centro escolar de Areias e o senhor vereador da educação Hélio Antunes, bem como muitos alunos da nossa escola. O senhor engenheiro florestal, Vasco Ferreira da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, logo pela manhã, tratou de nos trazer a terra. As sementes foram recolhidas por nós, com a ajuda da professora Fátima Alves, na escola ou nas suas imediações. Foi um trabalho de equipa, no qual também participou a professora Ana Paula Marques.

Trabalhámos muito, na preparação e na concretização desta atividade, mas valeu a pena o esforço. Foi uma manhã muito bem passada e uma forma diferente de aprender e de ensinar.

Os alunos do 8º C  

Com o intuito de promover práticas alimentares saudáveis, sensibilizar para a problemática da fome, da pobreza e da desnutrição no mundo e, também, informar e alertar os alunos para o impacto das suas opções alimentares na saúde e no ambiente, o tema da alimentação tem sido explorado pelos alunos do 6º ano em articulação disciplinar, ao longo das últimas semanas.
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No dia 25 de setembro todo o Agrupamento de Escolas comemorou o Dia Mundial do Leite Escolar.

Esta atividade foi dinamizada pela equipa PES em parceria com a PARMALAT. Esta empresa ofereceu um pacote de leite branco de 200 ml a cada aluno, da Escola Sede, e leite sem lactose para quem é intolerante a esta substância.

Agradecemos a colaboração de todos os intervenientes nesta atividade, que envolveu, além dos elementos da equipa PES, os Diretores de Turma e as Assistentes Operacionais do Bufete.

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