Eco-Escolas Pedro Ferreiro

No passado dia 22 de fevereiro a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental - promoveu um Workshop sobre Alimentação Saudável/Sustentável na turma A do 8º ano durante a aula de Cidadania e Desenvolvimento. Este Workshop foi uma atividade integrada no Projeto "Vamos Cuidar do Planeta"e teve como principal objetivo colocar os nossos alunos a refletir sobre os hábitos alimentares e como é que esses hábitos alimentares podem influenciar o ambiente.

Esta sessão foi posteriormente replicada ao longo da semana nas restantes turmas de 8º ano na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Leia mais...

No passado dia 23 de fevereiro a Associação "Tempos Brilhantes" promoveu um Workshop sobre Reciclagem Criativa - Da Sustentabilidade à Economia Circular".

Neste Workshop, também integrado no Projeto "Vamos Cuidar do Planeta", os nossos alunos das turmas de 8º ano tiveram oportunidade de relembrar a política dos 7 R´s, bem como o conceito de Pegada Ecológica. Puderam ainda, mais uma vez, aprender/relembrar o que podem fazer para reduzir a pegada ecológica.

Ao longo do Workshop, que terminou com os alunos a construírem um saco de compras reutilizável utilizando apenas uma T shirt e uma tesoura, foi referida a importância da prática de uma Economia Circular.

 

Desde o passado mês de Dezembro, que as professoras Aida Rodrigues e Carla Gamboa  se encontram a dinamizar nas turmas de 8º ano o Projeto "Vamos Cuidar do Planeta", promovido pela ASPEA, no âmbito das disciplinas que lecionam: Ecologia e Sustentabilidade, Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza, Cidadania e Desenvolvimento, Geografia e Ciências Naturais. No entanto, o objetivo é que todas as disciplinas participem no projeto. Também contam com a parceria do Programa EcoEscolas.

Este projeto pretende levar os alunos a refletirem sobre os problemas ambientais a nível global, mas principalmente a nível local e regional, lançando vários desafios aos alunos e propondo que os mesmos selecionem problemas locais e respetivas medidas de intervenção para que possam ser solucionados com o apoio das entidades locais e dos seus familiares.

Neste momento já foram desenvolvidas as seguintes atividades: Discussão/Debate - sobre os temas Ecologia, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Jogos didáticos; Técnica de Collage de um ODS; análise e discussão de pequenos vídeos e notícias,workshop alusivo ao tema Alimentação Saudável/Sustentável, promovido pela ASPEA e workshop sobre o tema “Reciclagem Criativa - Da Sustentabilidade à Economia Circular", promovido pela Associação "Tempos Brilhantes", onde também participaram as disciplinas de Português e de Música.

Mais um desafio#EcoEscolasFicaEmCasa.

Desta vez, e porque no passado dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim, popularmente conhecido como Dia dos Namorados, se celebrou o amor, o Programa Eco-Escolas propôs aos nossos alunos que imaginassem ter como sua cara-metade o Planeta Terra. Assim, a aluna Maria Vicente, da turma C do 8º ano, participou neste desafio fazendo um desenho e escrevendo uma quadra dedicados ao Planeta Terra. Partilhou ainda o seu trabalho através da rede social instagram, usando o hashtag #LoveEarth.

No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemorou a 2 de fevereiro, o Programa Eco-Escolas convidou alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância destes ecossistemas.

Desta vez o desafio foi desenhar a biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas. Assim, algumas nas alunas do Clube Eco-Escolas colocaram mãos à obra e deram asas à sua imaginação fazendo desenhos que partilharam  através das redes sociais (facebook, instagram), usando o hashtag #HáVidaNasZonasHúmidas.

“A Borboleta Solitária”

Leia mais...

Na Escola EB 2, 3/ S Pedro Ferreiro, no dia 18 de janeiro de 2021, foram recolhidos os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e os Resíduos de Pilhas e Acumuladores que recolhemos nos últimos meses do ano passado.

As alunas do Clube Eco-Escolas e as coordenadoras deste Programa solicitam a toda a comunidade educativa que continue a reciclar e a ajudar-nos nesta campanha de recolha.

 

 

A Escola EB 2, 3 /S Pedro Ferreiro participou no passatempo “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”.

Depois de ter sido pedida a colaboração da comunidade escolar, foram muitas as embalagens de Compal da Tetra Pak que chegaram à escola.

As alunas do Clube Eco-Escolas (8º ano) limparam as embalagens vazias e, posteriormente, estas foram aquecidas e espalmadas de forma a obter superfícies planas onde fosse possível elaborar figuras geométricas simples.

Nas disciplinas de Educação Visuale de Educação Tecnológica, do 5º ano,os alunos desenharam e elaboraram figuras tridimensionais (esferas).

Nas sessões do Clube Eco-Escolas, foram elaborados enfeites utilizando os moldes escolhidos pelas alunas.

A nossa árvore de Natal ecológica foi construída com paus e cordel por 3 alunos do 6º C e foi montada pelos 4 alunos da disciplina de Jardim Vivo.

No dia 28 de setembro de 2020, a equipa “Eco-Partner” recolheu os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE – pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticose lâmpadas) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A – pilhas / acumuladores– Projeto Geração Depositrão) que recebemos na Escola Básica EB 2,3/S Pedro Ferreiro ao longo do ano letivo 2019/2020.

Leia mais...

Com o intuito de criar e divulgar o Eco-Código da Escola EB2,3 Pedro Ferreiro, as coordenadoras do Programa Eco-Escolas inscreveram a escola no projeto Poster Eco-Código.

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi proposta a todos os alunos de 7º ano (4 turmas) da Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro a redação defrases com características de Eco-Código

Depois de lidas e analisadas as diversas frases construídas pelos alunos foram escolhidas, com a ajuda da professora de Cidadania e Desenvolvimento, das Coordenadoras do Programa Eco-Escolas e de alguns elementos da Direção da escola, as frases para fazerem parte do poster.

Em seguida, o professor de Educação Visual propôs aos seus alunos do 6º ano a realização de uma pintura com tintas aquosas, nas folhas de papel reciclado que tinham feito na escola com jornais e revistas, alusiva ao tema “Eco-Escola”. A pintura do aluno Bernardo Graça, do 6º B, foi selecionada para fazer parte do poster.

Por último, a professora de TIC propôs aos alunos do 9º ano a elaboração do poster digital com as frases previamente escolhidas. Uma aluna, Soraia Duarte, da turma B do 9º ano, voluntariou-se para construir o poster digital, obedecendo a todos os requisitos solicitados.

Deste trabalho de equipa nasceu o Poster Eco-Código que irá representar a nossa escola.

  

A nossa escola inscreveu-se em mais um projeto - Horta Bio…Em Casa -  proposto pelo Programa Eco Escolas neste período de confinamento.

Esta atividade teve como principal objetivo despertar o interesse dos alunos pelo ciclo de vida das plantas, pois as plantas hortícolas entram diariamente em nossa casa, no entanto, o seu ciclo de vida é desconhecido para uma grande parte das crianças e jovens.

Assim, os alunos das turmas de 8º ano, na disciplina de Ciências Naturais, foram desafiados a semear uma planta hortícola/aromática à sua escolha, por exemplo feijão ou grão e a registar semanalmente o crescimento da planta e outras observações, como, por exemplo, a influência da luz no crescimento das plantas.

Dos diversos trabalhos enviados, foi selecionado o trabalho realizado pela aluna Maria Leonor Gonçalves, Nº18, do 8ºA.

A 5 de Junho, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente e a Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro comemorou a Semana do Ambiente ABAE realizando as seguintes atividades:

- Challenge "ABAE 30 anos" - jogo quiz online acerca dos programas de educação ambiental para a sustentabilidade que a ABAE coordena em Portugal.

- “Se Eu Pudesse Mudar o Mundo" - realização de um vídeo comemorativo do Dia Mundial do Ambiente (duas turmas do 7º ano de Cidadania e Desenvolvimento). A aluna Joana Joaquim, do 7ºB, fez um vídeo que vale a pena ver e que partilhou nas redes sociais com as hashtags: #SemanadoAmbienteABAE | #VouMudaroMundo.

https://twitter.com/JoanaFi91558997/status/1268571389709225986?s=20

Como a nossa escola tem uma área verde extensa, as assistentes operacionais aproveitaram as folhas das árvores para as capoeiras das galinhas, demonstrando a sua consciência ecológica.

 

Na primeira semana de junho a nossa escola entregou ao Lar de Areias o papel recolhido para que este seja entregue ao Banco Alimentar contra a Fome. O papel será convertido em produtos alimentares básicos a distribuir pelos mais carenciados.

Numa época em que, infelizmente, há cada vez mais pessoas a precisar de apoio alimentar, foi com alegria e com a certeza de um dever cumprido que a equipa Eco-Escolas participou na campanha “Papel por Alimentos”.

No dia 2 de junho as coordenadoras do Programa Eco-Escolas entregaram 31Kg de tampinhas que foram recolhidas na Escola EB2,3 Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere. Este contributo dos nossos alunos e de toda a nossa comunidade educativa pretende ajudar a Isa a melhorar a sua qualidade de vida e a continuar a sorrir.

Para dar continuidade às iniciativas desenvolvidas do âmbito do Programa Eco-Escolas em tempo de confinamento a escola inscreveu-se no projeto Constrói o teu Depositrão.

Esta atividade foi proposta a todos os alunos do 7º ano na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e os alunos, usando a sua criatividade, construíram e decoraram um Depositrão para a recolha de pilhas, utilizando materiais reutilizados.

Foi-lhes solicitado que o seu Depositrão “convidasse” a comunidade escolar a alimentá-lo com pilhas.

Dos muitos trabalhos recebidos e, depois de uma escolha criteriosa, foi selecionado como vencedor o Depositrão construído pela aluna Joana Veríssimo do 7º D.

 

No âmbito do Programa Eco-Escolas em tempo de confinamento a escola inscreveu-se no projeto A minha Árvore Nativa.

Este trabalho foi realizado em articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual.

Foi proposto aos alunos do 8º ano a realização de um desenho e ilustração de uma espécie nativa, ou seja, de uma espécie autóctone, que só existe em Portugal, mais especificamente no quintal dos alunos, horta ou próximo de casa.

Um dos objetivos desta tarefa foi também promover a saúde mental. Enquanto os alunos deram um passeio próximo de casa ou na horta, puderam deixar, por alguns instantes, os computadores. Enquanto se sentaram, à sombra, a desenhar, as preocupações com as tarefas, por uns instantes, desapareceram. Quando regressaram a casa para concluir a ilustração, o ânimo e disposição já eram outros.

Este pinheiro-manso foi o trabalho selecionado e foi realizado pela aluna Camila Rodrigues do 8ºB.

Nas duas primeiras sextas do segundo período, dias 6 e 13 de março (último dia de aulas), os alunos com medidas adicionais criaram armadilhas para as vespas asiáticas, com supervisão da professora Conceição Godinho, que os sensibilizou para esta ameaça ambiental que proliferou por todo o concelho.

Os alunos conseguiram criar uma dezena de armadilhas. As mais funcionais deste conjunto, foram colocadas em locais estratégicos na natureza, pelo clube de atletismo de Ferreira do Zêzere durante o confinamento a que obrigou a pandemia do Covid 19. Mensalmente são recolhidas para limpeza e colocação de novo isco.

No dia 18 de fevereiro, os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere deixaram para os futuros alunos o privilégio de um ambiente arborizado junto à escola. Plantaram pinheirinhos,  e ainda alguns castanheiros, num espaço verde perto da escola. A atividade realizou-se sob vigilância e orientação da Proteção Civil.
 
O projeto iniciou-se em outubro. Os alunos plantaram pequenos pinheirinhos em pacote de leite, com terra cedida pela associação de pais. Das árvores que vingaram e mais algumas oferecidas pela QUERCUS, procedeu-se à plantação de trinta pinheiros e de três castanheiros. Os alunos do 4º ano apoiaram os mais novos durante toda a manhã e ainda no período da tarde. 
 
Este projeto visou promover a consciencialização das crianças para o meio ambiente, incitando-os a observar os espaços naturais, sensibilizando-os para importância da preservação ambiental.  Para muitos dos nossos alunos, esta foi a primeira primeira vez que plantaram uma árvore. Pequenas atitudes como estas visam um envolto de educação ambiental, ciências, relações sociais e compromisso com gerações futuras. 
 

 

Os alunos da Escola EB 2, 3 /S Pedro Ferreiro, sede do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, estão a participar na recolha solidária de tampinhas, no âmbito do Programa Eco Escolas.

Este fim de semana já foram entregues 35 Kg de tampinhas para a Isa, cada sorriso uma conquista o que revela o empenho da comunidade educativa e nos dá força para continuar esta recolha.

Parabéns! Estamos no bom caminho!

 

 

Na Escola E B 2, 3 / S Pedro Ferreiro, nos dias 10 e 13 de janeiro, os alunos de diversas turmas da escola e alguns de encarregados de educação participaram nas diferentes sessões de esclarecimento sobre resíduos e sobre a RESITEJO que foram dinamizadas por esta Associação Intermunicipal a convite das coordenadas do programa Eco Escolas.

Nestas sessões sublinhou-se a importância de cumprir a política dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) e de consciencializar as pessoas para alterarem os seus comportamentos.

 

O projeto Konta Komigo engloba várias atividades de voluntariado, entre elas a limpeza dos espaços exteriores. No dia 20 novembro no âmbito deste projeto, juntámos um grupo de alunos voluntários para proceder à recolha de lixo e de folhas no recinto escolar.

O produto dessa ação resultou em 10 sacos de lixo, apartir do qual construímos um presente para todos refletirmos sobre a importância de respeitarmos as instalações de que todos desfrutamos.

Podemos concluir que, esta iniciativa provou que muitos de nós infelizmente, não têm responsabilidade ambiental sendo esta falha, prejudicial para o nosso planeta.
Já que estamos a viver uma época em que se fala muito em ajudar o planeta, devíamos ter consciência ambiental e se cada um de nós contribuir e fizer a sua parte, o mundo ficará melhor.

Konta Komigo - 10/01/2020

Leia mais...

O Natal é sinónimo de alegria, solidariedade e … traz consigo o espírito do amor que permite a cada um de nós promover momentos de paz e partilha. E como partilhar é um dos sentimentos mais importantes (que tanto  gostamos de cultivar na nossa escola) a Festa de Natal do Pré Escolar do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere foi mais um desses momentos. Foi realizada no Centro Cultural, na tarde do último dia de aulas e  teve como objetivo primordial promover o espírito natalício e  o convívio entre toda a comunidade escolar.

Leia mais...

Como um dos principais problemas da atualidade é o destino que damos aos resíduos que produzimos, nos próximos dias 10 e 13 de janeiro, 6ª feira e 2ª feira, respetivamente, várias turmas participarão numa sessão de sensibilização que apela à importância da separação de embalagens usadas, dinamizada por técnicos da Resitejo.

Uma destas Sessões decorre dia 10 de janeiro, 6ª feira, pelas 18h no Auditório da Biblioteca da nossa Escola e destina-se a Encarregados de Educação, Professores e Assistentes Operacionais.

Contamos com a vossa presença e esperamos, desta forma, estar a contribuir para preservar o ambiente e os seus recursos naturais.

No dia 22 de novembro, apesar da muita chuva pela manhã, o São Pedro presenteou-nos com um pouco de sol, e assim conseguimos comemorar o “Dia Nacional das Espécies Autóctones”. Essa comemoração passou pela realização de uma sementeira com sementes de espécies autóctones (espécies que só existem em Portugal e/ou na Europa Mediterrânica), Carvalho cerquinho, Castanheiro, Medronheiro, Pilriteiro, Azinheira, Sobreiro, Murta, Loureiro e Pinheiro manso. Esta atividade desenvolveu-se no âmbito da disciplina de EcoDesporto e do projeto “A Biodiversidade e a Circum-navegação”. Tivemos o prazer de receber as duas turmas da Educação Pré-escolar do Centro escolar de Areias e o senhor vereador da educação Hélio Antunes, bem como muitos alunos da nossa escola. O senhor engenheiro florestal, Vasco Ferreira da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, logo pela manhã, tratou de nos trazer a terra. As sementes foram recolhidas por nós, com a ajuda da professora Fátima Alves, na escola ou nas suas imediações. Foi um trabalho de equipa, no qual também participou a professora Ana Paula Marques.

Trabalhámos muito, na preparação e na concretização desta atividade, mas valeu a pena o esforço. Foi uma manhã muito bem passada e uma forma diferente de aprender e de ensinar.

Os alunos do 8º C  

Com o intuito de promover práticas alimentares saudáveis, sensibilizar para a problemática da fome, da pobreza e da desnutrição no mundo e, também, informar e alertar os alunos para o impacto das suas opções alimentares na saúde e no ambiente, o tema da alimentação tem sido explorado pelos alunos do 6º ano em articulação disciplinar, ao longo das últimas semanas.
Leia mais...

No dia 25 de setembro todo o Agrupamento de Escolas comemorou o Dia Mundial do Leite Escolar.

Esta atividade foi dinamizada pela equipa PES em parceria com a PARMALAT. Esta empresa ofereceu um pacote de leite branco de 200 ml a cada aluno, da Escola Sede, e leite sem lactose para quem é intolerante a esta substância.

Agradecemos a colaboração de todos os intervenientes nesta atividade, que envolveu, além dos elementos da equipa PES, os Diretores de Turma e as Assistentes Operacionais do Bufete.

Visitantes 

Temos 37 visitantes e Nenhum membro online

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top