No dia 29 de março de 2021 realizou-se, na presença de representantes da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), das Juntas de Freguesia, da ResiTejo e de diversos professores e alunos dos anos letivos envolvidos, a conferência escolar, no âmbito do projeto “Vamos cuidar do planeta”. Esta teve como principal objetivo proporcionar aos jovens um espaço de debate alternativo para a construção de sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas.

Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 7º ano debateram os principais problemas ambientais do concelho e possíveis soluções. Na conferência escolar, através de um vídeo construído pelas 3 turmas, os alunos pediram ajuda às entidades locais para porem em prática as suas ideias/soluções para o “lixo” que encontram pelo concelho.

Durante a conferência, os representantes das turmas do 8ºano apresentaram alguns problemas relacionados com o desperdício de comida na cantina, os maus hábitos alimentares dos alunos e as doenças que poderão surgir no futuro devido ao consumo excessivo de açúcares, nomeadamente no buffet da escola.

Os representantes de cada instituição fizeram várias questões e apresentaram algumas soluções para ajudar a resolver os problemas apresentados.

Notícia elaborada com a participação dos alunos do 7ºB e dos alunos do Clube Eco-Escolas do 8ºano