No passado dia 11 de fevereiro de 2026, no âmbito da disciplina de Intervenção Educativa, realizou-se uma sessão de formação durante a qual foram apresentados o CRTIC e diversos produtos de apoio destinados a alunos com necessidades educativas específicas, cujas características condicionam a sua participação em contexto educativo e o acesso às aprendizagens. Esta iniciativa, realizada no Auditório da Biblioteca Escolar, contou com a participação das alunas do curso profissional Técnico de Ação Educativa, do 11º C e de alguns docentes do agrupamento.
A ação, dinamizada pela Dra. Filomena Rodrigues e Dr. José Costa, do CRTIC de Santarém, teve como principal objetivo dar a conhecer os serviços prestados pelo CRTIC, estrutura organizacional específica de apoio à aprendizagem e inclusão, da rede do Ministério da Educação que avaliam alunos, recomendam tecnologias de apoio e acompanham a sua implementação em contexto escolar. Ao longo da sessão, foram esclarecidas as etapas do processo de avaliação, desde o encaminhamento do aluno até à definição das adaptações tecnológicas mais adequadas ao seu perfil funcional.
Durante a formação foram apresentados vários produtos de apoio, determinantes para garantir igualdade de oportunidades no acesso ao currículo, permitindo aos participantes experimentar diretamente os equipamentos. O contacto direto das alunas do curso profissional com os produtos de apoio do CRTIC promoveu aprendizagens mais significativas, ao permitir compreender na prática como a tecnologia de apoio aumenta a autonomia, a inclusão e a participação das pessoas com necessidades específicas.
Gostaríamos de expressar um agradecimento especial aos formadores pela disponibilidade, dedicação e clareza na apresentação da informação!
Prof. Teresa Silva e alunas do curso TAE 11º C.

.jpg)

.jpg)


As Janeiras” ou “Cantar as Janeiras” é uma tradição Portuguesa que consiste na reunião de grupos de músicos e cantores, que percorrendo as ruas, no início do ano, cantando de porta em porta, saúdam as pessoas com quem se cruzam, com votos de prosperidade para o ano que se inicia.
Associando as duas tradições, os professores de Educação Musical e de Espanhol, divulgaram-nas, na manhã do dia 6 de janeiro, com um grupo de “reiseiros”, que integrou alunos desde o 2ºciclo ao secundário, professores e assistentes operacionais. Foi possível ouvir as suas cantorias em português e espanhol, desejando um Bom Ano de 2026, na Escola sede do Agrupamento, na Câmara Municipal, no Centro Escolar Luís Ribeiro Pereira e no Centro de Reabilitação e Integração de Ferreira do Zêzere
É com enorme satisfação que partilhamos convosco os resultados do nosso Corta-Mato Escolar, Edição 2025, um evento marcado pelo entusiasmo, espírito desportivo e excelente colaboração de toda a comunidade.












.jpg)

.png)

