Telefone: 249 360 010 (Geral)

Moodle

Blogue Bibliotecas

Esc. Amigas Dir. Huma.

PES

PROJECTO DE EDUCAÇÃO PARA A  SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL

GIAE online

Projeto Eco-Escolas

Quem Somos?

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. 

Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente. Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

No dia 22 de novembro, apesar da muita chuva pela manhã, o São Pedro presenteou-nos com um pouco de sol, e assim conseguimos comemorar o “Dia Nacional das Espécies Autóctones”. Essa comemoração passou pela realização de uma sementeira com sementes de espécies autóctones (espécies que só existem em Portugal e/ou na Europa Mediterrânica), Carvalho cerquinho, Castanheiro, Medronheiro, Pilriteiro, Azinheira, Sobreiro, Murta, Loureiro e Pinheiro manso. Esta atividade desenvolveu-se no âmbito da disciplina de EcoDesporto e do projeto “A Biodiversidade e a Circum-navegação”. Tivemos o prazer de receber as duas turmas da Educação Pré-escolar do Centro escolar de Areias e o senhor vereador da educação Hélio Antunes, bem como muitos alunos da nossa escola. O senhor engenheiro florestal, Vasco Ferreira da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, logo pela manhã, tratou de nos trazer a terra. As sementes foram recolhidas por nós, com a ajuda da professora Fátima Alves, na escola ou nas suas imediações. Foi um trabalho de equipa, no qual também participou a professora Ana Paula Marques.

Trabalhámos muito, na preparação e na concretização desta atividade, mas valeu a pena o esforço. Foi uma manhã muito bem passada e uma forma diferente de aprender e de ensinar.

Os alunos do 8º C  

Como um dos principais problemas da atualidade é o destino que damos aos resíduos que produzimos, nos próximos dias 10 e 13 de janeiro, 6ª feira e 2ª feira, respetivamente, várias turmas participarão numa sessão de sensibilização que apela à importância da separação de embalagens usadas, dinamizada por técnicos da Resitejo.

Uma destas Sessões decorre dia 10 de janeiro, 6ª feira, pelas 18h no Auditório da Biblioteca da nossa Escola e destina-se a Encarregados de Educação, Professores e Assistentes Operacionais.

Contamos com a vossa presença e esperamos, desta forma, estar a contribuir para preservar o ambiente e os seus recursos naturais.

Com o intuito de promover práticas alimentares saudáveis, sensibilizar para a problemática da fome, da pobreza e da desnutrição no mundo e, também, informar e alertar os alunos para o impacto das suas opções alimentares na saúde e no ambiente, o tema da alimentação tem sido explorado pelos alunos do 6º ano em articulação disciplinar, ao longo das últimas semanas.
Leia mais...


 

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado a 16 de outubro em mais de 150 países. O Centro Escolar também comemorou este dia tão importante, com diferentes dinâmicas de grupo.

Ter uma alimentação saudável é uma preocupação de toda a equipa do Centro Escolar que aproveita a comemoração deste dia para promover aprendizagens de bons hábitos alimentares e sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância dos mesmos.

Conhecer novos alimentos, provar frutas de outono, preparar uma lancheira equilibrada e distinguir alimentos saudáveis de alimentos não saudáveis foram algumas das atividades realizadas, que proporcionaram às crianças do Centro Escolar experiências muito saborosas e divertidas!

Visando assinalar o Dia Mundial da Alimentação, o Centro Escolar de Ferreira do Zêzere foi palco, no dia 16 de outubro, de diversas iniciativas relacionadas com a alimentação.

As atividades promovidas pretenderam informar e alertar para o impacto das opções alimentares de cada um e promover uma alimentação saudável e sustentável ao longo da vida.

Um agradecimento à Associação de Pais que ofereceu MELÂNCIAS para todas as salas do Centro Escolar e aos Encarregados de Educação pelo envio de frutas variadas para a confecção das deliciosas espetadas de fruta.

Obrigada pela bonita iniciativa!

 

Saber comer bem é saber viver

No dia 16 de outubro realizámos diversas atividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação. Adoramos fazer espetadas de frutas, desenhos, pinturas e recortes de alimentos para completar a Roda dos Alimentos. Na Biblioteca observamos uma Roda gigante e ficamos a saber que é preciso realizarmos refeições equilibradas e diversificadas, assim como beber água com frequência.

No Centro Escolar de Ferreira de Zêzere o Pré Escolar comemorou o Dia Mundial do Leite com atividades muito bonitas e pedagógicas.

A distribuição diária e gratuita de leite nas escolas existe como um contributo positivo ao estado nutricional da criança. Promove hábitos alimentares saudáveis, ajuda a cumprir as recomendações nutricionais e combate a malnutrição.

Em idade escolar, bons hábitos alimentares e boa nutrição são fatores fundamentais para preparar as crianças para a aprendizagem e a manter o vigor e a energia necessária a todas as atividades.

No dia 25 de setembro todo o Agrupamento de Escolas comemorou o Dia Mundial do Leite Escolar.

Esta atividade foi dinamizada pela equipa PES em parceria com a PARMALAT. Esta empresa ofereceu um pacote de leite branco de 200 ml a cada aluno, da Escola Sede, e leite sem lactose para quem é intolerante a esta substância.

Agradecemos a colaboração de todos os intervenientes nesta atividade, que envolveu, além dos elementos da equipa PES, os Diretores de Turma e as Assistentes Operacionais do Bufete.

Erasmus +

 

Oferta Educativa

Visitantes 

Temos 15 visitantes e Nenhum membro online

Visitantes

Hoje 35

Esta Semana 216

Total 80064

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top