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Projeto Eco-Escolas

Com o intuito de criar e divulgar o Eco-Código da Escola EB2,3 Pedro Ferreiro, as coordenadoras do Programa Eco-Escolas inscreveram a escola no projeto Poster Eco-Código.

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi proposta a todos os alunos de 7º ano (4 turmas) da Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro a redação defrases com características de Eco-Código

Depois de lidas e analisadas as diversas frases construídas pelos alunos foram escolhidas, com a ajuda da professora de Cidadania e Desenvolvimento, das Coordenadoras do Programa Eco-Escolas e de alguns elementos da Direção da escola, as frases para fazerem parte do poster.

Em seguida, o professor de Educação Visual propôs aos seus alunos do 6º ano a realização de uma pintura com tintas aquosas, nas folhas de papel reciclado que tinham feito na escola com jornais e revistas, alusiva ao tema “Eco-Escola”. A pintura do aluno Bernardo Graça, do 6º B, foi selecionada para fazer parte do poster.

Por último, a professora de TIC propôs aos alunos do 9º ano a elaboração do poster digital com as frases previamente escolhidas. Uma aluna, Soraia Duarte, da turma B do 9º ano, voluntariou-se para construir o poster digital, obedecendo a todos os requisitos solicitados.

Deste trabalho de equipa nasceu o Poster Eco-Código que irá representar a nossa escola.

Nas duas primeiras sextas do segundo período, dias 6 e 13 de março (último dia de aulas), os alunos com medidas adicionais criaram armadilhas para as vespas asiáticas, com supervisão da professora Conceição Godinho, que os sensibilizou para esta ameaça ambiental que proliferou por todo o concelho.

Os alunos conseguiram criar uma dezena de armadilhas. As mais funcionais deste conjunto, foram colocadas em locais estratégicos na natureza, pelo clube de atletismo de Ferreira do Zêzere durante o confinamento a que obrigou a pandemia do Covid 19. Mensalmente são recolhidas para limpeza e colocação de novo isco.

Quem Somos?

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. 

Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente. Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

  

A nossa escola inscreveu-se em mais um projeto - Horta Bio…Em Casa -  proposto pelo Programa Eco Escolas neste período de confinamento.

Esta atividade teve como principal objetivo despertar o interesse dos alunos pelo ciclo de vida das plantas, pois as plantas hortícolas entram diariamente em nossa casa, no entanto, o seu ciclo de vida é desconhecido para uma grande parte das crianças e jovens.

Assim, os alunos das turmas de 8º ano, na disciplina de Ciências Naturais, foram desafiados a semear uma planta hortícola/aromática à sua escolha, por exemplo feijão ou grão e a registar semanalmente o crescimento da planta e outras observações, como, por exemplo, a influência da luz no crescimento das plantas.

Dos diversos trabalhos enviados, foi selecionado o trabalho realizado pela aluna Maria Leonor Gonçalves, Nº18, do 8ºA.

No dia 22 de novembro, apesar da muita chuva pela manhã, o São Pedro presenteou-nos com um pouco de sol, e assim conseguimos comemorar o “Dia Nacional das Espécies Autóctones”. Essa comemoração passou pela realização de uma sementeira com sementes de espécies autóctones (espécies que só existem em Portugal e/ou na Europa Mediterrânica), Carvalho cerquinho, Castanheiro, Medronheiro, Pilriteiro, Azinheira, Sobreiro, Murta, Loureiro e Pinheiro manso. Esta atividade desenvolveu-se no âmbito da disciplina de EcoDesporto e do projeto “A Biodiversidade e a Circum-navegação”. Tivemos o prazer de receber as duas turmas da Educação Pré-escolar do Centro escolar de Areias e o senhor vereador da educação Hélio Antunes, bem como muitos alunos da nossa escola. O senhor engenheiro florestal, Vasco Ferreira da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, logo pela manhã, tratou de nos trazer a terra. As sementes foram recolhidas por nós, com a ajuda da professora Fátima Alves, na escola ou nas suas imediações. Foi um trabalho de equipa, no qual também participou a professora Ana Paula Marques.

Trabalhámos muito, na preparação e na concretização desta atividade, mas valeu a pena o esforço. Foi uma manhã muito bem passada e uma forma diferente de aprender e de ensinar.

Os alunos do 8º C  

Como um dos principais problemas da atualidade é o destino que damos aos resíduos que produzimos, nos próximos dias 10 e 13 de janeiro, 6ª feira e 2ª feira, respetivamente, várias turmas participarão numa sessão de sensibilização que apela à importância da separação de embalagens usadas, dinamizada por técnicos da Resitejo.

Uma destas Sessões decorre dia 10 de janeiro, 6ª feira, pelas 18h no Auditório da Biblioteca da nossa Escola e destina-se a Encarregados de Educação, Professores e Assistentes Operacionais.

Contamos com a vossa presença e esperamos, desta forma, estar a contribuir para preservar o ambiente e os seus recursos naturais.

A 5 de Junho, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente e a Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro comemorou a Semana do Ambiente ABAE realizando as seguintes atividades:

- Challenge "ABAE 30 anos" - jogo quiz online acerca dos programas de educação ambiental para a sustentabilidade que a ABAE coordena em Portugal.

- “Se Eu Pudesse Mudar o Mundo" - realização de um vídeo comemorativo do Dia Mundial do Ambiente (duas turmas do 7º ano de Cidadania e Desenvolvimento). A aluna Joana Joaquim, do 7ºB, fez um vídeo que vale a pena ver e que partilhou nas redes sociais com as hashtags: #SemanadoAmbienteABAE | #VouMudaroMundo.

https://twitter.com/JoanaFi91558997/status/1268571389709225986?s=20

Como a nossa escola tem uma área verde extensa, as assistentes operacionais aproveitaram as folhas das árvores para as capoeiras das galinhas, demonstrando a sua consciência ecológica.

Com o intuito de promover práticas alimentares saudáveis, sensibilizar para a problemática da fome, da pobreza e da desnutrição no mundo e, também, informar e alertar os alunos para o impacto das suas opções alimentares na saúde e no ambiente, o tema da alimentação tem sido explorado pelos alunos do 6º ano em articulação disciplinar, ao longo das últimas semanas.
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Na primeira semana de junho a nossa escola entregou ao Lar de Areias o papel recolhido para que este seja entregue ao Banco Alimentar contra a Fome. O papel será convertido em produtos alimentares básicos a distribuir pelos mais carenciados.

Numa época em que, infelizmente, há cada vez mais pessoas a precisar de apoio alimentar, foi com alegria e com a certeza de um dever cumprido que a equipa Eco-Escolas participou na campanha “Papel por Alimentos”.

No dia 18 de fevereiro, os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere deixaram para os futuros alunos o privilégio de um ambiente arborizado junto à escola. Plantaram pinheirinhos,  e ainda alguns castanheiros, num espaço verde perto da escola. A atividade realizou-se sob vigilância e orientação da Proteção Civil.
 
O projeto iniciou-se em outubro. Os alunos plantaram pequenos pinheirinhos em pacote de leite, com terra cedida pela associação de pais. Das árvores que vingaram e mais algumas oferecidas pela QUERCUS, procedeu-se à plantação de trinta pinheiros e de três castanheiros. Os alunos do 4º ano apoiaram os mais novos durante toda a manhã e ainda no período da tarde. 
 
Este projeto visou promover a consciencialização das crianças para o meio ambiente, incitando-os a observar os espaços naturais, sensibilizando-os para importância da preservação ambiental.  Para muitos dos nossos alunos, esta foi a primeira primeira vez que plantaram uma árvore. Pequenas atitudes como estas visam um envolto de educação ambiental, ciências, relações sociais e compromisso com gerações futuras. 
 

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