O Plano Nacional das Artes (PNA) foi instituído pelo Ministério da Cultura e da Educação para ser desenvolvido entre 2019 e 2029.
Tem como objectivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, promovendo a fruição e criação cultural. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas.
No Agrupamento o PNA propõe-se ser a estrutura capaz de reunir o trabalho que já se realiza e dar-lhe o seguimento lógico de uma perspectiva de conjunto.
Assim, irá:
- Articular e expandir a oferta cultural e educativa existente, designadamente a que decorre do Plano Nacional de Leitura, do Programa de Educação Estética e Artística e do Programa Rede de Bibliotecas Escolares;
- Reforçar o envolvimento da comunidade educativa nas actividades culturais;
- Proporcionar a diversidade de experiências estéticas e artísticas;
- Fomentar a colaboração entre artistas, educadores, professores e alunos, de forma a desenhar estratégias de ensino e aprendizagem que promovam um currículo integrado;
- Mobilizar os recursos locais como agentes relevantes e integrantes dos processos de ensino e aprendizagem;
- Ampliar o leque de vivências e competências facultadas pela escola, reforçando a abertura à comunidade e ao mundo;
- Contribuir para a consecução das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente as relativas ao pensamento crítico e criativo e a sensibilidade estética e artística;
-Promover o conhecimento e integração de culturas, através das manifestações artísticas e culturais de diferentes comunidades.
A Coordenadora do PNA
Professora Isabel Saúde

.jpg)

.jpg)

Um Plano de atividades do Projeto Cultural de Escola (PCE) é um documento que define os objetivos, as ações, os recursos, os parceiros e os indicadores de avaliação de um projeto que visa promover a cultura e a arte na comunidade educativa. O PCE é um dos eixos estratégicos do Plano Nacional das Artes (PNA), que tem como objetivo facilitar o acesso às artes da comunidade educativa e em particular dos alunos.
O nosso Agrupamento irá desenvolver novamente, este ano letivo, o Plano Cultural de Escola, do Plano Nacional das Artes, cujo tema será "E em vez do Medo", no âmbito do qual serão desenvolvidas algumas atividades pelos alunos dos variados níveis de ensino.











.jpg)

.png)

