Telefone: 249 360 010 (Geral)

Escolas Amigas dos Direitos Humanos

Um podcast escrito e produzido pelos alunos do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos da Escola Pedro Ferreiro.

Este primeiro epiódio surge no dia 8 de março no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Mulher, porque ainda é preciso e lutar pelos seus Direitos e lembrar a importância de muitas mulheres notáveis da nossa história.

 

Um podcast escrito e produzido por estudantes das 10 Escolas Amigas dos Direitos Humanos da Amnistia Internacional Portugal.

Em cada episódio exploramos um tema de direitos humanos e lançamos convites de ativismo. Podes ouvir o podcast individualmente ou utiliza-lo para começar um debate na tua turma ou grupo de amigos. 

 

Episódio 9 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira.

A ONU declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil como contributo para combater esta realidade que atingia 160 milhões de crianças em todo o mundo, em 2020. Neste episódio sabe mais sobre o trabalho infantil e as suas consequências e conhece as formas de proteger crianças e jovens a nível mundial.

 

Episódio 8 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Gama Barros, do Cacém, Sintra.

Neste episódio dedicado à liberdade e igualdade de todos os seres humanos, em especial, para as pessoas LGBTI, a Escola Secundária Gama Barros relembra o importante papel da comunidade educativa na promoção da igualdade e não-discriminação desta comunidade.

 

Episódio 7 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira.

O episódio reúne testemunhos dos alunos do Grupo de Teatro "Máscaras" da Escola Secundária de Paços de Ferreira, que refletem sobre a forma como o Teatro pode proteger a liberdade, incentivando ao uso da palavra e da representação como forma de defesa da liberdade de expressão, propagando-a, denunciando a sua violação e incentivando, através da autorreflexão, à ação.

 

Episódio 6 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.

Qual a razão do destaque sobre a grande falta do direito à habitação? Neste podcast exploramos porque é que este tema está na ordem do dia e como é que a situação atual está a impactar a vida das pessoas e a pôr em causa a garantia do direito à habitação.

 

Episódio 5 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher o Clube de Direitos Humanos da Escola Secundária Rainha Santa Isabel em Estremoz, evoca algumas mulheres que dedicaram a sua vida à luta pela igualdade de direitos.

 

Episódio 4 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz

A liberdade de expressão é um direito fundamental, inseparável de todos os outros direitos. Neste podcast ficas a saber como está protegida pela lei internacional, mas também como continua a ser ameaçada em muitos países do mundo. Apesar das ameaças à liberdade de expressão é importante estarmos conscientes do que podemos fazer, individual ou coletivamente para protegê-la.

 

Episódio 3 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere

A inclusão antes de ser uma política é sobretudo uma ação, e a tua ação pode fazer a diferença. A inclusão procura lidar com as diferenças e não excluir ninguém seja na escola, seja na sociedade. Tentamos saber junto de alguns dos nossos colegas estrangeiros se eles se sentiam incluídos na nossa escola. A nossa escola tem promovido algumas ações para a inclusão dos alunos e numa altura em que nos chegam cada vez mais alunos de outros países é muito importante termos este aspeto bem presente.

 

Episódio 2 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas do Fundão

Com certeza que já deste conta que no início do mês de dezembro multiplicam-se as atividades sobre direitos humanos. O que talvez não saibas é que estas comemorações estão relacionadas com o dia 10 de dezembro, pois esta data assinala a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas. Um marco histórico na proteção dos direitos humanos que consagra que todas as pessoas são iguais e têm os mesmos direitos. Descobre neste podcast algumas curiosidades sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em jeito de quiz, vais ficar a saber, entre outras coisas, como foi redigida, quem esteve envolvido e que países tiveram dúvidas na hora de votar.

 

Episódio 1 - Podcast escrito e interpretado por estudantes da  Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira)

A violência contra as mulheres é endémica. Uma em cada quatro mulheres já sofreu violência às mãos do seu parceiro. Em Portugal os últimos números dão conta de 7631 queixas às autoridades de violência doméstica e 9 vítimas mortais. O combate à violência contra as mulheres só pode ser feito com um esforço concertado entre governos, comunidades e pessoas e todas e todos nós temos um papel na promoção dos direitos das mulheres.

 

A MARATONA DE CARTAS é o maior evento de Direitos Humanos organizado pela Amnistia Internacional. 

O Agrupamento no âmbito do projeto Escola Amiga dos Direitos Humanos tem colaborado com esta iniciativa.

Mais uma vez vimos apelar a que assinem (on line) os cinco casos deste ano!

Conheça os casos e assine em https://www.amnistia.pt/maratona-escolas/

Veja os vídeos correspondentes em https://www.youtube.com/playlist?list=PLYQlo6joUKEEDVmbqiXL6pj2YvlfbZRrp

Ao assinar introduza o código da Escola:  QH63

Os alunos do 9º e do 12ºB estão a trabalhar o tema em Cidadania:

A Escola EB2,3/S Pedro Ferreiro respondeu ao Desafio Escolas Amigas dos Direitos Humanos 2021 e produziu um vídeo que será utilizado nos próximos anos letivos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Os Repórteres pela Igualdade entrevistaram diversos alunos, professoras e assistentes operacionais sobre o tema da discriminação e deram voz aos testemunhos recolhidos de forma anónima na escola, dramatizando as situações de discriminação denunciadas.

Este trabalho envolveu vários alunos ligados ao Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos e permitiu a união do grupo.

Pode ver os vídeos de todas as Escolas Amigas aqui

No fim de semana de 16 a 18 de abril decorreu o 5º Encontro das EADH. Pela primeira vez decorreu num formato totalmente online através das plataformas Discord e Teams.

A nossa escola participou com 5 alunos (2 de 8ºano, 2 de 9º e 1 de 12ºano) para além da professora Coordenadora.

Veja o artigo completo no site da Amnistia Internacional Portugal.

Foi um fim de semana diferente e muito rico para todos os participantes.

Os alunos do 5º ano de escolaridade da Escola EB 2, 3 /S Pedro Ferreiro, com a orientação da professora Filomena David, quiseram juntar-se à Maratona das Cartas 2020 e escrever cartas e postais para algumas das pessoas que estão a ser apoiadas pela Amnistia Internacional.

O resultado foi muito positivo porque, para além de terem trabalhado a temática dos Direitos Humanos em sala de aula, os alunos puderam observar casos onde estes estão a ser violados e transportá-los para o seu quotidiano.

A professora Conceição Godinho também se juntou a este evento com a elaboração de algumas pinturas e desenhos com recurso a diferentes técnicas.

Esperamos que estas cartas, postais e pinturas transmitam algum conforto àqueles que as receberem.

Leia mais...

No dia 10 de dezembro, na Escola E, B 2, 3/S Pedro Ferreiro celebrou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos com o hastear da bandeira da Escola Amiga dos Direitos Humanos. Nesta cerimónia estiveram envolvidos os alunos dos 11ºA e 11ºB, do 7ºA e aqueles que colaboram com o projeto EADH.

Em sala de aula, vários docentes de todo o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere estão a trabalhar a temática dos Direitos Humanos e a apresentar aos seus alunos os casos da Maratona das Cartas 2020.

 

PROJECTO DE EDUCAÇÃO PARA A  SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL

ERASMUS+

Observ. Qualidade

Visitantes 

Temos 11 visitantes e Nenhum membro online

Visitantes

Hoje 126

Esta Semana 278

Total 185706

 

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top