Eco-Escolas Centro Escolar FZZ

Oiça os nossos meninos e cante com eles - clique para ver a letra

 

No Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, incluído nas tarefas do Projeto Eco- Escolas, construímos uma letra com quadras feitas pelas várias turmas do 1º ciclo e depois foram trabalhadas para se adaptarem à música que o Professor João Andrade nos arranjou. As turmas que têm música com o referido professor, ensaiaram este Hino e depois foi cantar e cantar para os outros alunos do Centro Escolar ouvirem. Como em todas as atividades deste Projeto Eco- Escolas, esta letra e música só nos vieram lembrar de que temos todos que ajudar o Ambiente, porque dependemos dele para vivermos.

Temos muito a agradecer a todos os participantes, principalmente ao Prof João Andrade.

Leia mais...

No Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, alguns alunos participaram no desafio Ecolápis, integrado no Programa Eco- Escolas. Ao trabalharmos a defesa do Ambiente, da Natureza, dos espaços que nos rodeiam, estamos sem dúvida, a construir um futuro que se deseja mais sustentável, mais saudável, mais equilibrado.

Baseados numa gravura real de Dornes, a turma FZ5 recriou a imagem com materiais da Natureza, folhas, caruma, pedrinhas, papel crepe, recortes de desenhos feitos pelos alunos e florinhas colhidas pelos alunos.

Outros alunos também pintaram desenhos, onde esconderam o Ecolápis em ponto pequenino.

Leia mais...

A Turma FZ5 com a sua professora, Maria João Simões, elaboraram frases relativas ao Meio Ambiente de acordo com o que vão aprendendo numa Eco- Escola. Desenharam e elaboraram um cartaz que vai a concurso no Projeto Eco- Escolas.

De uma forma divertida trabalharam-se conceitos e ideias muito sérios.

Depois de realizado, o trabalho ficou em exposição na entrada do Centro Escolar.

Leia mais...

Celebrou-se o Ambiente, não só nesta semana ou neste dia dedicado mundialmente ao tema, mas ao longo de todo o ano, até porque somos uma Eco- Escola, temos falado, temos trabalhado, temos pintado e temos aprendido que só preservando e cuidando podemos ter um mundo melhor.

Leia mais...

Numa Escola que se pretende com valores de respeito e valorização da Natureza, aprendemos todos os dias a cuidar do Planeta Terra, a viver em harmonia uns com os outros, respeitando-nos e respeitando o outro. Aprendemos a separar os resíduos, para poupar energia e ajudar o Ambiente.

 

No Dia Mundial da Terra, no dia 22 de abril, a turma FZ5 do C. Escolar de Ferreira do Zêzere, trabalhou o tema interligando vários textos já trabalhados durante este ano letivo, construindo uma consciência ambiental cada vez mais necessária, com os alunos a apropriar-se cada vez mais de uma cultura amiga do ambiente, como se pretende numa Eco- Escolas.

Leia mais...

No dia 22 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Terra, no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere.

Na turma FZ1 os alunos trabalharam com os Encarregados de Educação o tema de Cidadania, Educação Ambiental e apresentaram à turma os diversos trabalhos que aqui apresento.

Uma Escola Eco- Escolas onde aprender é fazer, só com esta consciência ambiental será possível evoluirmos no sentido de valorizar o nosso Planeta Terra.

Este ano, como vem sendo habitual, festejamos o Dia dos Namorados, no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere.

Como Escola inserida no Projeto Eco-Escolas, depois de lançado o Desafio “Declara-te ao Planeta”, a turma FZ2, do 1º ano de escolaridade, enviou alguns trabalhos com ilustração e uma quadra dedicada ao Planeta.

Estes trabalhos foram realizados com os Encarregados de Educação, no Ensino@Distância e foram submetidos a concurso, pela coordenadora do referido projeto, na Plataforma Eco-Escolas.

Estavam bem divertidos e apelam como se espera, para a consciencialização de que temos de proteger o ambiente, até porque não existe um Planeta B.

Leia mais...

 

Inserido no Projeto Eco escolas 2020/2021, o Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, concorreu ao Desafio proposto “Os enfeites são por nossa conta”.

Assim, utilizando embalagens da Tetra Pak e da Compal, com fios de lã e luzinhas construímos a árvore de Natal, que está à vossa disposição para verem no site do Eco escolas.

Leia mais...

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente - 5 de junho - foi proposto aos alunos que estão a frequentar o Centro de Acolhimento no CEFZ que desenhassem uma paisagem e de seguida a mesma paisagem mas depois de ter sofrido modificações provocadas por ações incorretas por parte de seres humanos.

Os nossos meninos fizeram trabalhos muito interessantes, estão de parabéns!

Leia mais...


 

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado a 16 de outubro em mais de 150 países. O Centro Escolar também comemorou este dia tão importante, com diferentes dinâmicas de grupo.

Ter uma alimentação saudável é uma preocupação de toda a equipa do Centro Escolar que aproveita a comemoração deste dia para promover aprendizagens de bons hábitos alimentares e sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância dos mesmos.

Conhecer novos alimentos, provar frutas de outono, preparar uma lancheira equilibrada e distinguir alimentos saudáveis de alimentos não saudáveis foram algumas das atividades realizadas, que proporcionaram às crianças do Centro Escolar experiências muito saborosas e divertidas!

Visando assinalar o Dia Mundial da Alimentação, o Centro Escolar de Ferreira do Zêzere foi palco, no dia 16 de outubro, de diversas iniciativas relacionadas com a alimentação.

As atividades promovidas pretenderam informar e alertar para o impacto das opções alimentares de cada um e promover uma alimentação saudável e sustentável ao longo da vida.

Um agradecimento à Associação de Pais que ofereceu MELÂNCIAS para todas as salas do Centro Escolar e aos Encarregados de Educação pelo envio de frutas variadas para a confecção das deliciosas espetadas de fruta.

Obrigada pela bonita iniciativa!

 

 

Sementes de pinheiros, alguns rebentos de castanheiros e outras espécies autóctones, ou seja árvores características da região, são a esperança plantada em pacotes de leite, pela mão dos alunos do 1º ciclo do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere na passada sexta-feira, dia 4 de outubro. Este será um pequeno contributo à resposta que temos que dar para fazer regressar o verde ao concelho, fustigado pelos incêndios.

Os alunos do quarto ano (FZ8), passaram pelas várias salas, com um balde de terra e sementinhas, para apoiar os coleguinhas mais novos a plantar o futuro.

Primeiro pegas no pacote de leite, pões um bocadinho de terra, abres um buraco na própria terra com o dedo, depois pegas na semente com cuidado e pões dentro do buraco, assim”- ensinaram os alunos mais velhos. “Com as mãos aconchegas a terra, calcas um bocadinho e regas, sem inundar a terra. Só voltas a colocar água daqui uma semana.”

 Um momento simbólico com sinais de esperança para o futuro.

Leia mais...

No Centro Escolar de Ferreira de Zêzere o Pré Escolar comemorou o Dia Mundial do Leite com atividades muito bonitas e pedagógicas.

A distribuição diária e gratuita de leite nas escolas existe como um contributo positivo ao estado nutricional da criança. Promove hábitos alimentares saudáveis, ajuda a cumprir as recomendações nutricionais e combate a malnutrição.

Em idade escolar, bons hábitos alimentares e boa nutrição são fatores fundamentais para preparar as crianças para a aprendizagem e a manter o vigor e a energia necessária a todas as atividades.

Visitantes 

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online

 

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top