Eco-Escolas Centro Escolar Areias

No passado dia 1 de julho, os alunos da turma AR3, do Centro Escolar de Areias, realizaram uma Visita de Estudo ao Centro de Ciência Viva do Alviela. Além de visitarem as salas daquele centro, visionarem vídeos em 3D sobre a Nascente do Rio Alviela, andaram num simulador da Viagem à Nascente do Alviela, foram à sala dos morcegos…

Logo à chegada, realizaram uma experiência com a água do rio Alviela, que tem características especiais devido às suas águas calcárias. Puderam observar os seres vivos minúsculos que se encontram naquelas águas, caracóis, camarões de água doce, libelinhas, entre outros que identificaram com a ajuda de um cartaz cedido pela Bióloga que os acompanhou e explicou de forma muito clara e simpática todos os procedimentos… E, ainda vimos peixes no rio! Foi uma visita muito interessante!...

Compraram lembranças na lojinha… No final fizeram um piquenique junto à Praia Fluvial e andaram um pouquinho no parque.

De regresso à escola, o cansaço fez-se sentir e, houve quem dormisse uma sesta no autocarro…

 Mais um momento de aprendizagem diferente!... Gostamos muito!...

Este semestre, a turma do Jardim Infância sala 2, do Centro Escolar de Areias, desenvolveu o projeto “A nossa Horta”. Iniciou no mês de abril, em articulação com as famílias, que participaram ativamente desde o primeiro instante. Ofereceram os pneus, a terra e as sementes que as crianças foram trazendo... 

Leia mais...

No âmbito da atividade do PAA “O Ciclo do Mel”, os alunos do JI do Centro Escolar de Areias realizaram vários trabalhos…Descobrimos algumas curiosidades sobre as abelhas…

 

Leia mais...

O Eco Código corresponde ao 7º passo da metodologia do programa do Eco Escolas. Consiste num conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente, tanto na escola, como em casa.

Leia mais...

Ao longo do segundo semestre realizamos mais um desafio do Eco-Escolas, no CEA “As árvores da minha escola”, cujo objetivo principal é estimular a realização de atividades ao ar livre, no recinto escolar, tendo como inspiração a floresta.

Para iniciar este desafio, recebemos a visita do Senhor Vasco, Engenheiro Florestal da Autarquia, para nos dar a conhecer as características das árvores que se encontram no exterior da nossa escola. Foi muito interessante!

Fizemos vários trabalhos alusivos ao tema: pesquisas, desenhos, recortes, colagens... Elaborámos uma ficha de identificação para cada espécie arbórea para submeter na Plataforma do Eco Escolas, com a ajuda da professora Alice e no final, expusemos no Placard da escola. Ficámos a saber que no recinto exterior existem palmeiras, pinheiros, medronheiros, oliveiras, plátanos bastardos e Amargoseiras; a sua origem, o tipo de folha, o fruto... Aprendemos muito com esta atividade!

Leia mais...

As turmas do JI2 e AR3 do Centro Escolar de Areias participaram no desafio “Constrói o teu Ecoponto Amarelo e RECICLA”, do Eco Escolas, no âmbito de uma parceria com a Tetrapak e a Compal.

Utilizando preferencialmente materiais reciclados, foram construídos três Ecopontos Amarelos que se encontram em exposição na escola, submetidos a concurso na Plataforma da ABAE e, posteriormente serão utilizados para reciclar as embalagens na nossa escola. Os alunos da turma AR3, escreveram frases alusivas à temática que foram coladas nos Ecopontos, de forma a servir de motivação para a separação dos resíduos. Desta forma, pretende-se apelar ao correto encaminhamento e separação de embalagens e promover a Educação Ambiental para a Sustentabilidade do nosso Planeta.

Leia mais...

Este desafio, foi realizado no âmbito do tema da Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Planeta, promovido pela ABAE e a Faber-Castell. Com o intuito de promover conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o impacto produzido pela compra, utilização e desperdício dos produtos que adquirimos e, ao mesmo tempo, a elaboração de trabalhos originais e criativos com a aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura.

Surgiram três trabalhos espetaculares realizados pela turma AR3 e pelas turmas do JI!

Posteriormente, foram submetidos na plataforma Eco escolas, para concurso e, estão expostos no placard da escola.

Já agora, desafiamos-te a descobrir: “Onde está o Eco lápis?”

Leia mais...

No âmbito de um Projeto de parceria e interdisciplinaridade da disciplina de Inglês com a AEC de Eco-English, os alunos do 3º e 4º ano do Centro Escolar de Areias realizaram uma maquete de uma cidade, intitulada “Areias Town”.

O trabalho decorreu ao longo das aulas das disciplinas com o contributo e empenho de todos.

Welcome to Areias Town!”

Leia mais...

Apesar de estarmos em confinamento, os meninos do JI do Centro Escolar de Areias, continuam a fazer trabalhitos engraçados! Partilhamos aqui alguns, realizados no E@D com a ajuda dos Encarregados de Educação e, com o tema “Reciclagem”. Aprende-se fazendo…

Ficaram muito engraçados, os ecopontos!...

No Centro Escolar de Areias também se comemorou o dia Dia Mundial da Alimentação que se celebra a 16 de outubro.

Para assinalar esta data, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo fizeram trabalhos muito giros!…

Trabalhos realizados pelo Pré-escolar

 

Leia mais...

No dia 9 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Ovo e porque Ferreira do Zêzere é a “Capital do Ovo”, no Centro Escolar de Areias, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo fizeram alguns trabalhos para assinalar esta data. Ficaram engraçadíssimos!... A professora Alice fez algumas pesquisas e partilhou atividades alusivas ao tema.

 

Leia mais...

Aqui ficam os trabalhos realizados pelos alunos e suas famílias, do Centro Escolar de Areias, no âmbito do desafio lançado pelo Programa Eco Escolas, para comemorar o Dia de São Valentim/Dia dos Namorados, que se comemorou no passado dia 14 de fevereiro. 

Este desafio convidava a celebrar este dia de forma diferente, fazendo uma declaração de amor ao nosso Planeta e, ao mesmo tempo, promover a sensibilização de todos para a importância de cuidar, amar, elogiar, proteger o Planeta Terra!...

Obrigada aos participantes!...

Leia mais...

Concorremos ao Desafio “Este Natal, os enfeites estão por tua conta” do Projeto Eco escolas com a elaboração de bolas/círculos grandes e estrelas decoradas com embalagens vazias da Compal e da Tetra Pak. Cada turma deu o seu contributo e resultaram enfeites bem bonitos!... Com eles decoramos uma parede envidraçada, do corredor da nossa escola. Ficou muito gira!… Feliz Natal para todos!... 

Saber comer bem é saber viver

No dia 16 de outubro realizámos diversas atividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação. Adoramos fazer espetadas de frutas, desenhos, pinturas e recortes de alimentos para completar a Roda dos Alimentos. Na Biblioteca observamos uma Roda gigante e ficamos a saber que é preciso realizarmos refeições equilibradas e diversificadas, assim como beber água com frequência.

Visitantes 

Temos 16 visitantes e Nenhum membro online

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top