RESULTADOS DOS EXAMES

DESTAQUES POSITIVOS NOS EXAMES NACIONAIS E METAS ATINGIDAS EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
O Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere divulgou hoje os resultados da Avaliação Externa dos Alunos referentes às Provas Finais de Ciclo (9º ano) e aos Exames Nacionais (11º e 12º anos) de 2025.
Os dados indicam um desempenho notável, com as médias do Agrupamento a superarem ou a igualarem as médias nacionais em diversas disciplinas, demonstrando o sucesso das estratégias pedagógicas implementadas.
Nas Provas Finais de Ciclo de 2025 (9.º ano), que avaliaram 51 alunos em Português e Matemática, o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere alcançou as metas estabelecidas no Projeto Educativo. Nas duas diciplinas, as médias das classificações das provas apresentam diferenças mínimas em relação às médias nacionais (-0,1% em Português e 0,8% a Matemática).
A análise geral dos resultados das Provas Finais de Ciclo revela que a média das classificações nas provas, embora seja inferior à média da avaliação interna em ambas as disciplinas (com diferenciais pouco significativos) é praticamente igual ou superior às médias nacionais, indicando que as metas do Projeto Educativo foram atingidas.
Nos Exames Nacionais de 2025 (11.º e 12.º anos), o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere apresentou um panorama variado, mas com vários resultados positivos em comparação com a média nacional. Em seis das oito disciplinas com alunos internos a realizarem exames nacionais, a média do Agrupamento foi superior à média Nacional (Português, Matemática A, Geografia A, MACS, Biologia e Geologia e Filosofia).
Destacam-se as disciplinas de Geografia A e MACS em que os resultados dos exames superaram a média nacional em mais de 2 valores (escala de 0 a 20 valores).
À semelhança das provas finais de ciclo, a análise geral dos resultados dos Exames Nacionais revela que a média da avaliação externa, embora seja inferior à média das classificações internas, é superior às médias nacionais, em 75% das disciplinas, indicando que as metas do Projeto Educativo foram parcialmente atingidas.
O Observatório de Qualidade do Agrupamento destaca que “os resultados obtidos refletem o empenho dos alunos, professores e restante comunidade educativa”.
Apesar de alguns desafios, o Agrupamento demonstra consistência e capacidade de resposta às exigências do sistema educativo.
Observatório de Qualidade do Agrupamento
Formação 2.0: A Imagem com Recurso à Inteligência Artificial na Biblioteca Escolar

Esta Formação 2.0 teve como principal objetivo explorar o potencial da inteligência artificial (IA) na criação e utilização de imagens em contexto educativo, com especial enfoque nas práticas da biblioteca escolar. A sessão proporcionou uma abordagem prática e reflexiva sobre como as ferramentas de IA podem ser integradas no quotidiano da BE para enriquecer projetos, dinamizar atividades e promover a literacia digital e visual junto dos alunos.
Durante a formação, os participantes tiveram oportunidade de conhecer e experimentar plataformas de geração de imagem por IA e discutir estratégias para aplicar estas tecnologias de forma criativa e pedagógica. Foram também apresentados exemplos de boas práticas e sugestões de atividades que podem ser implementadas em diferentes níveis de ensino.
A iniciativa revelou-se um momento de grande partilha e aprendizagem colaborativa, reforçando o papel da biblioteca escolar como espaço de inovação, experimentação e desenvolvimento de competências digitais.
Alguns dos trabalhos realizados:
Com esta formação, a equipa da BE do Agrupamento de Ferreira do Zêzere dá mais um passo na construção de uma biblioteca do futuro — mais interativa, mais criativa e mais próxima das linguagens e ferramentas do século XXI.
Visita de Aprendizagem em Contexto da Biblioteca Escolar

A manhã começou com a visita à Casa-Museu Miguel Torga, onde foi possível mergulhar no universo pessoal e literário de um dos maiores escritores portugueses do século XX.
O espaço, preservado com grande cuidado, permitiu-nos conhecer não só a vida e obra de Miguel Torga, mas também o ambiente íntimo onde o autor viveu e escreveu, proporcionando uma experiência profundamente inspiradora.
De seguida, dirigimo-nos à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, um dos mais emblemáticos centros de conhecimento do país. Tivemos a oportunidade de explorar os meandros do seu funcionamento, desde a organização do acervo até aos bastidores do trabalho técnico e académico que ali se desenvolve diariamente.
A visita revelou a importância histórica e contemporânea desta instituição no apoio à investigação e à preservação do saber.

Esta experiência foi não só uma oportunidade de aprendizagem, mas também um momento de partilha e descoberta, reforçando a ligação entre o conhecimento académico, a literatura e o património cultural.
CAMPEÕES DO PASSAPORTE DA LEITURA 2025
A Biblioteca Escolar dá os PARABÉNS aos leitores do 1º ao 4º ano de escolaridade, pelo excelente desempenho na atividade “Passaporte da Leitura”.
CENTRO ESCOLAR DE AREIAS
- 1º Lugar: Natália de Clercq- AR1
- 2º Lugar: Maria Vitória Gouveia- AR2
- 3º Lugar. Maria Margarida Peres- AR3
- Turma com mais viagens literárias: AR2
CENTRO ESCOLAR DE FERREIRA DO ZÊZERE
1º e 2º anos de escolaridade
- 1º Lugar: Gabriel Emídio – FZ1
- 2º Lugar: Eliana Filipa Nunes Vicente – FZ3 e Inês Filipa Melo da Silva - FZ3
- 3º Lugar: Dinis Antunes Pimentel – FZ1
3º e 4º anos de escolaridade
- 1º Lugar: Safira Carlos Prengel – FZ8
- 2º Lugar: Marta Oliveira Henriques – FZ8
- 3º Lugar: Leonor Vicente Antunes – FZ6
- Turma com mais viagens literárias: FZ3
A todos eles foi entregue um certificado e prémio pelo gosto e motivação para a leitura!
CONTINUAÇÃO DE BOAS LEITURAS!
Aviso - Entrega de Portáteis dos Alunos

- 30 de junho ( 2.ª feira)
- 2 de julho ( 4.ª feira)
- 4 de julho (6.ª feira)
A entrega dos portáteis, dos alunos do 9.º ano, far-se-á após a realização de exames, assim:
a) os alunos que sejam aprovados na 1.ª fase, deverão entregar até 18 de julho (mesmo horário).
b) os alunos que ficarem aprovados na 2.ª fase, deverão entregar a 6 de agosto (mesmo horário).
O Ensino Articulado em Ferreira do Zêzere

No ano letivo de 2023/24, com a excelente boa vontade da Associação Filarmónica Gualdim Pais, de Tomar, oito alunos frequentaram o Ensino Articulado de Música e Dança.
Em 2024/25, passámos de oito para vinte e nove alunos e, para o ano letivo de 2025/26, já temos cinquenta e quatro alunos interessados. Devido a esta grande adesão, o transporte cedido pela Autarquia tornou-se um enorme desafio. No entanto, o Sr. Presidente Bruno Gomes empenhou-se em desenvolver diligências e, felizmente, já é uma realidade: irá funcionar em Ferreira do Zêzere.

Cumpre-me AGRADECER, publicamente, à Associação Filarmónica Gualdim Pais, na pessoa da Prof.ª Paula Lança, pela empatia e solidariedade demonstradas para com este Agrupamento, ao permitir a formação artística dos nossos alunos durante dois anos letivos, sem qualquer contrapartida. As palavras não conseguem expressar o quanto estou grata, em nome dos alunos, à Filarmónica Gualdim Pais.
O Ensino Articulado está, oficialmente, entregue ao Diretor Pedagógico Márcio Cabral, nas áreas de Música e Dança, a funcionar no Centro Cultural Alfredo Keil.
O Ensino Articulado é uma forma de frequentar o ensino da Arte num contexto curricular académico. Assim, os alunos que frequentam o ensino escolar, a partir do 5.º ano, podem também frequentar a Academia Artística do Zêzere, em articulação entre si, de forma a organizar adequadamente as disciplinas e a carga horária.
Todas as crianças que sintam aptidão ou gosto por estas áreas artísticas podem, ao ingressar no 5.º ano, optar por se matricular no Ensino Articulado. Posteriormente, o estudante poderá realizar testes de aptidão que o ajudarão a fazer as melhores escolhas artísticas.
A Diretora
Lina Serra
Devolução de Manuais Escolares — Ano Letivo 2024/2025

- 10h00 - 13h00
- 14h30 - 16h30
A devolução deverá ser efetuada por um adulto responsável, e os manuais têm de respeitar os seguintes critérios de conservação:
Estar completamente apagados;
Não apresentar folhas em falta;
Ter a capa e contracapa em bom estado;
Sem qualquer identificação do aluno.
A devolução é obrigatória para os alunos do:
- 2.º ciclo
- 3.º ciclo
- Ensino Secundário
Atenção: A não devolução ou a entrega de manuais em mau estado de conservação (resultante de uso indevido) implicará o pagamento do valor de capa do manual.
Contamos com a colaboração de todos para assegurar o bom funcionamento deste processo e garantir a reutilização responsável dos recursos educativos.