Evento "Escolas Amigas dos Direitos Humanos"
Dia da Família
O dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família, para o comemorar o Agrupamento de Escolas convidou os pais e/ou Encarregados de Educação a almoçarem com os seus filhos/educandos na cantina/refeitório escolar.
Muitos foram os que se puderam juntar aos seus educandos e a refeição decorreu com um ambiente familiar e muito feliz.
Acreditamos que de facto é nos pequenos gestos, que se operam as grandes mudanças…
Muito obrigada a todos os que permitiram que esta atividade fosse possível.
Workshop de "Participação Ativa"
No dia 04 de maio das 10h50m às 13h30m, no Auditório da Biblioteca, decorreu um workshop ministrado pela Amnistia Internacional sobre “Participação Ativa nas Escolas”.
Pretendia-se estimular nos alunos que já ocupam cargos de liderança a capacidade de levarem os seus colegas a serem proativos e a envolverem-se de forma positiva na vida da escola.
Participaram 18 alunos com diversos cargos, desde delegados e subdelegados até elementos da Associação de Estudantes dos dois ciclos de ensino.
Encontro Nacional de Estudantes EADH
Este é um projeto internacional de parceria entre a Amnistia Internacional e várias escolas, de 20 países espalhados pelas várias regiões do mundo, que pretende criar nas escolas, ambientes respeitadores dos Direitos Humanos em todas as áreas da vida escolar.
Semana dos Direitos Humanos
No âmbito da Comemoração do Dia dos Direitos Humanos a 10 de dezembro, os alunos do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos (EADH) de 2ªf dia 5 a 6ªf dia 9 desenvolveram atividades no sentido de lembrar à Comunidade Escolar alguns dos Direitos Fundamentais das pessoas.
STOP BULLYING
Stop Bullying em letras humanas "desenhadas" na mobilização do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos no dia 9 de maio.
Almoço do Dia da Família
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Família, assinalado a 15 de maio, realizou-se na 2ªfeira dia 16, na Cantina Escolar um almoço de pais e/ou Encarregados de Educação com os seus filhos/educandos.
Flores para as meninas do Burkina Faso
Os casamentos precoces no Burkina Faso foram um dos temas da Maratona de Cartas de 2015 que decorreu no nosso agrupamento. Nesta iniciativa apresentámos o caso de “Maria” (nome fictício) que tinha 13 anos quando o pai a obrigou a casar com um homem de 70 anos. Maria não é um caso único. No Burkina Faso, existem milhares de raparigas e adolescentes que são forçadas a casar precocemente.
Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos / Stop Bullying!
O projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos começou a ser implementado pela Amnistia Internacional Portugal no ano letivo de 2013/2014, em cinco escolas portuguesas, aumentando para seis escolas no ano letivo de 2014/2015. O projeto que pretende trazer os direitos humanos para dentro do espaço escolar é já implementado em mais de 90 países por todo o mundo.
Uma escola amiga dos direitos humanos promove, respeita e ensina para e através dos direitos humanos, criando oportunidades para a participação ativa de todos os atores da comunidade escolar. A Amnistia Internacional obteve um financiamento da Comissão Europeia para implementar o projeto “Stop Bullying! Uma abordagem baseada nos direitos humanos para combater a discriminação nas escolas” nas seis escolas com que tem vindo a trabalhar.
No passado dia 23 de Outubro no auditório da Escola Secundária Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira decooreu um Encontro Nacional de Estudantes das seis EADH, com a participação de 10 estudantes e 1 professor de cada uma das escolas envolvidas no mesmo. Com os seguintes objetivos:
a) Criar uma rede de estudantes das escolas envolvidas no projeto;
b) Adquirir novos conhecimentos sobre bullying e discriminação;
c) Desenvolver mecanismos de prevenção de bullying e discriminação nas escolas e nas comunidades locais.
Os nossos 10 estudantes representaram muito bem a escola e vêm cheios de ideias para aplicar e melhorar a forma como se está na Escola Pedro Ferreira!
Escolas Amigas dos Direitos Humanos
Encontra-se em anexo a "Análise do Questionário de Medição da Temperatura do Bullying nas Escolas - 2014-2015"
ERASMUS - PROSTEAM
IO3 - Portugal
Decorreu entre 23 e 27 de outubro de 2023, no IPT . Instituto Politécnico de Tomar (página oficial) e no Agrupamento Escolas Ferreira do Zêzere, o IO3 do Projeto Erasmus+ KA2 “Promoting and disseminating STEAM in primary school ”PROSTEAM".
“Learning, Teaching, Training Activities” e “Transnational Project Meetings”, foram os desafios/atividades promovidas neste encontro que juntam nove parceiros (Portugal ; Lituânia , Itália e Sérvia ), neste projeto Internacional, com o objetivo de melhorar o interesse e as competências dos alunos no STEAM (Science; Technology; Engineering; Arts; Mathematics).
Continuaremos empenhados no desenvolvimento e validação de diversas tarefas educativas, relacionados com o STEAM, a implementar nas escolas do 1⁰ ciclo.
Uma excelente semana de boas práticas letivas e científicas por parte dos nossos docentes.
Erasmus - Mobilidades Espanha e Itália
Devido à Pandemia Covid 19, ficaram por realizar as duas últimas mobilidades do Projeto Erasmus relativo ao biénio 2019/2020 – “Ethos of Europe – Acting for Integration”.
Na semana de 23 a 25 de março decorreu a mobilidade a Valência – Espanha, nesta os alunos participaram em vários workshops: “Painting the world”, “Racism and the Power Game” e "Make up a biography”.
Na primeira semana de maio decorreu a mobilidade a Nápoles – Itália, na qual os alunos participaram nos seguintes workshops: “Understanding Immigration”, “In immigrant’s shoes” e “Food Relations”.
Temos a certeza que esta experiência contribuiu muito para o desenvolvimento de novas aprendizagens e consolidação de valores como a tolerância, o respeito, a partilha, a solidariedade, entre outros.
Apesar destas mobilidades serem online os nossos alunos empenharam-se em todas as atividades e estão de Parabéns!
Dinamizadores do Projeto: Elsa Lágea, Aida Rodrigues e Bruno Paixão
ERASMUS+ - LITUÂNIA
Na madrugada do dia 11, lá estávamos nós, cheios de frio e sono, mas com muita vontade de “embarcar” nesta aventura: ir para a Lituânia.
Apesar da ansiedade, tínhamos a certeza que ia ser uma experiência divertida.
A viagem ia ser longa por isso aproveitámos para descansar durante a viagem. Antes de chegarmos à Lituânia fizemos escala na Finlândia onde aproveitámos para conhecer também este país.
Quando chegámos à Lituânia fomos ao encontro das famílias que nos iriam acolher durante uma semana.
ERASMUS + - Áustria - 31/03 a 07/04/2019
No âmbito do projeto Erasmus + “Ethos of Europe – Acting for Integration”, partimos no dia 31 de março com destino a Viena, na Áustria. A vontade de ir era enorme, mas os nervos eram igualmente enormes, apesar de tudo a viagem correu bem!
Quando chegámos ao aeroporto de Viena fomos almoçar e logo depois fomos de comboio com destino a Voecklabruck, onde nos encontrámos com as famílias de acolhimento.
Erasmus + 5º dia (11.fev.2019)
O último dia de atividades começou no Centro Cultural com um Seminário intitulado "Desafios e Oportunidades para Migrantes e Refugiados", onde participaram Paula Marques da instituição SOGA (Sevir Outra Gente com Amor), Henrique Pinhel da Guiné Bissau e vários pais e Encrregados de Educação de alunos a frequentar o nosso Agrupamento, e que são ou foram migrantes (Roménia, Uruguai, Brasil, Inglaterra e Suiça).
Depois do almoço decorreu uma tarde cultural com a apresentação dos trabalhos elaborados nos Wokshops de dança e música e alguns momentos musicais por alunos do nosso agrupamento. Depois da entrega dos certificados de participação juntou-se todo o grupo e as famílias dos alunos portugueses na escola para o Jantar de encerramento.
O jantar foi animado por alunos do curso de Turismo Ambiental e Rural no âmbito da disciplina de Técnicas de Atendimento e Animação.
Foi uma semana extremamente rica para todos os envolvidos. Até à próxima mobilidade!
Fotos do 5º dia - clique para ver
Erasmus + 4º dia (10.fev.2019)
4º dia de atividades - domingo - o dia foi passado em Coimbra.
De manhã o grupo visitou a Universidade, a tarde foi livre no Fórum (Shopping) uma vez que a chuva não permitiu a visita ao Portugal dos Pequenitos.
Fotos do 4º dia - clique para ver
Erasmus + 3º dia (9.fev.2019)
No sábado - 3º dia de atividades - o dia começou junto à Associação de Águas Belas de onde partiram, com o apoio do município, para uma visita a Dornes e ao lago Azul.
No Lago Azul puderam observar a prática de Wakeboard.
De regresso a Águas Belas almoçaram na Associação e à tarde elaboraram um mural sobre o tema "being a migrant / refugee".
As famílias que assim o entenderam puderam ter a tarde livre para passear com os seus hóspedes, houve muitos passeios a Tomar e não só...
Fotos do 3º dia - clique para ver
Erasmus + - 2º dia (8.fev.2019)
Este 2º dia iniciou com um Workshop de Música com o apoio do professor Márcio Cabral da Academia de Música e um outro de Dança e Teatro com o apoio das professoras Shilá e Margarida.
Depois do almoço as escolas fizeram apresentações sobre a situação dos Refugiados e Migrantes nos seus países.
O dia na escola terminou com uma tarde de Jogos tradicionais portugueses.
Fotos do 2º dia - clique para ver
Erasmus + - 1º dia (7.fev.2019)
Recebemos ontem ao final da tarde os alunos e professores estrangeiros que vêm participar na 2ª mobilidade do Projeto de Erasmus + "Ethos of Europe – Acting for Integration".
São 21 alunos e 12 professores da Alemanha, Áustria, Espanha, Itália e Lituânia.
Os alunos passaram a noite nas casas dos seus colegas portugueses que os acolheram e vieram para a escola esta manhã às 8.50h onde assistiram a uma aula de alemão ou de inglês.
Logo de seguida a Diretora da escola, professora Isabel Saúde, deu as boas vindas a todos no auditório com umas breves palavras.
O dia prosseguiu com as Boas Vindas na Câmara Municipal, o almoço na escola e um Peddy-paper.
Esperamos que apreciem a visita!
Fotos do 1º dia - clique para ver
ALEMANHA – 24/11 A 01/12/2018
No âmbito do projeto Erasmus+ “Ethos of Europe - Acting for Integration”, partimos dia 24 de novembro com destino a Frankfurt (Alemanha), os nervos eram muitos, mas a viagem correu muito bem!!!
No primeiro dia fomos visitar os principais monumentos da cidade e, no final do dia, tivemos a oportunidade de saborear uma bela refeição alemã.
No dia seguinte, passado em Wiesbaden, uma pequena cidade perto de Frankfurt, podemos recordar alguns conhecimentos relacionados com a 2ª Guerra Mundial. Ansiosos, às 16h fomos ao encontro das nossas famílias de acolhimento.
No dia seguinte, começou a verdadeira aventura, na escola de Dieburg! Depois de uma palestra sobre “Refugiados”, fomos jogar bowling para quebrar o gelo. Voltámos para casa e aproveitámos para conhecer melhor os nossos "irmãos".
Todos os dias nos foram apresentadas experiências novas, e enriquecedoras.
Chegou ao fim a nossa viagem à Alemanha. Passou a correr, as saudades ainda hoje apertam. Foi uma semana incrível e inesquecível.
Tivemos a sorte de sermos muito bem recebidos. Seremos sempre gratos por esta oportunidade.
Foi uma semana cansativa, mas acima de tudo produtiva e divertida.
André Neves, Carolina Duarte, Inês Ferreira e Gabriel Alves
Dia mundial da água

Póster Eco-Código - EPF
No presente ano letivo, umas das iniciativas incluídas na comemoração do dia do Ambiente foi a elaboração do Póster Eco-Código.
Recolha de tampinhas para a Isa
Os alunos e a comunidade educativa da Escola EB2,3 Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere recolheram ao longo do presente ano letivo tampinhas para ajudar a Isa a melhorar a sua qualidade de vida e a continuar a sorrir. Fizeram um bom trabalho!
Alunos e Professores do 5º ano, Juntos pelo Ambiente
No dia 15 de junho, os alunos do 5.º ano viveram uma experiência didática diferente, que articulou conhecimentos das diversas áreas do saber, em particular os que se referem aos domínios das disciplinas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento.
Com efeito, os docentes organizaram atividades no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, as quais culminaram num DAC (Domínio de Articulação Curricular) que integrou jogos tradicionais no Parque das Merendas, seguidos de um piquenique, um momento musical com apelo à preservação da Natureza, pintura de cenários relacionados com o tema e um Peddy-Paper pela vila.
Dia Mundial do Ambiente
Integrado no Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, as turmas do 5º ano da Escola EB 2,3 Pedro Ferreiro, plantaram 3 árvores (magnólia, pereira e laranjeira) para assinalar esta data e embelezar o recinto escolar. É de salientar o ato solidário do aluno Bernardo Graça, do 7º C, que se disponibilizou para elaborar as placas em madeira com a identificação desta atividade.
Esta iniciativa faz parte do Domínio de Autonomia Curricular 3 e envolve as disciplinas de: Projeto, Ciências Naturais, Inglês, Educação Física, Matemática, História e Geografia de Portugal e Educação Musical e o Programa Eco-Escolas. No dia 15 de junho, os alunos realizarão um peddy papper pela vila de Ferreira do Zêzere, tendo como objetivo principal o respeito pelo ambiente de forma sustentável.
Construção do EcoPonto Amarelo - Compal
Os alunos do 8º ano, na disciplina de Ecologia e Sustentabilidade, ficaram sensibilizados para a importância da sustentabilidade e para a corresponsabilização individual e coletiva da preservação do Planeta Terra e, na disciplina de EVTIC, aprenderam algumas técnicas de desenho/esboço e a utilizar programas informáticos, como Sketchup, que lhes permitiram desenhar os seus Ecopontos.
O produto final apresentado, construção de ecopontos amarelos, foi realizado nas aulas de Ecologia e Sustentabilidade com materiais recolhidos na escola, nos espaços comerciais e em suas casas: embalagens da Compal, latas de tinta, caixas de cartão, tampinhas de garrafas, entre outros. Cada ecoponto tem ainda uma frase, elaborada pelos alunos, alusiva à correta separação e encaminhamento das embalagens.
Estes ecopontos encontram-se na escola em exposição para que os seus trabalhos possam ser admirados e motivem a população escolar a reciclar e a preocupar-se mais com o Planeta Terra.
Conferência Regional - Vamos cuidar do Planeta!
No dia 6 de maio entre as 14:30 e as 17:30, as representantes do projeto Vamos cuidar do Planeta!, da Escola EB 2,3 / S Pedro Ferreiro, estiveram reunidos com as escolas do Centro de Formação dos Templários.
Os dois grupos apresentaram os seus temas: resíduos sólidos urbanos (7º ano) e alimentação saudável / sustentável e escreveram uma carta de compromisso com o objetivo de manter vivo este projeto no futuro.
Dia Eco-Escolas
A Escola EB 2, 3 / S Pedro Ferreiro comemorou, no dia 28 de maio, o dia Eco-Escolas, aliando o Programa Eco-Escolas aos Projetos Escolas Amigas dos Direitos Humanos e Vamos cuidar do Planeta!.
Na escola foi hasteada a Bandeira Verde e realizaram-se atividades relacionadas com este programa: os alunos vestiram-se de verde e afixou-se o Eco-Código da Escola, que foi transformado em cartaz pela aluna Diana Ribeiro, do 11ºA.
“Árvores Extraordinárias”
Para comemorar o Dia Internacional das Florestas, dia 21 de março, a FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, propôs às escolas a participação no projeto: “Árvores Extraordinárias”.
Assim, os nossos alunos tinham de escolher uma árvore extraordinária de uma rua, um jardim, um quintal, um parque ou uma área de floresta perto de casa e explicar os motivos de ser extraordinária, por exemplo, a idade, a raridade, a beleza, entre outros.
Este projeto foi abraçado por todos os alunos das turmas de 7º e 8º anos, tendo dele resultado um DAC (Domínio de Autonomia Curricular).
Nas turmas de 8º ano participaram no DAC as disciplinas de Português, Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza, Ecologia e Sustentabilidade e EVTIC.
Nas turmas de 7º ano participaram no DAC as disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e TIC.
Como produto final desta atividade os alunos elaboraram um “postal digital” e partilharam-no, com pelo menos 10 colegas e amigos, através das redes sociais usando a hashtag #ArvoresExtraordinarias.
Seminário Nacional Eco-Escolas
As coordenadoras do programa Eco-Escolas assistiram, na passada quinta-feira, dia 18 de março, a uma sessão do Seminário Nacional Eco-Escolas, que decorreu online.
Este Encontro anual, destinado a professores coordenadores e técnicos de municípios parceiros, teve como objetivo incentivar a comunicação e a partilha de experiências entre todos os participantes, como também apoiar as escolas participantes no Programa a implementar os projetos e desafios 2020/2021.
"Por que devemos recolher as pilhas?"
Como todos sabemos as pilhas constituem um grave problema ambiental, pois são constituídas por metais pesados e tóxicos, como mercúrio, chumbo e cádmio.
Uma simples pilha é suficiente para contaminar uma área considerável de solos.
Assim, a professora Sara Diogo propôs aos seus alunos da turma A de 12º ano, na disciplina de Biologia, a realização de vídeos respondendo ao desafio proposto pela Geração Depositrão. Estes tiveram como finalidade alertar para os impactos no ambiente de uma pilha que não é encaminhada para a reciclagem, para a importância do encaminhamento correto deste resíduo e para a importância da economia circular.
Collage dos ODS – Desafio UHU
Os alunos do oitavo ano, nas aulas de Ecologia e Sustentabilidade (ECOSUST) e Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza (AEN) participaram no desafio lançado pelo Programa Eco-Escolas e pela UHU.
Os alunos ficaram sensibilizados para a importância da Sustentabilidade, para a corresponsabilização individual e coletiva da preservação do Planeta Terra e para a necessidade de resolução de problemas globais como a FOME.
Desafio Prio - Resíduos, Energia do Futuro
Os desafios PRIO surgem de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a PRIO, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular, recolha e aproveitamento de óleos alimentares usados e outros resíduos que permitem ser transformados em Biocombustíveis, aliados à mobilidade sustentável.
Este ano o desafio consistiu na criação de um vídeo de 1 minuto e 30 segundos a alertar para a importância da produção de combustíveis a partir dos resíduos. Aturma A do 12º ano da Escola Pedro Ferreiro aceitou participar neste desafio, que lhes foi proposto pela professora Sara Diogo, na disciplina de Biologia. Os alunos interessaram-se muito por esta temática, fizeram uma pesquisa sobre biocombustíveis e, em grupo, realizaram vídeos.
Estas iniciativas são muito importantes, pois está nas nossas mãos reduzir a produção de combustíveis que emitem gases com efeito de estufa, os principais responsáveis pelo aquecimento global.
Todos juntos podemos ajudar a preservar e recuperar o meio ambiente!
Onde está o Ecolápis?
O professor de Educação Visual, Fernando Ferreira, aceitou o desafio do Programa Eco-Escolas e deu-o a conhecer aos alunos das turmas A, B e C do 5º ano da Escola EB 2, 3/S Pedro Ferreiro, do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere.
Dessa forma foi abordado o assunto a fim de desenvolver os conhecimentos no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, não deixando de parte uma parte essencial que é a criatividade e posterior aplicação das técnicas já em parte aprendidas, do desenho e pintura. O tema já é bem conhecido de todos (mesmo entre os mais novos), quem não ouviu falar das Alterações climáticas, Aquecimento global, Efeito de estufa ou mesmo Desflorestação?
Para um melhor entendimento do pretendido com o desafio da Faber-Castell, foram apresentadas aos alunos uma diversidade de possíveis hipóteses, com imagens de ambientes onde predominasse a vegetação, fosse ela uma selva, um jardim ou mesmo um bosque.
Para tal fizemos alguns jogos onde tentámos ver quem era o primeiro a descobrir o muito famoso Wally, das ilustrações “Onde está o Wally?”, que se encontra sempre muito bem camuflado, esteja onde estiver!
Após essa fase foi apresentado o próprio Ecolápis e discutido entre o grupo turma, alguns truques para tentar percebermos de que forma se poderia camuflar e tornar a tarefa de o descobrir o mais complicada possível.
Iniciados os trabalhos ainda no ensino à distância, os mesmos foram concluídos já em regime presencial, onde foram reforçados os objetivos do desafio.
Projeto “Vamos cuidar do Planeta!” - Conferência escolar
No presente ano letivo, na Escola EB 2, 3/ S Pedro Ferreiro, está a ser implementado o projeto “Vamos cuidar do planeta”. Este projeto tem como principal objetivo reforçar a cultura democrática e a consciência cívica de jovens em idade escolar e envolve todos os alunos dos 7º e 8º anos, que estão a trabalhar os temas resíduos sólidos urbanos e alimentação saudável /sustentável, respetivamente.
A Minha Árvore Nativa - desafio 8º ano
O Programa Eco-Escolas em colaboração com a disciplina de Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza lançou o desafio “A Minha Árvore Nativa” aos alunos do 8º ano.
Este desafio, que consiste na ilustração de uma espécie nativa de Portugal, cativou os alunos que participaram nesta atividade com ilustrações de árvores como o castanheiro, o sobreiro, a oliveira, a laranjeira, o salgueiro-branco, o pinheiro-manso, entre outras.
Visita Virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa
Na manhã do dia 3 de março, os alunos do 7º ano da Escola Pedro Ferreiro realizaram uma visita de estudo virtual promovida pela ABAE ao Jardim Zoológico
Apesar da pandemia, tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada, onde nos responderam a diversas questões e nos explicaram como vivem alguns animais. Esta nossa primeira visita de estudo on-line guiada ao Jardim Zoológico deu-nos uma perspetiva diferente deste local e, como conseguimos ver e ouvir bem o que o guia disse, aprendemos muito.
No entanto, não foi possível dar um passeio no teleférico e também não tivemos tempo para ver todos os nossos animais preferidos. Ficamos a aguardar por melhores tempos e por uma visita presencial para cumprir estes nossos desejos.
Alunos do 7ºA
Workshop sobre Alimentação Saudável/Sustentável
No passado dia 22 de fevereiro a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental - promoveu um Workshop sobre Alimentação Saudável/Sustentável na turma A do 8º ano durante a aula de Cidadania e Desenvolvimento. Este Workshop foi uma atividade integrada no Projeto "Vamos Cuidar do Planeta"e teve como principal objetivo colocar os nossos alunos a refletir sobre os hábitos alimentares e como é que esses hábitos alimentares podem influenciar o ambiente.
Esta sessão foi posteriormente replicada ao longo da semana nas restantes turmas de 8º ano na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Workshop sobre “Reciclagem Criativa - Da Sustentabilidade à Economia Circular"
No passado dia 23 de fevereiro a Associação "Tempos Brilhantes" promoveu um Workshop sobre Reciclagem Criativa - Da Sustentabilidade à Economia Circular".
Neste Workshop, também integrado no Projeto "Vamos Cuidar do Planeta", os nossos alunos das turmas de 8º ano tiveram oportunidade de relembrar a política dos 7 R´s, bem como o conceito de Pegada Ecológica. Puderam ainda, mais uma vez, aprender/relembrar o que podem fazer para reduzir a pegada ecológica.
Ao longo do Workshop, que terminou com os alunos a construírem um saco de compras reutilizável utilizando apenas uma T shirt e uma tesoura, foi referida a importância da prática de uma Economia Circular.
Vamos Cuidar do Planeta!
Desde o passado mês de Dezembro, que as professoras Aida Rodrigues e Carla Gamboa se encontram a dinamizar nas turmas de 8º ano o Projeto "Vamos Cuidar do Planeta", promovido pela ASPEA, no âmbito das disciplinas que lecionam: Ecologia e Sustentabilidade, Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza, Cidadania e Desenvolvimento, Geografia e Ciências Naturais. No entanto, o objetivo é que todas as disciplinas participem no projeto. Também contam com a parceria do Programa EcoEscolas.
Este projeto pretende levar os alunos a refletirem sobre os problemas ambientais a nível global, mas principalmente a nível local e regional, lançando vários desafios aos alunos e propondo que os mesmos selecionem problemas locais e respetivas medidas de intervenção para que possam ser solucionados com o apoio das entidades locais e dos seus familiares.
Neste momento já foram desenvolvidas as seguintes atividades: Discussão/Debate - sobre os temas Ecologia, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Jogos didáticos; Técnica de Collage de um ODS; análise e discussão de pequenos vídeos e notícias,workshop alusivo ao tema Alimentação Saudável/Sustentável, promovido pela ASPEA e workshop sobre o tema “Reciclagem Criativa - Da Sustentabilidade à Economia Circular", promovido pela Associação "Tempos Brilhantes", onde também participaram as disciplinas de Português e de Música.
Declara-te ao Planeta
Mais um desafio#EcoEscolasFicaEmCasa.
Desta vez, e porque no passado dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim, popularmente conhecido como Dia dos Namorados, se celebrou o amor, o Programa Eco-Escolas propôs aos nossos alunos que imaginassem ter como sua cara-metade o Planeta Terra. Assim, a aluna Maria Vicente, da turma C do 8º ano, participou neste desafio fazendo um desenho e escrevendo uma quadra dedicados ao Planeta Terra. Partilhou ainda o seu trabalho através da rede social instagram, usando o hashtag #LoveEarth.
Aqui Há Vida! – Zonas Húmidas
No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemorou a 2 de fevereiro, o Programa Eco-Escolas convidou alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância destes ecossistemas.
Desta vez o desafio foi desenhar a biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas. Assim, algumas nas alunas do Clube Eco-Escolas colocaram mãos à obra e deram asas à sua imaginação fazendo desenhos que partilharam através das redes sociais (facebook, instagram), usando o hashtag #HáVidaNasZonasHúmidas.
“A Borboleta Solitária”
Festa de Natal do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere
O Natal é sinónimo de alegria, solidariedade e … traz consigo o espírito do amor que permite a cada um de nós promover momentos de paz e partilha. E como partilhar é um dos sentimentos mais importantes (que tanto gostamos de cultivar na nossa escola) a Festa de Natal do Pré Escolar do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere foi mais um desses momentos. Foi realizada no Centro Cultural, na tarde do último dia de aulas e teve como objetivo primordial promover o espírito natalício e o convívio entre toda a comunidade escolar.
Alunos preservam a natureza plantando árvores
Os resíduos têm nova vida na nossa escola
Na Escola EB 2, 3/ S Pedro Ferreiro, no dia 18 de janeiro de 2021, foram recolhidos os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e os Resíduos de Pilhas e Acumuladores que recolhemos nos últimos meses do ano passado.
As alunas do Clube Eco-Escolas e as coordenadoras deste Programa solicitam a toda a comunidade educativa que continue a reciclar e a ajudar-nos nesta campanha de recolha.
“Este Natal, os enfeites estão por tua conta”
A Escola EB 2, 3 /S Pedro Ferreiro participou no passatempo “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”.
Depois de ter sido pedida a colaboração da comunidade escolar, foram muitas as embalagens de Compal da Tetra Pak que chegaram à escola.
As alunas do Clube Eco-Escolas (8º ano) limparam as embalagens vazias e, posteriormente, estas foram aquecidas e espalmadas de forma a obter superfícies planas onde fosse possível elaborar figuras geométricas simples.
Nas disciplinas de Educação Visuale de Educação Tecnológica, do 5º ano,os alunos desenharam e elaboraram figuras tridimensionais (esferas).
Nas sessões do Clube Eco-Escolas, foram elaborados enfeites utilizando os moldes escolhidos pelas alunas.
A nossa árvore de Natal ecológica foi construída com paus e cordel por 3 alunos do 6º C e foi montada pelos 4 alunos da disciplina de Jardim Vivo.
Geração Depositrão vai continuar...
No dia 28 de setembro de 2020, a equipa “Eco-Partner” recolheu os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE – pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticose lâmpadas) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A – pilhas / acumuladores– Projeto Geração Depositrão) que recebemos na Escola Básica EB 2,3/S Pedro Ferreiro ao longo do ano letivo 2019/2020.
Poster Eco-Código
Com o intuito de criar e divulgar o Eco-Código da Escola EB2,3 Pedro Ferreiro, as coordenadoras do Programa Eco-Escolas inscreveram a escola no projeto Poster Eco-Código.
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi proposta a todos os alunos de 7º ano (4 turmas) da Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro a redação defrases com características de Eco-Código
Depois de lidas e analisadas as diversas frases construídas pelos alunos foram escolhidas, com a ajuda da professora de Cidadania e Desenvolvimento, das Coordenadoras do Programa Eco-Escolas e de alguns elementos da Direção da escola, as frases para fazerem parte do poster.
Em seguida, o professor de Educação Visual propôs aos seus alunos do 6º ano a realização de uma pintura com tintas aquosas, nas folhas de papel reciclado que tinham feito na escola com jornais e revistas, alusiva ao tema “Eco-Escola”. A pintura do aluno Bernardo Graça, do 6º B, foi selecionada para fazer parte do poster.
Por último, a professora de TIC propôs aos alunos do 9º ano a elaboração do poster digital com as frases previamente escolhidas. Uma aluna, Soraia Duarte, da turma B do 9º ano, voluntariou-se para construir o poster digital, obedecendo a todos os requisitos solicitados.
Deste trabalho de equipa nasceu o Poster Eco-Código que irá representar a nossa escola.
Semana do Ambiente ABAE
A 5 de Junho, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente e a Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro comemorou a Semana do Ambiente ABAE realizando as seguintes atividades:
- Challenge "ABAE 30 anos" - jogo quiz online acerca dos programas de educação ambiental para a sustentabilidade que a ABAE coordena em Portugal.
- “Se Eu Pudesse Mudar o Mundo" - realização de um vídeo comemorativo do Dia Mundial do Ambiente (duas turmas do 7º ano de Cidadania e Desenvolvimento). A aluna Joana Joaquim, do 7ºB, fez um vídeo que vale a pena ver e que partilhou nas redes sociais com as hashtags: #SemanadoAmbienteABAE | #VouMudaroMundo.
https://twitter.com/JoanaFi91558997/status/1268571389709225986?s=20
Como a nossa escola tem uma área verde extensa, as assistentes operacionais aproveitaram as folhas das árvores para as capoeiras das galinhas, demonstrando a sua consciência ecológica.
Sessões sobre resíduos da RESITEJO
Na Escola E B 2, 3 / S Pedro Ferreiro, nos dias 10 e 13 de janeiro, os alunos de diversas turmas da escola e alguns de encarregados de educação participaram nas diferentes sessões de esclarecimento sobre resíduos e sobre a RESITEJO que foram dinamizadas por esta Associação Intermunicipal a convite das coordenadas do programa Eco Escolas.
Nestas sessões sublinhou-se a importância de cumprir a política dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) e de consciencializar as pessoas para alterarem os seus comportamentos.