Em Portugal integram o projeto seis escolas: Escola Secundária Serafim Leite (S. João da Madeira), Secundária Gama de Barros (Cacém), Secundária Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), Secundária Rainha Santa Isabel (Estremoz) e EB2,3/S Pedro Ferreiro (Ferreira do Zêzere).

Neste 2º encontro em Ferreira do Zêzere dez alunos e um professor de cada uma das escolas trabalharam vários temas de Direitos Humanos preparando ações para desenvolver nas escolas e nas comunidades locais ao longo deste ano lectivo. Deu-se particular destaque à questão dos Refugiados, tema que foi enriquecido pela presença de um refugiado Sírio, Ahamad Omar que deu o seu testemunho pessoal.

Foi fantástico observar o empenho, o entusiamo, a criatividade e o sentido crítico destes jovens!

Este encontro só foi possível com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros 988, do CRIFZ, da Câmara Municipal de FZZ, da Direção do Agrupamento de Escolas e seus funcionários (EPF e Centro Escolar de FZZ), a quem agradecemos!

A expressão utilizada pela Ângela, uma aluna da Escola de Estremoz, ao referir-se a este projecto como um daqueles “projetos que ficam no coração”, resume bem a essência deste fim de semana.