No dia 19 de novembro, os alunos doa Cursos Técnicos de Desporto e de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere (10.ºC e 12.ºB anos), tiveram a possibilidade de participar na sessão conduzida pela judoca Telma Monteiro realizada no âmbito do Programa Desportistas no Palácio de Belém. Nesta “oportunidade única”, Telma Monteiro fez passar a mensagem de que “não há sonhos idiotas”, todos “podem ser o que quiserem, nada é absurdo”, colocando, contudo, a tónica em pilares como o trabalho (muito e árduo), a dedicação, a motivação, o foco, a priorização. Salientou a importância das contrariedades iniciais da sua carreira, o bairro social onde vivia e as poucas condições de treino do Clube onde iniciara a sua prática de Judo, referiu alguns dos obstáculos e lesões vividos, valorizou cada derrota sofrida para explicar a razão de não ter nunca desistido: o seu foco constante no presente, no alcançar de uma medalha Olímpica. A perseverança e a resiliência de Telma Monteiro foram salientadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao referir que para se manter “entre os melhores do mundo ininterruptamente" durante 15 anos, Telma Monteiro teve que se reinventar por diversas vezes contrariando tudo e todos.

No final da sessão os participantes foram convidados pelo Presidente da República a participar num lanche na varanda do Palácio de Belém, onde não faltou o característico Pastel de Belém.

O período da tarde foi dedicado à visita às instalações do Estádio da Luz e ao Museu Cosme Damião.

No Museu Cosme Damião, podemos visualizar as várias taças e troféus conquistados pelo Benfica mas, mais importante, verificamos que o museu apresentava um “corredor” dedicado à história mundial.

Os alunos do 10ºC e 12ºB