No 2.º período deu-se continuidade ao trabalho e os alunos visitaram o Centro de Ciência Viva do Alviela (DAC 2), aprendendo sobre a nascente do rio Alviela - a mais importante nascente cársica de Portugal - e testaram os conhecimentos transmitidos na aula de Ciências Naturais sobre a vida animal, nomeadamente as características dos morcegos que habitam naquela zona. Alertados para a necessidade urgente de mudança de hábitos com vista à preservação da vida na Terra, os alunos foram sensibilizados para as tragédias e problemas ambientais. Efetuaram pesquisas, divulgaram as suas conclusões à turma e, noutra articulação entre a disciplina de Português e Cidadania e Desenvolvimento, criaram poemas subordinados à temática em foco: o Ambiente.

Nesta última etapa (DAC 3), no dia 7 de junho, orientados pelo professor de Educação Física, em parceria com um guia da Câmara Municipal de Vila de Rei, alunos, pais e professores participaram num percurso pedestre desde a localidade de Pisão Fundeiro até à praia fluvial do Penedo Furado. Observaram as quedas de água a partir dos recentes passadiços e, chegados à praia fluvial, descansaram e socializaram durante um belo piquenique. Antecedendo a regata, todos foram incentivados à participação democrática fomentada nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento; todos votaram no Barco mais Ecológico e no Barco mais Criativo. Ganharam os barcos Cork’s boat e Shark, respetivamente. Na regata saíram vencedores os barcos Happy (1.º lugar, turma B), Shark (2.º lugar, turma B) e Boat of Portugal (3.º lugar, turma C). Seguiu-se a tão esperada regata com os barcos de esferovite elaborados na disciplina de Educação Visual e decorados posteriormente pelos alunos e pais; os barquinhos serviram de veículo às mensagens nos poemas criados para este efeito. Os nomes que lhes foram atribuídos foram escolhidos tendo em conta a atividade e o local da regata, e o vocabulário aprendido na disciplina de Inglês. O trabalho desta grande equipa deu os seus frutos e agradece-se, reconhecidamente, a todos os que participaram, e aos que tornaram possível esta agradável saída/atividade final: Alunos, Professores, Encarregados de Educação, Autarquia de F. Zêzere e Autarquia de Vila de Rei… muito obrigada pela vossa preciosa Colaboração!

A coordenadora da AFC de 5º ano: Prof. Mila Menezes