A Reconquista foi um confronto militar travado entre cristãos e muçulmanos entre os séculos XI a XIII, com muitos avanços e recuos de parte a parte. Tudo começa com a invasão da península ibérica (711) pelo general árabe Gamal-el-Tarik, que mais tarde vai dar o nome ao estreito por onde atravessou (Estreito de Gibraltar). Nesta contenda destacam- se os rios que constituíram uma fronteira natural e a construção de castelos. Estes situavam-se em sítios estratégicos de preferência no alto dos montes. À semelhança dde outos desafios lançados anteriormente, o novo desafio foi a CONSTRUÇÃO DE CASTELOS. Em articulação com as disciplinas de EV e ET, elaborou-se um esboço que seria um dos vários modelos a seguir. Os materiais também ficariam à escolha dos alunos ou grupos. A imaginação e a criatividade também. Novamente a surpresa agradável em constatar que o modelo cedido serviu apenas de pedra de lançamento para o projeto. Pela beleza, imaginação, espírito de equipa, chega-se à conclusão que havendo motivação e orientação tudo é possível. Os trabalhos estão expostos no átrio da Escola Sede e a comunidade escolar pôde apreciar e avaliar as potencialidades dos nossos alunos.

De salientar que os muçulmanos só foram expulsos definitivamente da península ibérica no ano1492, século XV (fim do reino de Granada). Dando razão ao conhecido Wilhelm Reich ao dizer “... apenas devem ter em mente o bem dos que lhes são confiados. Não devem defender quaisquer ideologias que contradigam a ciência médica ou a pedagogia.”