As turmas do 5.º ano da Escola Pedro Ferreiro visitaram o Carsoscópio, no Centro de Ciência viva do Alviela, no passado dia 21 de março.

Alunos e professores acompanhantes deslocaram-se de autocarro até Alcanena para conhecerem os hábitos e as características dos morcegos, no âmbito do estudo da diversidade dos animais, um dos temas em estudo na disciplina de Ciências Naturais e, também, para ficarem a saber como se formou o planeta e a região do Carso, assunto abordado em História e Geografia de Portugal.

Acompanhados por uma guia, fizeram um percurso pedestre de dois quilómetros, no qual viram os “Olhos d’ Água”, a nascente do Alviela, e a gruta que serve de maternidade aos morcegos de abril a setembro. Após o almoço no parque das merendas, viram um filme em 3D sobre a formação do planeta e a nascente do Alviela. Depois, foram à sala do simulador para uma viagem no tempo desde a Era dos dinossauros até aos nossos dias.

Por fim, visitaram o Quiroptário e, entre outras curiosidades, ficaram a saber que os morcegos comem metade do seu peso em insetos, por noite, e que têm sentimentos particulares enquanto hibernam, voam e dormem. Muitas outras descobertas são reveladas no Centro de Ciência Viva do Alviela, que aguarda a sua visita.

Alunos do 5.º ano