Aula Aberta, boas práticas em sala de aula e na escola, é um projeto desenvolvido, desde há 7 anos, pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Esta iniciativa propõe-se divulgar as melhores práticas educativas desenvolvidas pelas escolas portuguesas, identificando aquelas que comprovadamente levam a um incremento real no sucesso dos alunos traduzido pela melhoria dos seus resultados escolares.Este ano a Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro, a nossa escola, foi convidada a integrar esta iniciativa, por se ter destacado a nível nacional pelos resultados obtidos na disciplina de Matemática A, tendo como referência a progressão do desempenho dos nossos alunos no intervalo de tempo entre o 9º ano e o 12º ano de escolaridade (de 2015/16 a 2017/18).

Na sessão de apresentação do projeto, na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 16 de março, estiveram presentes, o professor José Carlos Davide, como representante da Diretora, e a professora Carla Rodrigues como Coordenadora do grupo de matemática do secundário.

Esta participação – foram convidadas 71 escolas nesta 3ª fase – traduz-se na partilha de informações sobre o ensino da matemática.

No Portal Aula Aberta, em regime aberto, podem encontrar-se testes, trabalhos de casa, fichas de trabalho, material didático e vídeos de aulas de escolas que já integraram o projeto em anos anteriores.

O objetivo do Aula Aberta é mostrar como decorrem as atividades educativas em Português e Matemática nas escolas participantes, para assim estimular um debate construtivo sobre boas práticas no ensino.

Por merecermos e querermos participar estamos de Parabéns!

Mª Isabel Saúde (Diretora)