No passado dia 27 de novembro, para celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), foi inaugurada na Biblioteca Escolar, durante a manhã, uma exposição sobre o Universo - Sistema Solar - com cartazes e livros, disponibilizados pela Biblioteca Escolar, relacionados com o tema, e outra, com trabalhos realizados pelos alunos de 7º ano, no âmbito da disciplina de Português, Físico Química, Ciências Naturais, Música e Cidadania e Desenvolvimento, sobre os “ Astros e Constelações”, sobre "Cientistas que contribuíram para a evolução do conhecimento sobre o Universo" e "Direitos Humanos".

Também na biblioteca, ainda durante a manhã, houve lugar a leitura expressiva de poemas realizados pelos alunos sobre as temáticas "Sonho", "Discriminação" e cartas de amor, adaptadas do poema de António Gedeão "Lágrima de preta" - como forma, também, de todos (alunos e professores do Conselho de Ano) contactarem com o trabalho que foi desenvolvido.

Da parte da tarde, realizou-se uma palestra no Centro Cultural, tendo por título “Química e Astronomia: água no sol e aminoácidos no espaço?" (3º ciclo) e, para o secundário, "Livros com Química: um olhar sobre a presença da química na literatura" (secundário), pelo Professor Sérgio Rodrigues (faculdade de Química da Universidade de Coimbra).

Durante o dia 4 de dezembro, haverá lugar à mostra do primeiro episódio da série Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo, a série americana de documentário científico que é uma continuação da série de 1980, Cosmos, que foi apresentada por Carl Sagan. O apresentador desta série é o físico Neil deGrasse Tyson.