Durante a semana de Leitura 2018, que se realizou entre 5 e 9 de março, realizou-se a tradicional visita de estudo. De manhã dirigimo-nos à FNAC de Coimbra onde os alunos monitores do clube dos Amigos das 3 Bibliotecas Escolares (Escola sede e Centros Escolares) foram comprar livros e DVD´s. A Fundação Maria Dias Ferreira apoiou esta iniciativa.

Durante a tarde, visitámos a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra onde tivemos o privilégio de conhecer a sala dos livros raros, que não está aberta ao público em geral. De seguida, fizemos uma visita guiada ao Paço das Escolas onde observamos o conjunto arquitetónico que alberga o núcleo histórico da Universidade de Coimbra. Este paço foi edificado ao longo de várias centenas de anos, tendo sido Paço Real desde o reinado de D. Afonso Henriques até ao século XVI. Devido à sua excecional importância cultural, foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e encontra-se inscrito na listagem de Património Mundial da UNESCO desde junho de 2013.

O momento mais esperado foi a visita à Biblioteca Joanina, onde nos foi explicado o porquê da sua construção, os detalhes relacionados, como a decoração e a sua simbologia e, de que forma esta se enquadrava na Universidade. No fim ficámos com mais conhecimento e uma maior compreensão deste património português.

Ainda deu tempo para visitar a Sala Grande dos Atos, a Sala do Exame Privado, a Sala das Armas e a belíssima Capela de São Miguel com o seu órgão de tubos.

Foi um dia bem passado e que nos deu imenso prazer.