O orçamento participativo das escolas é um reforço ao orçamento que o estado atribui aos estabelecimentos de ensino mediante a eleição de um projeto de melhoria proposto pelos alunos do 3º Ciclo e /ou Secundário.
A quantia a atribuir depende do número de alunos do 3º Ciclo e Secundário e, quando o número de alunos é inferior a 500, como é o caso da nossa escola, o reforço é de 500€.
O que se pretende ao atribuir à escola esta verba?
Pretende-se dar voz aos estudantes e resposta às suas necessidades e interesses. Pretende-se envolvê-los na vida da escola e incentivá-los a contribuírem para a solução de problemas e a melhoria do ambiente escolar.
Durante o mês de fevereiro os estudantes do 3º Ciclo e Secundário individualmente ou em grupo (nº máximo de 5) devem apresentar uma melhoria pretendida na escola que possa vir a beneficiar toda a comunidade escolar e seja exequível com 500€.
A proposta deve ser escrita num texto até 1000 palavras e ser apoiada por, no mínimo 17 alunos, identificados pelo nome, número de processo e assinatura.
Após divulgação e debate nas propostas, no dia 24 de março, Dia do Estudante, os alunos do 3º Ciclo e Secundário votam na proposta da sua preferência.
Até final do ano civil de 2017, a IDEIA deve CONCRETIZAR-SE.