
Esta atividade, integrada na cerimónia do hastear da bandeira das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, um projeto da Amnistia Internacional Portugal, com apoio da Direção-Geral da Educação, teve como principal objetivo despertar o espírito crítico dos alunos em matéria de direitos e deveres humanos no ambiente, que vai muito para além da floresta que nos envolve, “o ambiente não é só a floresta, mas todos nós”, assumindo-se como um sistema de interações entre a biosfera (natureza), a sociosfera (estrutura social) e a tecnosfera (inovação e tecnologia).
Foram abordados diversos desajustes ambientais e sociais, como o consumismo, o desperdício de recursos naturais, as desigualdades sociais e o uso excessivo da tecnologia. Exemplos concretos, como os cerca de 10 mil litros de água necessários para produzir umas calças de ganga e a falta de controlo parental nas ruas digitais, serviram para alertar para a urgência de mudar comportamentos e mentalidades.
A sessão apelou ainda à responsabilidade cívica e ao envolvimento ativo dos jovens, promovendo valores como a empatia, a literacia emocional, o pensamento crítico e a colaboração, competências-chave para a construção de sociedades mais equitativas, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A mensagem final deixou um claro apelo: “A liberdade, tal como a hera, precisa de apoio para crescer. O ser humano também precisa de limites, de consciência e de propósito. É com esforço e compromisso que se constroem ambientes mais humanos e equilibrados.”
Este evento reforçou o papel da escola enquanto espaço privilegiado de formação para a cidadania global e ativa, celebrando o compromisso da comunidade educativa com os direitos e deveres humanos e a sustentabilidade do(s) ambiente(s).
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