No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Biblioteca Escolar e o Departamento de C. Sociais e Humanas, através da Companhia de Teatro Educa, trouxe uma peça emocionante ao palco do Centro Cultural Alfredo Keil, no dia 15 de abril.

Nesta peça, intitulada “25 de Abril - História de uma Revolução”, os alunos do 6.º, 9.º e ens. secundário foram transportados para um momento crucial da história de Portugal: a Revolução dos Cravos, que ocorreu em 25 de abril de 1974.

A peça narra os eventos que levaram à queda do regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar. Sem derramamento de sangue e com a liderança de jovens oficiais das forças armadas, o país passou por uma transformação radical. O regime que vigorava desde 1933 cedeu à revolta, abrindo caminho para a democracia e liberdade. Além disso, a peça aborda o período do Marcelismo até a entrada em vigor da Constituição de 1976.

Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar esse momento histórico de forma envolvente e educativa, enriquecendo o seu conhecimento sobre a história do país, que, com toda a certeza, proporcionará, ainda, momentos de reflexão e conexão com os valores democráticos e de cidadania, aos seus professores.

Uma atividade apoiada pelo PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo.