As Janeiras” ou “Cantar as Janeiras” é uma tradição Portuguesa que consiste na reunião de grupos de músicos e cantores, que percorrendo as ruas, no início do ano, cantando de porta em porta, saúdam as pessoas com quem se cruzam, com votos de prosperidade para o ano que se inicia.

Em Espanha, o Dia de Reis é vivido com muita ilusão, especialmente pelas crianças. Dias antes, estas escrevem as suas cartas aos Reis, pedindo-lhes os tão desejados presentes. No dia 5 de janeiro, a Cabalgata de Reyes invade todas as localidades de Espanha. Os Reis são recebidos com muita alegria e entusiasmo. O dia 6 é um dia de família, que se carateriza pela abertura das tão esperadas prendas e por convívios à mesa com comida típica do dia. Não falta, por exemplo, o Roscón de Reyes.

Associando as duas tradições, os professores de Educação Musical e de Espanhol, divulgaram estas tradições, na manhã do dia 8 de janeiro, com um grupo de “reiseiros”, que integrou alunos desde o 2ºciclo ao secundário, professores e assistentes operacionais.

Foi possível ouvir as suas cantorias em português e espanhol, desejando um Bom Ano de 2024, na Escola sede do Agrupamento, no Mercado Municipal, em diversas ruas da vila, na Câmara Municipal, no Centro Escolar Luís Ribeiro Pereira e no Centro de Reabilitação e Integração, onde como já é tradição, fomos recebidos com um lanchinho onde não faltaram as tão saborosas filhoses.

Este ano, ainda tivemos uma surpresa das crianças do pré-escolar, que também nos presentearam com um cantar dos Reis.
Um Bom ano para todos!