"No ano letivo 2022/2023, partindo do tema "Ferreira do Zêzere da minha janela", os alunos das turmas A, B, C e D do 8.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, foram desafiados a mostrar os seus olhares sobre a terra onde vivem. Inspirados pela biodiversidade que os rodeia, criaram as suas próprias interpretações de fotografias que tiraram e elaboraram textos e/ou pesquisaram poemas que refletiam os seus sentimentos.
Este projeto, realizado no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, foi desenvolvido, ao longo do ano letivo, nas disciplinas de Ciências Naturais, Português e Educação Visual e permitiu não só desenvolver as competências específicas de cada disciplina,  como também competências transversais previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), nomeadamente, linguagens e textos, bem-estar, saúde e ambiente e sensibilidade estética e artística."