No passado dia 21 de abril de 2023, os alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, realizaram, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia, uma visita de estudo, a Leiria e a Pombal.
Em Leiria, puderam visitar a Valorlis e percecionar o destino dos resíduos domésticos, quando colocados no lixo comum ou nos ecopontos. Os alunos foram levados a refletir sobre os seus hábitos de reciclagem e compreenderam as vantagens e importância da mesma para o ambiente e a saúde.
A falcoaria é utilizada nesta empresa, para conseguir controlar e afastar do aterro sanitário, aves invasoras, e por isso, foi também possível explorar, com este exemplo, as relações bióticas existentes entre os seres vivos.
Já em Pombal, os alunos fizeram o percurso da Rota Pombalina, onde conheceram alguns edifícios emblemáticos da cidade e relacionados com a vida e obra do Marquês de Pombal; tiveram contacto com o seu espólio privado (livros, documentos assinados pelo próprio, mobiliário pessoal, etc.) e outras peças do século XVIII, que contextualizaram a época.
O dia chuvoso impossibilitou o almoço piquenique no parque do Açude, em Pombal, e em vez disso, alunos e professores, almoçaram no Leiria Shopping, uma condicionante que acabou por se tornar um momento divertido e de convívio e lazer para todos!
O balanço da atividade é bastante positivo, tendo sido atingidos todos os objetivos da mesma.