Tendo por base o TEMA: “Educação Ambiental – Revolução Industrial: impactes ambientais”, fomos visitar os seguintes locais:

- Castelo de Almourol, de modo a problematizar a sua localização geográfica (papel do recurso rio), interpretar a paisagem envolvente, contextualizar e justificar a construção de Almourol;

- Centro de Interpretação dos Templários e Almourol (CITA), para contextualizar o papel dos Templários na Região do Médio Tejo;

- Parque de Esculturas Contemporânea do Almourol, problematizando a sua localização geográfica (papel do recurso natural – rio Tejo); reconhecer/compreender recursos turísticos da região e formas de os potencializar e compreender a importância dos espaços verdes para o ambiente e para a saúde mental;

- O Museu Nacional Ferroviário (MNF), para compreender a relevância do caminho-de-ferro ao longo do Tempo e no Espaço e a evolução da utilização de diferentes fontes de energia atendendo às necessidades económicas e ambientais.

Além das aprendizagens adquiridas e/ou consolidadas destacamos a forma como fomos recebidos em todos os locais visitados e o bom ambiente entre alunos e professores ao longo de toda a visita.

Sem dúvida, a repetir!!!!

Agradecimentos:

- Luís Tomás (responsável pela visita guiada no Museu Ferroviário, sempre bem disposto e com a preocupação de nos responder a todas as nossas curiosidades com muita paciência!)

- CIMT – financiamento da visita de estudo através do PEDIME