Legislação aplicável

• Despacho normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, alterado pelo Despacho Normativo nº5/2020, de 21 de abril e pelo Despacho Normativo n.º 10-B/2021, de 14 de abril. Despacho nº 4209-A/2022, 11 de abril.

Prazos

• 1º ano do Pré-Escolar e 1º ano do 1º Ciclo – Portal das Matrículas de 19 abril a 16 de maio
  • Renovação de Matrícula Automática para o 2º e 3º anos do Pré-Escolar de 19 de abril a 16 de maio (Sem recurso ao Portal das Matrículas)
  • Renovação de Matrícula Automática para o 2º, 3º, 4º e 6º anos de 9 a 19 julho (Sem recurso ao Portal das Matrículas)
  • Renovação de Matrícula para o 5º e 7º Ano – Portal das Matrículas de 9 a 19 de julho
  • Renovação de Matrícula Automática para o 8º,9º e 11º anos – Portal das Matrículas 17 de junho a 1 de julho (Sem recurso ao Portal das Matrículas)
  • Renovação de Matrícula para o 10º e 12º - Portal das Matrículas de 17 de junho a 1 de julho

Informação

• Em caso de retenção, em qualquer ano de escolaridade as renovações de matrícula são automáticas (sem recurso ao Portal das Matrículas)
  • Deve recorrer ao Portal das Matrículas, na transição de ano, sempre que pretenda ou seja necessário:

- Mudança de Estabelecimento de Ensino;

- Mudança de curso ou Percurso Formativo;

- A escolha de disciplinas;

- Alteração de Encarregado de Educação

Zonas de Influência

• Centro Escolar de Areias: Freguesia de Areias e Pias

Freguesia do Beco

Freguesia de Chãos

Freguesia da Igreja Nova

• Centro Escolar de Ferreira do Zêzere:  Freguesia de Águas Belas

Freguesia de Ferreira do Zêzere

Freguesia de Nossa Senhora do Pranto

Links/Sites

• Link para Portal das Matrículas
  • Manual de utilizador do Portal das Matrículas (pdf) ver anexo em baixo
  • Respostas a Questões Frequentes – DGEstE 2021/2022 (pdf) ver anexo em baixo
  • Respostas a Questões Frequentes – DGEstE 2022/2023 (a publicar)

Pré-Escolar e 1º Ano do 1º Ciclo

Os Encarregados de Educação podem:

1ª opção:

1) Ir ao Portal das Matrículas e proceder de acordo com as indicações dadas.

(Informação/Aviso Pré-Escolar – pdf) ver anexo em baixo

(Informação/Aviso 1º Ano do 1º Ciclo –pdf) ver anexo em baixo

2) Imprimir e preencher os documentos:

• Transporte Escolar (pdf) ver anexo em baixo
  • Ação Social Escolar – Auxílios Económico(pdf) ver anexo em baixo
  • Processo de Matrícula (recolha de dados essenciais)(pdf) ver anexo em baixo
  • Termo Responsabilidade EMR (pdf) ver anexo em baixo

3) Obter a Declaração emitida pela Segurança Social ou pelo serviço processador, na qual conste o escalão de abono de família atribuído ao/à aluno/a., com data de 2022.

4) Anexar as 5 digitalizações dos documentos anteriores num mail e enviar para a secretaria do Agrupamento (  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

Nota: clique aqui para obter um documento de ajuda para obter o Comprovativo do nº de elementos do agregado familiar solicitado no Portal das Matrículas.

2ª opção – Telefonar para a Escola Sede do Agrupamento 249 360 010 (Geral – Pedir para ligar à Secretaria) ou 249 360 012 (Secretaria – direto) e solicitar a marcação de dia e hora para fazer a matrícula presencialmente com o apoio de um Assistente Técnico.

Se optar pela 1ª opção poderá solicitar apoio via telefone através do nº 927 992 624 ou 249 360 012 (falar preferencialmente com a Assistente Técnica Cátia Godinho).