Fruto de uma articulação com a disciplina de Português e a Biblioteca Escolar tivemos o prazer de receber a companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, de Alcobaça.

Esta companhia é uma estrutura profissional de criação em teatro de marionetas composta por autores, construtores e marionetistas que produzem originais e em português, com o objetivo de promover e divulgar o Teatro de Marionetas.​

A história que nos vieram contar, A farsa do Sapateiro, gira em torno de Gil Vicente que vai estrear a sua nova comédia nas festas do casamento de D. Isabel com Carlos V. A dias de estrear a sua nova obra, entra em desespero pois faltam os sapatos para os actores que seriam feitos pelo sapateiro real. Como este não aparece Gil Vicente resolve ir a sua casa ver o que se está a passar.

Em Torres Novas depois de ser chamado pelo rei para entregar sapatos novos para usar nas cortes, este ficou em casa a tentar acabar os sapatos encomendados por Gil Vicente, mas estava sempre a ser interrompido pelo cobrador de impostos que com medo que não chegasse o dinheiro para o dote da rainha, pedia sempre mais dinheiro...

Foi com muito interesse e muita atenção que os alunos do 9º ano tiveram, assim, um contacto com esta arte tão antiga, mas sempre cativante.

NOTA: Atividade financiada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo