Discurso da Presidente da CAP Isabel Saúde

Boa tarde
É mais uma vez com muito gosto que nos encontramos para partilhar a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito, Companheirismo e Solidariedade e Esforço e Dedicação relativos ao passado ano letivo. Contamos, como sempre com a Fundação Maria Dias Ferreira como promotora desta iniciativa.
Estamos aqui como cidadãos, comunidade educativa e como escola.
Sabemos que os nossos alunos realizam aprendizagens, que queremos ver traduzidas na formação de cidadãos e de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro da democracia, do respeito pela diversidade e da defesa dos Direitos Humanos.
São estes valores que definem as prioridades do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere. Relembrando 2 das 5 definidas:
- Promover o conhecimento
- Desenvolver a educação para os valores sociais e humanos
não podíamos encontrar ligação mais estreita à razão de estarmos hoje aqui.

Somos uma Escola Inclusiva?
“No quadro da equidade educativa, o sistema e as práticas educativas devem assegurar a gestão da diversidade, do que decorrem diferentes tipos de estratégias que permitam responder às necessidades educativas dos alunos. Deste modo a escola inclusiva pressupõe individualização e personalização para todos os indivíduos.”
Em súmula queremos implementar melhores aprendizagens para todos os alunos.
Queremos que os bons se superem, que os que têm dificuldades as ultrapassem, que os que têm incapacidades se sintam integrados e que tudo isto aconteça num ambiente de entreajuda, camaradagem e profissionalismo.
Queremos ser uma Escola Inclusiva com letra maiúscula.
Fica o compromisso com a construção de uma escola inclusiva, que é um desígnio nacional e um desafio para o qual estamos TODOS convocados.
A entrega destes prémios é um tijolo nessa construção, um passo nesse caminho que juntos estamos a percorrer porque sabemos para onde queremos ir.

A Presidente da CAP
Mª Isabel Saúde
28-01-2022

Prémio Esforço e Dedicação:

A Fundação Maria Dias Ferreira pretende com o Prémio esforço e Dedicação, premiar alunos que insistem na procura de resultados com grande perseverança, numa atitude de melhoria contínua. Pretende-se que as nossas crianças e jovens se sintam integrados no ambiente escolar e acreditem que, pese embora as mais variadas dificuldades, vale sempre a pena aprender e lutar.

Qualquer elemento da Comunidade Escolar pode, com fundamentação adequada, propor alunos para esta categoria, bem como para o de Companheirismo e solidariedade. Depois de analisadas todas as propostas e relativas fundamentações, é escolhido um aluno por ciclo de ensino.

Prémio Companheirismo e Solidariedade:

No meio de tantas exigências, muitas vezes é fácil os alunos seguirem trajetórias mais egocêntricas, baseadas na máxima satisfação dos seus interesses pessoais, desprezando os problemas e as necessidades daqueles que os rodeiam.

Conseguir elevados níveis de companheirismo e estar atento às necessidades dos outros, não só não é fácil como raramente é devidamente valorizado.

Neste enquadramento, a Fundação Maria Dias Ferreira tem premiado atitudes de companheirismo e de solidariedade manifestadas pelos alunos, na convicção de que estará a dar um contributo para que, desde os primeiros passos na Escola, as nossas crianças e jovens sintam que fazem parte de um projeto comum onde todos são importantes, têm o seu espaço e devem ser apoiados.

Prémios de Mérito:

O apoio aos jovens do Concelho de Ferreira do Zêzere continua a ser uma prioridade da Fundação Maria Dias Ferreira, incentivando o desempenho escolar nos seus diversos níveis, reconhecendo e premiando o mérito, em articulação com o Agrupamento de Escolas, para que desde os primeiros passos na Escola, as nossas crianças e jovens sintam que vale a pena aprender.

O Prémio de Mérito Escolar Fundação Maria Dias Ferreira destina-se a premiar os melhores alunos de cada ano de escolaridade, do 4º ao 12º, dos estabelecimentos de ensino do concelho de Ferreira do Zêzere e é atribuído de acordo com o seguinte:

No 1º Ciclo consideram-se os alunos de 4º ano com classificação máxima nas várias disciplinas que compõem o currículo. No 2º e 3º Ciclos consideram-se os alunos com nível 5 a todas as disciplinas ou nível 4 a uma das disciplinas e nível 5 às restantes. No Secundário consideram-se os alunos com média das classificações internas do 3º período igual ou superior a 17 valores.