O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), iniciativa da Direção-Geral da Educação, pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

Neste contexto, acompanha os educadores e professores, de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística – a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

Considerando as parcerias estabelecidas com agrupamentos de escolas, centros de formação de associação de escolas, instituições culturais e autarquias, o PEEA propõe um plano de iniciativas conjuntas e mutuamente enriquecedoras, no território nacional, para o desenvolvimento profissional e uma atitude docente mais autónoma, respondendo à necessidade de transformar e reajustar as práticas educativas na escola de hoje.

Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade. Esta rede de professores realiza ações sequenciadas que reconhecem a Arte como forma de conhecimento e valorizam as culturas locais e globais para a construção de uma marca de identidade.

Nesse sentido, recebemos a informação que já se encontra online o novo site do PEEA. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa. O endereço mantem-se em: