Um podcast escrito e produzido por estudantes das 10 Escolas Amigas dos Direitos Humanos da Amnistia Internacional Portugal.

Em cada episódio exploramos um tema de direitos humanos e lançamos convites de ativismo. Podes ouvir o podcast individualmente ou utiliza-lo para começar um debate na tua turma ou grupo de amigos.

Episódio 9 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira.

A ONU declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil como contributo para combater esta realidade que atingia 160 milhões de crianças em todo o mundo, em 2020. Neste episódio sabe mais sobre o trabalho infantil e as suas consequências e conhece as formas de proteger crianças e jovens a nível mundial.

Episódio 8 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Gama Barros, do Cacém, Sintra.

Neste episódio dedicado à liberdade e igualdade de todos os seres humanos, em especial, para as pessoas LGBTI, a Escola Secundária Gama Barros relembra o importante papel da comunidade educativa na promoção da igualdade e não-discriminação desta comunidade.

Episódio 7 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira.

O episódio reúne testemunhos dos alunos do Grupo de Teatro "Máscaras" da Escola Secundária de Paços de Ferreira, que refletem sobre a forma como o Teatro pode proteger a liberdade, incentivando ao uso da palavra e da representação como forma de defesa da liberdade de expressão, propagando-a, denunciando a sua violação e incentivando, através da autorreflexão, à ação.

Episódio 6 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.

Qual a razão do destaque sobre a grande falta do direito à habitação? Neste podcast exploramos porque é que este tema está na ordem do dia e como é que a situação atual está a impactar a vida das pessoas e a pôr em causa a garantia do direito à habitação.

Episódio 5 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher o Clube de Direitos Humanos da Escola Secundária Rainha Santa Isabel em Estremoz, evoca algumas mulheres que dedicaram a sua vida à luta pela igualdade de direitos.

Episódio 4 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz

A liberdade de expressão é um direito fundamental, inseparável de todos os outros direitos. Neste podcast ficas a saber como está protegida pela lei internacional, mas também como continua a ser ameaçada em muitos países do mundo. Apesar das ameaças à liberdade de expressão é importante estarmos conscientes do que podemos fazer, individual ou coletivamente para protegê-la.

Episódio 3 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere

A inclusão antes de ser uma política é sobretudo uma ação, e a tua ação pode fazer a diferença. A inclusão procura lidar com as diferenças e não excluir ninguém seja na escola, seja na sociedade. Tentamos saber junto de alguns dos nossos colegas estrangeiros se eles se sentiam incluídos na nossa escola. A nossa escola tem promovido algumas ações para a inclusão dos alunos e numa altura em que nos chegam cada vez mais alunos de outros países é muito importante termos este aspeto bem presente.

Episódio 2 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas do Fundão

Com certeza que já deste conta que no início do mês de dezembro multiplicam-se as atividades sobre direitos humanos. O que talvez não saibas é que estas comemorações estão relacionadas com o dia 10 de dezembro, pois esta data assinala a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas. Um marco histórico na proteção dos direitos humanos que consagra que todas as pessoas são iguais e têm os mesmos direitos. Descobre neste podcast algumas curiosidades sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em jeito de quiz, vais ficar a saber, entre outras coisas, como foi redigida, quem esteve envolvido e que países tiveram dúvidas na hora de votar.

Episódio 1 - Podcast escrito e interpretado por estudantes da  Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira)

A violência contra as mulheres é endémica. Uma em cada quatro mulheres já sofreu violência às mãos do seu parceiro. Em Portugal os últimos números dão conta de 7631 queixas às autoridades de violência doméstica e 9 vítimas mortais. O combate à violência contra as mulheres só pode ser feito com um esforço concertado entre governos, comunidades e pessoas e todas e todos nós temos um papel na promoção dos direitos das mulheres.