Sementes de pinheiros, alguns rebentos de castanheiros e outras espécies autóctones, ou seja árvores características da região, são a esperança plantada em pacotes de leite, pela mão dos alunos do 1º ciclo do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere na passada sexta-feira, dia 4 de outubro. Este será um pequeno contributo à resposta que temos que dar para fazer regressar o verde ao concelho, fustigado pelos incêndios.

Os alunos do quarto ano (FZ8), passaram pelas várias salas, com um balde de terra e sementinhas, para apoiar os coleguinhas mais novos a plantar o futuro.

Primeiro pegas no pacote de leite, pões um bocadinho de terra, abres um buraco na própria terra com o dedo, depois pegas na semente com cuidado e pões dentro do buraco, assim”- ensinaram os alunos mais velhos. “Com as mãos aconchegas a terra, calcas um bocadinho e regas, sem inundar a terra. Só voltas a colocar água daqui uma semana.”

Um momento simbólico com sinais de esperança para o futuro.