MÊS DE AGOSTO
Profissionais da Educação,
que ao longo deste mês, que está quase a meio, consigamos renovar a energia e o entusiasmo, tão necessário no dia-a-dia do nosso ano escolar.
Boas Férias para tod@s
Aqui fica o nosso início....

Confraternização de Final de Ano Letivo – Quinta das Valadas

Que a união e o espírito de equipa que vivemos este ano se fortaleçam ainda mais no próximo!
Com carinho,
Lina Serra
ALERTA _ MUITO IMPORTANTE

Anexos necessários abaixo:
RESULTADOS DOS EXAMES

DESTAQUES POSITIVOS NOS EXAMES NACIONAIS E METAS ATINGIDAS EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
O Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere divulgou hoje os resultados da Avaliação Externa dos Alunos referentes às Provas Finais de Ciclo (9º ano) e aos Exames Nacionais (11º e 12º anos) de 2025.
Os dados indicam um desempenho notável, com as médias do Agrupamento a superarem ou a igualarem as médias nacionais em diversas disciplinas, demonstrando o sucesso das estratégias pedagógicas implementadas.
Nas Provas Finais de Ciclo de 2025 (9.º ano), que avaliaram 51 alunos em Português e Matemática, o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere alcançou as metas estabelecidas no Projeto Educativo. Nas duas diciplinas, as médias das classificações das provas apresentam diferenças mínimas em relação às médias nacionais (-0,1% em Português e 0,8% a Matemática).
A análise geral dos resultados das Provas Finais de Ciclo revela que a média das classificações nas provas, embora seja inferior à média da avaliação interna em ambas as disciplinas (com diferenciais pouco significativos) é praticamente igual ou superior às médias nacionais, indicando que as metas do Projeto Educativo foram atingidas.
Nos Exames Nacionais de 2025 (11.º e 12.º anos), o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere apresentou um panorama variado, mas com vários resultados positivos em comparação com a média nacional. Em seis das oito disciplinas com alunos internos a realizarem exames nacionais, a média do Agrupamento foi superior à média Nacional (Português, Matemática A, Geografia A, MACS, Biologia e Geologia e Filosofia).
Destacam-se as disciplinas de Geografia A e MACS em que os resultados dos exames superaram a média nacional em mais de 2 valores (escala de 0 a 20 valores).
À semelhança das provas finais de ciclo, a análise geral dos resultados dos Exames Nacionais revela que a média da avaliação externa, embora seja inferior à média das classificações internas, é superior às médias nacionais, em 75% das disciplinas, indicando que as metas do Projeto Educativo foram parcialmente atingidas.
O Observatório de Qualidade do Agrupamento destaca que “os resultados obtidos refletem o empenho dos alunos, professores e restante comunidade educativa”.
Apesar de alguns desafios, o Agrupamento demonstra consistência e capacidade de resposta às exigências do sistema educativo.
Observatório de Qualidade do Agrupamento
Formação 2.0: A Imagem com Recurso à Inteligência Artificial na Biblioteca Escolar

Esta Formação 2.0 teve como principal objetivo explorar o potencial da inteligência artificial (IA) na criação e utilização de imagens em contexto educativo, com especial enfoque nas práticas da biblioteca escolar. A sessão proporcionou uma abordagem prática e reflexiva sobre como as ferramentas de IA podem ser integradas no quotidiano da BE para enriquecer projetos, dinamizar atividades e promover a literacia digital e visual junto dos alunos.
Durante a formação, os participantes tiveram oportunidade de conhecer e experimentar plataformas de geração de imagem por IA e discutir estratégias para aplicar estas tecnologias de forma criativa e pedagógica. Foram também apresentados exemplos de boas práticas e sugestões de atividades que podem ser implementadas em diferentes níveis de ensino.
A iniciativa revelou-se um momento de grande partilha e aprendizagem colaborativa, reforçando o papel da biblioteca escolar como espaço de inovação, experimentação e desenvolvimento de competências digitais.
Alguns dos trabalhos realizados:
Com esta formação, a equipa da BE do Agrupamento de Ferreira do Zêzere dá mais um passo na construção de uma biblioteca do futuro — mais interativa, mais criativa e mais próxima das linguagens e ferramentas do século XXI.
Visita de Aprendizagem em Contexto da Biblioteca Escolar

A manhã começou com a visita à Casa-Museu Miguel Torga, onde foi possível mergulhar no universo pessoal e literário de um dos maiores escritores portugueses do século XX.
O espaço, preservado com grande cuidado, permitiu-nos conhecer não só a vida e obra de Miguel Torga, mas também o ambiente íntimo onde o autor viveu e escreveu, proporcionando uma experiência profundamente inspiradora.
De seguida, dirigimo-nos à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, um dos mais emblemáticos centros de conhecimento do país. Tivemos a oportunidade de explorar os meandros do seu funcionamento, desde a organização do acervo até aos bastidores do trabalho técnico e académico que ali se desenvolve diariamente.
A visita revelou a importância histórica e contemporânea desta instituição no apoio à investigação e à preservação do saber.

Esta experiência foi não só uma oportunidade de aprendizagem, mas também um momento de partilha e descoberta, reforçando a ligação entre o conhecimento académico, a literatura e o património cultural.