Consulta aqui informação sobre os cursos e a escola!
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No próximo ano letivo a Escola Pedro Ferreiro poderá abrir, no 10º ano:
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Um podcast escrito e produzido pelos alunos do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos da Escola Pedro Ferreiro.
Este primeiro epiódio surge no dia 8 de março no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Mulher, porque ainda é preciso e lutar pelos seus Direitos e lembrar a importância de muitas mulheres notáveis da nossa história.
Um podcast escrito e produzido por estudantes das 10 Escolas Amigas dos Direitos Humanos da Amnistia Internacional Portugal.
Em cada episódio exploramos um tema de direitos humanos e lançamos convites de ativismo. Podes ouvir o podcast individualmente ou utiliza-lo para começar um debate na tua turma ou grupo de amigos.
Episódio 9 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira.
A ONU declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil como contributo para combater esta realidade que atingia 160 milhões de crianças em todo o mundo, em 2020. Neste episódio sabe mais sobre o trabalho infantil e as suas consequências e conhece as formas de proteger crianças e jovens a nível mundial.
Episódio 8 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Gama Barros, do Cacém, Sintra.
Neste episódio dedicado à liberdade e igualdade de todos os seres humanos, em especial, para as pessoas LGBTI, a Escola Secundária Gama Barros relembra o importante papel da comunidade educativa na promoção da igualdade e não-discriminação desta comunidade.
Episódio 7 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira.
O episódio reúne testemunhos dos alunos do Grupo de Teatro "Máscaras" da Escola Secundária de Paços de Ferreira, que refletem sobre a forma como o Teatro pode proteger a liberdade, incentivando ao uso da palavra e da representação como forma de defesa da liberdade de expressão, propagando-a, denunciando a sua violação e incentivando, através da autorreflexão, à ação.
Episódio 6 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.
Qual a razão do destaque sobre a grande falta do direito à habitação? Neste podcast exploramos porque é que este tema está na ordem do dia e como é que a situação atual está a impactar a vida das pessoas e a pôr em causa a garantia do direito à habitação.
Episódio 5 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher o Clube de Direitos Humanos da Escola Secundária Rainha Santa Isabel em Estremoz, evoca algumas mulheres que dedicaram a sua vida à luta pela igualdade de direitos.
Episódio 4 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz
A liberdade de expressão é um direito fundamental, inseparável de todos os outros direitos. Neste podcast ficas a saber como está protegida pela lei internacional, mas também como continua a ser ameaçada em muitos países do mundo. Apesar das ameaças à liberdade de expressão é importante estarmos conscientes do que podemos fazer, individual ou coletivamente para protegê-la.
Episódio 3 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere
A inclusão antes de ser uma política é sobretudo uma ação, e a tua ação pode fazer a diferença. A inclusão procura lidar com as diferenças e não excluir ninguém seja na escola, seja na sociedade. Tentamos saber junto de alguns dos nossos colegas estrangeiros se eles se sentiam incluídos na nossa escola. A nossa escola tem promovido algumas ações para a inclusão dos alunos e numa altura em que nos chegam cada vez mais alunos de outros países é muito importante termos este aspeto bem presente.
Episódio 2 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas do Fundão
Com certeza que já deste conta que no início do mês de dezembro multiplicam-se as atividades sobre direitos humanos. O que talvez não saibas é que estas comemorações estão relacionadas com o dia 10 de dezembro, pois esta data assinala a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas. Um marco histórico na proteção dos direitos humanos que consagra que todas as pessoas são iguais e têm os mesmos direitos. Descobre neste podcast algumas curiosidades sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em jeito de quiz, vais ficar a saber, entre outras coisas, como foi redigida, quem esteve envolvido e que países tiveram dúvidas na hora de votar.
Episódio 1 - Podcast escrito e interpretado por estudantes da Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira)
A violência contra as mulheres é endémica. Uma em cada quatro mulheres já sofreu violência às mãos do seu parceiro. Em Portugal os últimos números dão conta de 7631 queixas às autoridades de violência doméstica e 9 vítimas mortais. O combate à violência contra as mulheres só pode ser feito com um esforço concertado entre governos, comunidades e pessoas e todas e todos nós temos um papel na promoção dos direitos das mulheres.
A MARATONA DE CARTAS é o maior evento de Direitos Humanos organizado pela Amnistia Internacional.
O Agrupamento no âmbito do projeto Escola Amiga dos Direitos Humanos tem colaborado com esta iniciativa.
Mais uma vez vimos apelar a que assinem (on line) os cinco casos deste ano!
Conheça os casos e assine em https://www.amnistia.pt/maratona-escolas/
Veja os vídeos correspondentes em https://www.youtube.com/playlist?list=PLYQlo6joUKEEDVmbqiXL6pj2YvlfbZRrp
Ao assinar introduza o código da Escola: QH63
Os alunos do 9º e do 12ºB estão a trabalhar o tema em Cidadania:
A Escola EB2,3/S Pedro Ferreiro respondeu ao Desafio Escolas Amigas dos Direitos Humanos 2021 e produziu um vídeo que será utilizado nos próximos anos letivos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Os Repórteres pela Igualdade entrevistaram diversos alunos, professoras e assistentes operacionais sobre o tema da discriminação e deram voz aos testemunhos recolhidos de forma anónima na escola, dramatizando as situações de discriminação denunciadas.
Este trabalho envolveu vários alunos ligados ao Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos e permitiu a união do grupo.
Pode ver os vídeos de todas as Escolas Amigas aqui
No fim de semana de 16 a 18 de abril decorreu o 5º Encontro das EADH. Pela primeira vez decorreu num formato totalmente online através das plataformas Discord e Teams.
A nossa escola participou com 5 alunos (2 de 8ºano, 2 de 9º e 1 de 12ºano) para além da professora Coordenadora.
Veja o artigo completo no site da Amnistia Internacional Portugal.
Foi um fim de semana diferente e muito rico para todos os participantes.
Os alunos do 5º ano de escolaridade da Escola EB 2, 3 /S Pedro Ferreiro, com a orientação da professora Filomena David, quiseram juntar-se à Maratona das Cartas 2020 e escrever cartas e postais para algumas das pessoas que estão a ser apoiadas pela Amnistia Internacional.
O resultado foi muito positivo porque, para além de terem trabalhado a temática dos Direitos Humanos em sala de aula, os alunos puderam observar casos onde estes estão a ser violados e transportá-los para o seu quotidiano.
A professora Conceição Godinho também se juntou a este evento com a elaboração de algumas pinturas e desenhos com recurso a diferentes técnicas.
Esperamos que estas cartas, postais e pinturas transmitam algum conforto àqueles que as receberem.
No dia 10 de dezembro, na Escola E, B 2, 3/S Pedro Ferreiro celebrou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos com o hastear da bandeira da Escola Amiga dos Direitos Humanos. Nesta cerimónia estiveram envolvidos os alunos dos 11ºA e 11ºB, do 7ºA e aqueles que colaboram com o projeto EADH.
Em sala de aula, vários docentes de todo o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere estão a trabalhar a temática dos Direitos Humanos e a apresentar aos seus alunos os casos da Maratona das Cartas 2020.
A MARATONA DE CARTAS é o maior evento de Direitos Humanos organizado pela Amnistia Internacional.
O Agrupamento no âmbito do projeto Escola Amiga dos Direitos Humanos tem colaborado com esta iniciativa.Mais uma vez vimos apelar a que assinem (on line) os seis casos deste ano!
Conheça os casos e assine em www.amnistia.pt/maratona/
Ao assinar introduza o código da Escola: 9JPZ
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 janeiro.
A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polónia, pelas tropas da União Soviética.
O Movimento We Remember é um movimento internacional Contra o Esquecimento. A nossa escola juntou-se a este movimento porque Nós Lembramos - WE REMEMBER!
No passado dia 15 de maio, realizou-se em todos os estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere a celebração do Dia Internacional da Família. Assim, todos os alunos desde o Pré-escolar até ao Secundário tiveram a oportunidade de almoçar com um (ou mais) elemento(s) da sua família, na Escola Sede do Agrupamento ou num dos nossos Centros Escolares de Areias ou Ferreira do Zêzere.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi adotada no dia 10 de dezembro de 1948, proclamando que os direitos humanos são universais e aplicam-se a todas as pessoas.
No ano em que se comemoram os 70 anos da assinatura da DUDH quis a escola celebrar este dia de uma forma especial, assim, na tarde do dia 11 os alunos do 5º e do 7º ano, que ao nível da disciplina de Cidadania têm trabalhado a questão dos direitos humanos, aliaram-se aos alunos do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos para uma atividade de escrita humana alusiva à data.
O nosso bem-haja a todos os que tornaram a atividade possível: Bombeiros de FZZ, COJ, Professores, Funcionários e Alunos.
Todos os anos, durante o último trimestre, a Maratona de Cartas mobiliza mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo para que assinem cartas em prol do fim das violações de direitos humanos.
O Agrupamento alia-se à Amnistia Internacional em prol da defesa dos direitos humanos. Junte-se a nós neste ato de ativismo!
Assine na escola, com algum aluno que lhe peça colaboração ou assine online no site da Amnistia Internacional.
São 5 os casos deste ano (clique para saber mais):
- Atena Daemi do Irão
- Marielle Franco do Brasil
- Nonhle Mbuthuma da África do Sul
- Geraldine Chacón da Venezuela
- Vitalina Koval da Ucrânia
O dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família, para o comemorar o Agrupamento de Escolas convidou os pais e/ou Encarregados de Educação a almoçarem com os seus filhos/educandos na cantina/refeitório escolar.
Muitos foram os que se puderam juntar aos seus educandos e a refeição decorreu com um ambiente familiar e muito feliz.
Acreditamos que de facto é nos pequenos gestos, que se operam as grandes mudanças…
Muito obrigada a todos os que permitiram que esta atividade fosse possível.
No dia 04 de maio das 10h50m às 13h30m, no Auditório da Biblioteca, decorreu um workshop ministrado pela Amnistia Internacional sobre “Participação Ativa nas Escolas”.
Pretendia-se estimular nos alunos que já ocupam cargos de liderança a capacidade de levarem os seus colegas a serem proativos e a envolverem-se de forma positiva na vida da escola.
Participaram 18 alunos com diversos cargos, desde delegados e subdelegados até elementos da Associação de Estudantes dos dois ciclos de ensino.
Este é um projeto internacional de parceria entre a Amnistia Internacional e várias escolas, de 20 países espalhados pelas várias regiões do mundo, que pretende criar nas escolas, ambientes respeitadores dos Direitos Humanos em todas as áreas da vida escolar.
No âmbito da Comemoração do Dia dos Direitos Humanos a 10 de dezembro, os alunos do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos (EADH) de 2ªf dia 5 a 6ªf dia 9 desenvolveram atividades no sentido de lembrar à Comunidade Escolar alguns dos Direitos Fundamentais das pessoas.
Stop Bullying em letras humanas "desenhadas" na mobilização do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos no dia 9 de maio.
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Família, assinalado a 15 de maio, realizou-se na 2ªfeira dia 16, na Cantina Escolar um almoço de pais e/ou Encarregados de Educação com os seus filhos/educandos.
Os casamentos precoces no Burkina Faso foram um dos temas da Maratona de Cartas de 2015 que decorreu no nosso agrupamento. Nesta iniciativa apresentámos o caso de “Maria” (nome fictício) que tinha 13 anos quando o pai a obrigou a casar com um homem de 70 anos. Maria não é um caso único. No Burkina Faso, existem milhares de raparigas e adolescentes que são forçadas a casar precocemente.
O projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos começou a ser implementado pela Amnistia Internacional Portugal no ano letivo de 2013/2014, em cinco escolas portuguesas, aumentando para seis escolas no ano letivo de 2014/2015. O projeto que pretende trazer os direitos humanos para dentro do espaço escolar é já implementado em mais de 90 países por todo o mundo.
Uma escola amiga dos direitos humanos promove, respeita e ensina para e através dos direitos humanos, criando oportunidades para a participação ativa de todos os atores da comunidade escolar. A Amnistia Internacional obteve um financiamento da Comissão Europeia para implementar o projeto “Stop Bullying! Uma abordagem baseada nos direitos humanos para combater a discriminação nas escolas” nas seis escolas com que tem vindo a trabalhar.
No passado dia 23 de Outubro no auditório da Escola Secundária Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira decooreu um Encontro Nacional de Estudantes das seis EADH, com a participação de 10 estudantes e 1 professor de cada uma das escolas envolvidas no mesmo. Com os seguintes objetivos:
a) Criar uma rede de estudantes das escolas envolvidas no projeto;
b) Adquirir novos conhecimentos sobre bullying e discriminação;
c) Desenvolver mecanismos de prevenção de bullying e discriminação nas escolas e nas comunidades locais.
Os nossos 10 estudantes representaram muito bem a escola e vêm cheios de ideias para aplicar e melhorar a forma como se está na Escola Pedro Ferreira!
Encontra-se em anexo a "Análise do Questionário de Medição da Temperatura do Bullying nas Escolas - 2014-2015"
IO3 - Portugal
Decorreu entre 23 e 27 de outubro de 2023, no IPT . Instituto Politécnico de Tomar (página oficial) e no Agrupamento Escolas Ferreira do Zêzere, o IO3 do Projeto Erasmus+ KA2 “Promoting and disseminating STEAM in primary school ”PROSTEAM".
“Learning, Teaching, Training Activities” e “Transnational Project Meetings”, foram os desafios/atividades promovidas neste encontro que juntam nove parceiros (Portugal ; Lituânia , Itália e Sérvia ), neste projeto Internacional, com o objetivo de melhorar o interesse e as competências dos alunos no STEAM (Science; Technology; Engineering; Arts; Mathematics).
Continuaremos empenhados no desenvolvimento e validação de diversas tarefas educativas, relacionados com o STEAM, a implementar nas escolas do 1⁰ ciclo.
Uma excelente semana de boas práticas letivas e científicas por parte dos nossos docentes.
Devido à Pandemia Covid 19, ficaram por realizar as duas últimas mobilidades do Projeto Erasmus relativo ao biénio 2019/2020 – “Ethos of Europe – Acting for Integration”.
Na semana de 23 a 25 de março decorreu a mobilidade a Valência – Espanha, nesta os alunos participaram em vários workshops: “Painting the world”, “Racism and the Power Game” e "Make up a biography”.
Na primeira semana de maio decorreu a mobilidade a Nápoles – Itália, na qual os alunos participaram nos seguintes workshops: “Understanding Immigration”, “In immigrant’s shoes” e “Food Relations”.
Temos a certeza que esta experiência contribuiu muito para o desenvolvimento de novas aprendizagens e consolidação de valores como a tolerância, o respeito, a partilha, a solidariedade, entre outros.
Apesar destas mobilidades serem online os nossos alunos empenharam-se em todas as atividades e estão de Parabéns!
Dinamizadores do Projeto: Elsa Lágea, Aida Rodrigues e Bruno Paixão
Na madrugada do dia 11, lá estávamos nós, cheios de frio e sono, mas com muita vontade de “embarcar” nesta aventura: ir para a Lituânia.
Apesar da ansiedade, tínhamos a certeza que ia ser uma experiência divertida.
A viagem ia ser longa por isso aproveitámos para descansar durante a viagem. Antes de chegarmos à Lituânia fizemos escala na Finlândia onde aproveitámos para conhecer também este país.
Quando chegámos à Lituânia fomos ao encontro das famílias que nos iriam acolher durante uma semana.
No âmbito do projeto Erasmus + “Ethos of Europe – Acting for Integration”, partimos no dia 31 de março com destino a Viena, na Áustria. A vontade de ir era enorme, mas os nervos eram igualmente enormes, apesar de tudo a viagem correu bem!
Quando chegámos ao aeroporto de Viena fomos almoçar e logo depois fomos de comboio com destino a Voecklabruck, onde nos encontrámos com as famílias de acolhimento.
O último dia de atividades começou no Centro Cultural com um Seminário intitulado "Desafios e Oportunidades para Migrantes e Refugiados", onde participaram Paula Marques da instituição SOGA (Sevir Outra Gente com Amor), Henrique Pinhel da Guiné Bissau e vários pais e Encrregados de Educação de alunos a frequentar o nosso Agrupamento, e que são ou foram migrantes (Roménia, Uruguai, Brasil, Inglaterra e Suiça).
Depois do almoço decorreu uma tarde cultural com a apresentação dos trabalhos elaborados nos Wokshops de dança e música e alguns momentos musicais por alunos do nosso agrupamento. Depois da entrega dos certificados de participação juntou-se todo o grupo e as famílias dos alunos portugueses na escola para o Jantar de encerramento.
O jantar foi animado por alunos do curso de Turismo Ambiental e Rural no âmbito da disciplina de Técnicas de Atendimento e Animação.
Foi uma semana extremamente rica para todos os envolvidos. Até à próxima mobilidade!
Fotos do 5º dia - clique para ver
4º dia de atividades - domingo - o dia foi passado em Coimbra.
De manhã o grupo visitou a Universidade, a tarde foi livre no Fórum (Shopping) uma vez que a chuva não permitiu a visita ao Portugal dos Pequenitos.
Fotos do 4º dia - clique para ver
No sábado - 3º dia de atividades - o dia começou junto à Associação de Águas Belas de onde partiram, com o apoio do município, para uma visita a Dornes e ao lago Azul.
No Lago Azul puderam observar a prática de Wakeboard.
De regresso a Águas Belas almoçaram na Associação e à tarde elaboraram um mural sobre o tema "being a migrant / refugee".
As famílias que assim o entenderam puderam ter a tarde livre para passear com os seus hóspedes, houve muitos passeios a Tomar e não só...
Fotos do 3º dia - clique para ver
Este 2º dia iniciou com um Workshop de Música com o apoio do professor Márcio Cabral da Academia de Música e um outro de Dança e Teatro com o apoio das professoras Shilá e Margarida.
Depois do almoço as escolas fizeram apresentações sobre a situação dos Refugiados e Migrantes nos seus países.
O dia na escola terminou com uma tarde de Jogos tradicionais portugueses.
Fotos do 2º dia - clique para ver
Recebemos ontem ao final da tarde os alunos e professores estrangeiros que vêm participar na 2ª mobilidade do Projeto de Erasmus + "Ethos of Europe – Acting for Integration".
São 21 alunos e 12 professores da Alemanha, Áustria, Espanha, Itália e Lituânia.
Os alunos passaram a noite nas casas dos seus colegas portugueses que os acolheram e vieram para a escola esta manhã às 8.50h onde assistiram a uma aula de alemão ou de inglês.
Logo de seguida a Diretora da escola, professora Isabel Saúde, deu as boas vindas a todos no auditório com umas breves palavras.
O dia prosseguiu com as Boas Vindas na Câmara Municipal, o almoço na escola e um Peddy-paper.
Esperamos que apreciem a visita!
Fotos do 1º dia - clique para ver
No âmbito do projeto Erasmus+ “Ethos of Europe - Acting for Integration”, partimos dia 24 de novembro com destino a Frankfurt (Alemanha), os nervos eram muitos, mas a viagem correu muito bem!!!
No primeiro dia fomos visitar os principais monumentos da cidade e, no final do dia, tivemos a oportunidade de saborear uma bela refeição alemã.
No dia seguinte, passado em Wiesbaden, uma pequena cidade perto de Frankfurt, podemos recordar alguns conhecimentos relacionados com a 2ª Guerra Mundial. Ansiosos, às 16h fomos ao encontro das nossas famílias de acolhimento.
No dia seguinte, começou a verdadeira aventura, na escola de Dieburg! Depois de uma palestra sobre “Refugiados”, fomos jogar bowling para quebrar o gelo. Voltámos para casa e aproveitámos para conhecer melhor os nossos "irmãos".
Todos os dias nos foram apresentadas experiências novas, e enriquecedoras.
Chegou ao fim a nossa viagem à Alemanha. Passou a correr, as saudades ainda hoje apertam. Foi uma semana incrível e inesquecível.
Tivemos a sorte de sermos muito bem recebidos. Seremos sempre gratos por esta oportunidade.
Foi uma semana cansativa, mas acima de tudo produtiva e divertida.
André Neves, Carolina Duarte, Inês Ferreira e Gabriel Alves
No presente ano letivo, umas das iniciativas incluídas na comemoração do dia do Ambiente foi a elaboração do Póster Eco-Código.
Os alunos e a comunidade educativa da Escola EB2,3 Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere recolheram ao longo do presente ano letivo tampinhas para ajudar a Isa a melhorar a sua qualidade de vida e a continuar a sorrir. Fizeram um bom trabalho!
No dia 15 de junho, os alunos do 5.º ano viveram uma experiência didática diferente, que articulou conhecimentos das diversas áreas do saber, em particular os que se referem aos domínios das disciplinas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento.
Com efeito, os docentes organizaram atividades no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, as quais culminaram num DAC (Domínio de Articulação Curricular) que integrou jogos tradicionais no Parque das Merendas, seguidos de um piquenique, um momento musical com apelo à preservação da Natureza, pintura de cenários relacionados com o tema e um Peddy-Paper pela vila.
Integrado no Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, as turmas do 5º ano da Escola EB 2,3 Pedro Ferreiro, plantaram 3 árvores (magnólia, pereira e laranjeira) para assinalar esta data e embelezar o recinto escolar. É de salientar o ato solidário do aluno Bernardo Graça, do 7º C, que se disponibilizou para elaborar as placas em madeira com a identificação desta atividade.
Esta iniciativa faz parte do Domínio de Autonomia Curricular 3 e envolve as disciplinas de: Projeto, Ciências Naturais, Inglês, Educação Física, Matemática, História e Geografia de Portugal e Educação Musical e o Programa Eco-Escolas. No dia 15 de junho, os alunos realizarão um peddy papper pela vila de Ferreira do Zêzere, tendo como objetivo principal o respeito pelo ambiente de forma sustentável.
Os alunos do 8º ano, na disciplina de Ecologia e Sustentabilidade, ficaram sensibilizados para a importância da sustentabilidade e para a corresponsabilização individual e coletiva da preservação do Planeta Terra e, na disciplina de EVTIC, aprenderam algumas técnicas de desenho/esboço e a utilizar programas informáticos, como Sketchup, que lhes permitiram desenhar os seus Ecopontos.
O produto final apresentado, construção de ecopontos amarelos, foi realizado nas aulas de Ecologia e Sustentabilidade com materiais recolhidos na escola, nos espaços comerciais e em suas casas: embalagens da Compal, latas de tinta, caixas de cartão, tampinhas de garrafas, entre outros. Cada ecoponto tem ainda uma frase, elaborada pelos alunos, alusiva à correta separação e encaminhamento das embalagens.
Estes ecopontos encontram-se na escola em exposição para que os seus trabalhos possam ser admirados e motivem a população escolar a reciclar e a preocupar-se mais com o Planeta Terra.
No dia 6 de maio entre as 14:30 e as 17:30, as representantes do projeto Vamos cuidar do Planeta!, da Escola EB 2,3 / S Pedro Ferreiro, estiveram reunidos com as escolas do Centro de Formação dos Templários.
Os dois grupos apresentaram os seus temas: resíduos sólidos urbanos (7º ano) e alimentação saudável / sustentável e escreveram uma carta de compromisso com o objetivo de manter vivo este projeto no futuro.
A Escola EB 2, 3 / S Pedro Ferreiro comemorou, no dia 28 de maio, o dia Eco-Escolas, aliando o Programa Eco-Escolas aos Projetos Escolas Amigas dos Direitos Humanos e Vamos cuidar do Planeta!.
Na escola foi hasteada a Bandeira Verde e realizaram-se atividades relacionadas com este programa: os alunos vestiram-se de verde e afixou-se o Eco-Código da Escola, que foi transformado em cartaz pela aluna Diana Ribeiro, do 11ºA.
Para comemorar o Dia Internacional das Florestas, dia 21 de março, a FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, propôs às escolas a participação no projeto: “Árvores Extraordinárias”.
Assim, os nossos alunos tinham de escolher uma árvore extraordinária de uma rua, um jardim, um quintal, um parque ou uma área de floresta perto de casa e explicar os motivos de ser extraordinária, por exemplo, a idade, a raridade, a beleza, entre outros.
Este projeto foi abraçado por todos os alunos das turmas de 7º e 8º anos, tendo dele resultado um DAC (Domínio de Autonomia Curricular).
Nas turmas de 8º ano participaram no DAC as disciplinas de Português, Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza, Ecologia e Sustentabilidade e EVTIC.
Nas turmas de 7º ano participaram no DAC as disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e TIC.
Como produto final desta atividade os alunos elaboraram um “postal digital” e partilharam-no, com pelo menos 10 colegas e amigos, através das redes sociais usando a hashtag #ArvoresExtraordinarias.
As coordenadoras do programa Eco-Escolas assistiram, na passada quinta-feira, dia 18 de março, a uma sessão do Seminário Nacional Eco-Escolas, que decorreu online.
Este Encontro anual, destinado a professores coordenadores e técnicos de municípios parceiros, teve como objetivo incentivar a comunicação e a partilha de experiências entre todos os participantes, como também apoiar as escolas participantes no Programa a implementar os projetos e desafios 2020/2021.
Como todos sabemos as pilhas constituem um grave problema ambiental, pois são constituídas por metais pesados e tóxicos, como mercúrio, chumbo e cádmio.
Uma simples pilha é suficiente para contaminar uma área considerável de solos.
Assim, a professora Sara Diogo propôs aos seus alunos da turma A de 12º ano, na disciplina de Biologia, a realização de vídeos respondendo ao desafio proposto pela Geração Depositrão. Estes tiveram como finalidade alertar para os impactos no ambiente de uma pilha que não é encaminhada para a reciclagem, para a importância do encaminhamento correto deste resíduo e para a importância da economia circular.
Os alunos do oitavo ano, nas aulas de Ecologia e Sustentabilidade (ECOSUST) e Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza (AEN) participaram no desafio lançado pelo Programa Eco-Escolas e pela UHU.
Os alunos ficaram sensibilizados para a importância da Sustentabilidade, para a corresponsabilização individual e coletiva da preservação do Planeta Terra e para a necessidade de resolução de problemas globais como a FOME.
Os desafios PRIO surgem de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a PRIO, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular, recolha e aproveitamento de óleos alimentares usados e outros resíduos que permitem ser transformados em Biocombustíveis, aliados à mobilidade sustentável.
Este ano o desafio consistiu na criação de um vídeo de 1 minuto e 30 segundos a alertar para a importância da produção de combustíveis a partir dos resíduos. Aturma A do 12º ano da Escola Pedro Ferreiro aceitou participar neste desafio, que lhes foi proposto pela professora Sara Diogo, na disciplina de Biologia. Os alunos interessaram-se muito por esta temática, fizeram uma pesquisa sobre biocombustíveis e, em grupo, realizaram vídeos.
Estas iniciativas são muito importantes, pois está nas nossas mãos reduzir a produção de combustíveis que emitem gases com efeito de estufa, os principais responsáveis pelo aquecimento global.
Todos juntos podemos ajudar a preservar e recuperar o meio ambiente!
O professor de Educação Visual, Fernando Ferreira, aceitou o desafio do Programa Eco-Escolas e deu-o a conhecer aos alunos das turmas A, B e C do 5º ano da Escola EB 2, 3/S Pedro Ferreiro, do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere.
Dessa forma foi abordado o assunto a fim de desenvolver os conhecimentos no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, não deixando de parte uma parte essencial que é a criatividade e posterior aplicação das técnicas já em parte aprendidas, do desenho e pintura. O tema já é bem conhecido de todos (mesmo entre os mais novos), quem não ouviu falar das Alterações climáticas, Aquecimento global, Efeito de estufa ou mesmo Desflorestação?
Para um melhor entendimento do pretendido com o desafio da Faber-Castell, foram apresentadas aos alunos uma diversidade de possíveis hipóteses, com imagens de ambientes onde predominasse a vegetação, fosse ela uma selva, um jardim ou mesmo um bosque.
Para tal fizemos alguns jogos onde tentámos ver quem era o primeiro a descobrir o muito famoso Wally, das ilustrações “Onde está o Wally?”, que se encontra sempre muito bem camuflado, esteja onde estiver!
Após essa fase foi apresentado o próprio Ecolápis e discutido entre o grupo turma, alguns truques para tentar percebermos de que forma se poderia camuflar e tornar a tarefa de o descobrir o mais complicada possível.
Iniciados os trabalhos ainda no ensino à distância, os mesmos foram concluídos já em regime presencial, onde foram reforçados os objetivos do desafio.