Tratou-se de uma visita guiada às principais empresas do ramo automóvel de Espanha, FICOSA, SEAT e GRUPO MONLAU, que são empresas e unidades de formação  multinacionais dedicados à investigação, produção e comercialização de sistemas e componentes de topo para automóveis e veículos industriais.

Esta visita de estudo enquadrou-se em todas as disciplinas das componentes técnicas do curso envolvido, tendo como finalidade colocar os alunos em contacto com equipamentos e componentes utilizados na mecatrónica automóvel.

Assim, os alunos tiveram oportunidade de recolher informações acerca dos equipamentos e componentes expostos, contactando pessoalmente com os fabricantes e/ou representantes dos mesmos. Tal contacto permitiu também verificar in loco as diversas aplicações e utilizações destes componentes tal como a tecnologia de ponta utilizada no ramo automóvel.

Dadas todas estas particularidades, a atividade contribuiu para a formação integral dos alunos, não só enquanto profissionais mas, fundamentalmente, enquanto cidadãos.