Catarina Cristovam, aluna do 12ºC (participou nos 3 Encontros):

"Sobre o Encontro Nacional de Estudantes em Vila Franca de Xira na Escola Reynaldo dos Santos tenho a dizer que foi muito bom para perceber a realidade das outras escolas no nosso país e para assim poder aprender com elas, trazendo algo de novo que possa ser utilizado para melhorar a nossa escola. Penso que foi um encontro enriquecedor a todos os níveis e que deu para aprender mais algumas coisas sobre o Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos.

Sobre o Encontro de Jovens em Leiria ajudou-me muito a perceber o quê e como a Amnistia Internacional trabalha, com os workshops que dinamizou, e ajudou-me ainda a estar mais atenta aos temas da atualidade, fazendo com que procure uma opinião amiga dos direitos humanos sobre os mesmos.

Sobre o Encontro Internacional em Palermo, Itália, foi das melhores experiências que já tive, para além de ter conhecido pessoas de outros países, conheci também um pouco do contexto em que vivem e estudam, ajudando-me a perceber o que se passa nas escolas amigas dos Direitos Humanos dos outros países. Tendo sido as sessões de trabalho no colégio Don Bosco deu ainda para conviver com os estudantes de Palermo, percebendo também o contexto que nos rodeava.

Em suma, foram as três experiências, experiências diferentes, mas todas me enriqueceram como pessoa e me fizeram pensar sobre o que realmente são os Direitos Humanos e para que existem no mundo de hoje."

Rúben Salteiro, aluno do 10ºA (participou no Encontro em Vila Franca de Xira e no Encontro de Itália):

"Na atividade decorrida em Vila Franca de Xira, participamos em várias dinâmicas tais como, sem falar e com um autocolante cujo a cor não sabemos colado na testa organizamo-nos por cores (importância da entreajuda), nesses grupos usando plasticina e esparguete construímos torres em equipa, forneceram-nos uma foto aérea da nossa escola e pediram que indicássemos os espaços bem e mal aproveitados das nossas escolas, falamos acerca do que era o Bullying e porque existe, entre outras atividades divertidas e em simultâneo pedagógicas. Considero que para além de divertido foi importante para a minha formação enquanto pessoa (considero que nos passaram bons valores).

No encontro internacional, foi um pouco do mesmo. Dinâmicas incríveis, mas desta vez com estudantes de outros países. Foi uma experiência muitíssimo interessante a vários níveis tais como cultura geral, comunicação, definir uma opinião própria frente aos acontecimentos, experiências, novas amizades e podia continuar infinitamente!

Acho que este tipo de atividades são algo que faz falta nos dias de hoje. Este tipo de projeto acima de instruir alunos, forma pessoas de bom caráter e valores que fazem a diferença na sociedade de hoje. Faço planos de ajudar a dinamizar atividades deste género na nossa escola.

Olívia Dias, aluna do 10ºA (participou no Encontro em Vila Franca de Xira e no Encontro de Leiria):

"Admito que sou incapaz de explicar aquilo que tenho sentido nestes últimos dias após a minha ida a Vila Franca de Xira e a Leiria. Apenas posso descrever estas experiências como únicas.

Para além do motor do autocarro que nos levou aos destinos, um dos maiores motores para a ocorrência destes projetos foi a professora Sara Diogo. Não posso esquecer-me de agradecer-lhe por me ter convencido desde o primeiro dia que eu posso melhorar o mundo. Nem posso esquecer-me que foi a mesma que nos orientou para o bom sucesso dos nossos objetivos.

Tive a oportunidade de ouvir diferentes opiniões sobre vários temas o que me permitiu alargar os meus horizontes e melhorar a minha capacidade de refletir. Apercebi-me que estou inserida numa sociedade injusta, cruel e desonesta, mas eu posso fazer dela um sítio melhor juntamente com outros ativistas.

Pretendo continuar com este incrível projeto e fazê-lo chegar a todos os alunos. Tentar persuadi-los que nós temos direitos e que não podemos de maneira alguma admitir que alguém nos prive deles.

Diana Matias, aluna do 11ºB (participou no Encontro de Leiria):

"Foi uma experiência única, porém passou depressa demais. Gostei bastante de tudo, tanto dos temas abordados, como das atividades realizadas, e apesar dos temas sérios, o espírito de animação estava sempre presente.

Foram realizados dois workshops: "STOP Tortura" e "O meu corpo, Os meus direitos" e várias atividades. A atividade "A crise dos refugiados" foi bastante interessante para podermos tirar as nossas dúvidas, sobre este que está a ser o nosso presente, e discutir opiniões.

Na minha opinião, um dos aspetos mais marcantes, para além das aprendizagens, foram as amizades criadas porque não estávamos à espera que ficassem laços tão fortes.

Foi importante contactar com outros jovens para discutirmos ambas as ideias. Cada um de nós contribuiu positivamente para a atividade, desde as experiências partilhadas, as novas amizades criadas, o espírito de união, a criatividade, as risadas e até toda a aprendizagem obtida.

Mal acabou, a melancolia já se tinha instalado.