O ser humano para sobreviver precisa de se alimentar para conseguir manter os seus sistemas de órgãos em funcionamento e para isso necessita de combustível que envolve produtos animais e vegetais, portanto outros seres vivos.

As plantas são os únicos seres capazes de produzir o seu próprio alimento através da fotossíntese. Já os animais têm que comer plantas para terem produtos energéticos ou, então, comerem animais que já tenham comido plantas.

É nas florestas tropicais que se encontram os maiores seres vivos terrestres (árvores com 6000 toneladas)  e também a maior biomassa vegetal permitindo alimentar  uma enorme diversidade de organismos, constituindo assim os ecossistemas terrestres de maior biodiversidade.  São o “pulmão” do Globo por ser aí que se produz o maior volume de oxigénio  e são a região com maior ação “purificadora” do ar, porque as plantas absorvem o maior volume de dióxido de carbono.

A natureza é fascinante e tem de ser respeitada. Se não os proteger-mos os outros seres vivos, eles desaparecem  do Globo Terrestre e também nós vamos desaparecer!

Neste dia os alunos do 2º e 3º ciclo tiveram também oportunidade de jogar ao “Quem Quer Ser Sabichão” onde tiveram de demostrar os seus conhecimentos nas áreas das Ciências Naturais, Fisico-Quimicas, TIC e Matemática.

Os alunos do secundário impressionaram-se com a presença da Matemática em todas as ações do quotidiano, quando escutaram a Drª. Marilia da Universidade de Évora, numa conversa sobre a Mateática -  a Saúde e a Matemática.

Todos os alunos da escola tiveram também oportunidade de participar na Lan Party que os docentes de TIC dinamizaram.

Foi assimum dia dedicado à ciência em que os alunos viajaram por recantos fascinantes e puderam perceber o porquê de muita coisa.