Relativamente à assinatura do protocolo, importa salientar que as bibliotecas dos centros escolares de Areias, de Ferreira do Zêzere, da escola Pedro Ferreiro e a Biblioteca Municipal trabalham em conjunto no desenvolvimento das suas áreas de atividade que, além da promoção do livros e da leitura visam o conhecimento e divulgação do património histórico, cultural e etnográfico do concelho de Ferreira do Zêzere, numa missão a que a Fundação Maria Dias Ferreira muito se tem igualmente dedicado. Assim, realizou-se a assinatura do protocolo que confirma a Fundação Maria Dias Ferreira como parceira na rede das bibliotecas concelhias numa associação que se pretende que contribua para a qualidade da educação e da cultura no Concelho, possibilitando portanto, o alargamento deste grupo de trabalho, a consolidação de esforços em prol de um objetivo comum.
Importa ainda justificar os prémios atribuídos e indicar os nomes dos alunos premiados:
O apoio aos jovens do Concelho de Ferreira do Zêzere constitui uma das prioridades da Fundação Maria Dias Ferreira.
Neste sentido tem promovido um modelo de incentivo ao desempenho escolar nos seus diversos níveis, na convicção de que, reconhecendo e premiando o mérito, estará certamente a dar um contributo para que, desde os primeiros passos na Escola, as nossas crianças e jovens sintam que vale a pena aprender. Esta iniciativa é feita em articulação com o Agrupamento de Escolas e e visa incentivar o desempenho escolar em todos os seus níveis e premiar o mérito, numa assumida cultura de valorização da excelência enquanto instrumento preponderante para o desenvolvimento económico, cultural e social dos jovens e, consequentemente, da sociedade em geral.
1. O Prémio de Mérito Escolar Fundação Maria Dias Ferreira destina-se a premiar os melhores alunos que, no ano lectivo imediatamente anterior tenham frequentado os estabelecimentos de ensino do concelho de Ferreira do Zêzere e é atribuído ao (s) melhores aluno(s) de cada ano de escolaridade do 4º ao 12º, de acordo com o seguinte:
a) No 1º Ciclo consideram-se os alunos com nível máximo nas 3 disciplinas e áreas curriculares não disciplinares e com nível 5 nas Provas Finais de Português e/ou Matemática.
Nestas condições tivemos no ano letivo passado: Afonso Dinis do Carmo Ferreira Cotrim e Duarte José Antunes da Silva
b) No 2º e 3º Ciclos consideram-se os alunos com nível 5 a todas as disciplinas e “satisfaz bem” nas áreas curriculares não disciplinares ou nível 4 a uma das disciplinas, nível 5 às restantes e “satisfaz bem” nas áreas curriculares não disciplinares.
Nestas condições tivemos no ano letivo passado: Carolina Filipa Mendes de Sousa
O prémio de mérito escolar Fundação Maria Dias Ferreira é também, atribuído aos alunos com melhor classificação externa nos anos terminais de ciclo. Assim no 9º ano com nível 5 nas Provas Finais de Português e Matemática tivemos: Bruna Simões Pereira
c) No Secundário consideram-se os alunos com média das classificações internas do 3º período de todas as disciplinas com arredondamento às décimas por defeito, igual ou superior a 17 valores. Nestas condições tivemos no ano letivo passado :
Andreia Filipa Ferreira Gregório – 10º ano
Ana Filipa de Jesus Miranda, Gonçalo Miguel Silva Antunes, Laura Alexandra Moura Gomes e Pedro Oliveira Corda - 12º ano.
2. Prémio de Esforço e Dedicação
Perseguir resultados com grande tenacidade, numa atitude de melhoria contínua, apesar de enquadramentos por vezes adversos, são comportamentos que a Fundação Maria Dias Ferreira quer promover com a atribuição deste Prémio, acreditando que os fins são importantes mas que não devemos esquecer os meios para lá chegar. E que o caminho faz-se... Caminhando. Nem todos podem ser os melhores. Mas todos se podem esforçar por ser melhores. E isso faz toda a diferença. Com esta categoria pretende-se que as nossas crianças e jovens se sintam integrados no ambiente escolar e acreditem que, pese embora as mais variadas dificuldades, vale sempre a pena aprender.
Qualquer elemento da Comunidade Escolar pode, de acordo com fundamentação adequada, propor alunos para esta categoria, bem como para a seguinte (Companheirismo e solidariedade). O júri depois de analisadas todas as propostas e relativas fundamentações, escolhe um aluno por ciclo de ensino.
a) Assim, no 1º ciclo, de acordo com a Professora Titular do 4º ano, temos um aluno que apesar de problemas de disortografia que condicionam a leitura, escrita e compreensão do que lê, conseguiu superar as suas limitações e ter bons resultados nas provas finais de ciclo, à custa de muito trabalho e esforço, tanto do aluno como da família. É o André Paulo Godinho Tavares.
b) No 2º ciclo, proposta pelo Conselho de turma, uma aluna que apesar de ter sido alvo de duas cirurgias e se deslocar de muletas durante grande parte do ano escolar, nunca deixou de participar nas atividades da turma, inclusivamente nas visitas de estudo. De seu nome: Tatiana Sofia Cristóvão Silva
c) Quanto ao 3º ciclo, proposto pelos funcionários da Biblioteca e COJ, um aluno educado, calmo e com grande sentido de responsabilidade. Durante o ano letivo, perante algumas dificuldades nunca baixou os braços, tentando calmamente ultrapassar cada obstáculo. Com um horário muito preenchido, ocupava a maior parte do tempo livre a estudar e organizar os trabalhos escolares para os apresentar no prazo solicitado. Durante a realização do estágio no final do ano transmitiu de forma responsável a sua preocupação com a pontualidade, a boa apresentação e o desempenho positivo. Chama-se Francisco Alexandre Mendes da Silva
4) No secundário, também proposto pelos funcionários da Biblioteca e COJ, um aluno tranquilo, um pouco tímido mas persistente em alcançar os seus objetivos. Durante o ano letivo passado, chegou a permanecer na Biblioteca desde a sua abertura ao encerramento, sozinho, a fazer exercícios, tendo como única companhia a calculadora e muitas folhas de rascunho. Este aluno conseguiu entrar no Ensino Superior e chama-se: Sérgio António Veríssimo de Oliveira.
3. Prémio de Companheirismo e Solidariedade
No meio de tantas exigências, muitas vezes é fácil os alunos seguirem trajetórias mais egocêntricas, baseadas na máxima satisfação dos seus interesses pessoais e donde resulta uma enorme desatenção aos problemas e às necessidades daqueles que os rodeiam.
Conseguir elevados níveis de companheirismo e estar atento às necessidades dos outros, no meio deste ambiente complexo, não só não é fácil como raramente é devidamente valorizado.
Neste enquadramento, a Fundação Maria Dias Ferreira tem premiado atitudes de companheirismo e de solidariedade manifestadas pelos alunos, na convicção de que, estará a dar um contributo para que, desde os primeiros passos na Escola, as nossas crianças e jovens se sintam integrados no ambiente escolar, fazendo parte de um projeto comum onde todos são importantes, têm o seu espaço e devem ser apoiados.
a) Assim, nesta categoria no 1º ciclo temos uma aluna que de acordo com a Professora Titular, foi ao longo do ano um elemento determinante na turma, revelando-se sempre disponível, ajudando os colegas em trabalhos de grupo ou individuais, sem qualquer interesse a não ser o bem comum. A sua atitude revelou-se também uma mais valia para a Professora. Além da partilha de conhecimentos na sala de aula, também no recreio ou na hora de almoço esta aluna se revelou prestável, interagindo, supervisionando e cuidando dos mais fracos. Chama-se Inês Diogo Ferreira
b) No ano letivo passado, no 2º ciclo, de acordo com as funcionárias da Biblioteca e COJ, houve um aluno que se destacou pela sua generosidade, pelo convívio diário com diferentes alunos da Escola, interagindo com alguém que estivesse sozinho, voluntariamente ou sempre que solicitado por terceiros. De acordo com os proponentes é uma criança de sorriso fácil e aberto, educado, calmo, sociável e muito espontâneo. O seu nome é: Guilherme José Santos Batista
c) Quanto ao terceiro ciclo e também proposta pelos funcionários da Biblioteca e COJ, uma aluna que sendo calma, compreensiva, comunicativa e boa ouvinte, foi uma peça fundamental para a mudança de atitude de um aluno que apresentava sinais de tristeza, solidão e isolamento. Com a aproximação da aluna passou a ser mais sociável e alegre, procurando na biblioteca a companhia da aluna mas passando simultaneamente a conviver com outros alunos da Escola. O seu nome é Valentina Pereira.
d) À semelhança dos alunos anteriores, no secundário foi proposta uma aluna, pelas suas atitudes de generosidade, particularmente no que se refere a um aluno com mobilidade reduzida. Esta aluna foi um grande apoio no acompanhamento diário desse aluno, encaminhando-o para a sala de aula, biblioteca e outros espaços. Foi também uma boa conselheira no sentido do aluno adotar comportamentos corretos na sala de aula. Essa aluna chama-se: Eduarda Cravo