Com a continuidade desta iniciativa, que já vai na 6ª edição, visa-se: alertar a comunidade escolar para os benefícios do consumo de sopa; promover a saúde dos jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável; incentivar o consumo de sopa, um hábito tipicamente português e bem característico da dieta mediterrânica; envolver a comunidade escolar na utilização de produtos naturais da região (abóbora, ovo …) na confeção da sopa e assim encetar uma campanha de sensibilização para o seu consumo; envolver a comunidade numa causa de extrema importância, a educação alimentar e desenvolver um espírito saudável de competição.

Estiveram a concurso 7 sopas, confecionadas por:

- 5 equipas de alunos das turmas B do 12º ano e C do 11º ano, do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural;

- 1 equipa de pais da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de Areias;

- 1 equipa de pais de crianças da Educação Pré-Escolar do Centro Escolar Luís R. Pereira de Ferreira do Zêzere.

Estiveram todos de parabéns, uma vez que, mais uma vez, primou o rigor na seleção e combinação dos ingredientes a utilizar na confeção da sopa a concurso, bem como o especial cuidado e dedicação na sua apresentação.

Os elementos do júri, a Diretora do Agrupamento, uma representante do Centro de Saúde, uma cozinheira e uma aluna, degustaram as sopas a concurso e decidiram que:

- a sopa mais saudável a concurso foi “Porção Energética”, da equipa “Os Enfarda Brutos”, composta por alunos da turma B do 12º ano;

- a sopa mais saborosa a concurso foi “Sopa do Abade de Ferreira”, da equipa “Pedrinhas”, composta por alunos da turma B do 12º ano;

- a melhor decoração a concurso foi a da sopa “Peixe na Sopa”, da equipa “3 Tábuas”, composta por pais de crianças da Educação Pré-Escolar do Centro Escolar Luís R. Pereira de Ferreira do Zêzere.

Todos os presentes tiveram a honra e o prazer de saborear as sopas. A sopa mais votada pelo público foi “Peixe na Sopa”, da equipa “3 Tábuas”, composta por pais de crianças da Educação Pré-Escolar do Centro Escolar Luís R. Pereira de Ferreira do Zêzere.

Participaram ainda na dinamização deste evento um grupo de alunos do Curso Vocacional 1,de Saúde e Bem Estar, Desporto e Aventura e Comunicação eInformática, que elaboraram “shots de fruta”, no âmbito do projeto “0% de Álcool, 100% de fruta”, que estão a desenvolver durante este ano letivo.

O nosso muito obrigado a todos os que participaram e que ajudaram a promover o consumo de fruta, de uma forma original, os “shots”, bem como sensibilizaram a comunidade para o consumo de um alimento tão rico, saudável  e tipicamente português, a “nossa” sopa.

Bem hajam.