A primeira mudança de ciclo gera, muitas vezes, ansiedade nas crianças, tendo em conta as alterações a ela inerentes (mais professores, mais livros, várias salas de aula, colegas muito mais velhos, etc.). Assim, o projeto “Padrinhos” pretende que a aproximação entre os alunos recém chegados e os alunos do secundário seja uma realidade e um fator facilitador na adaptação dos novos alunos à nova escola. O desafio consistiu em propor aos alunos do ensino secundário o apadrinhamento de um “caloirinho”, ficando assim estes encarregues de orientar e apoiar o seu afilhado, com o objetivo de se criarem laços de proteção, respeito, confiança e amizade. O projeto foi dinamizado pela psicóloga, Dra. Filipa Reinas, e pelo professor Pedro Oliveira, de Religião e Moral, com a realização de dinâmicas de grupo, que tiveram lugar no dia 24 de setembro, e que culminaram com a cerimónia de apadrinhamento oficial entre todos os padrinhos e afilhados.

Agradece-se aos padrinhos e madrinhas que se disponibilizaram a abraçar este projeto, pelo contributo dado na construção de uma futura escola mais solidária, segura e salutar.

Para os caloiros, fica o desejo de que se tenham divertido e que já sintam a escola como “a vossa escola”. Um ótimo ano letivo para todos!