Durante a Quinzena da Leitura, o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere celebrou a magia das palavras e a liberdade que a leitura proporciona. Alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação uniram-se para promover o amor pelos livros e pela literatura.

As atividades foram variadas e envolventes. Os alunos participaram em sessões de leitura e elaboração de materiais, aulas partilhadas, uma visita de estudo, minutos de leitura em texto e vídeo, debates literários e dramatizações.

Destacou-se a vinda da autora Risoleta C. Pedro que apresentou as suas obras de prosa e poesia, a representação teatral “Camoinz Hépyco-Lyrico” inspirada na vida e obra do grande poeta Luís de Camões, que transportou a plateia para o universo épico dos Lusíadas e, além disso, tivemos a honra de receber o ilustrador Paulo Galindro, cujas ilustrações têm encantado leitores de todas as idades. Galindro partilhou as suas experiências e técnicas com os alunos em “Sobre a vida secreta dos livros e a coragem de se ilustrar sem tecla Undo”, inspirando-os a explorar a criatividade através da arte visual.

Também decorreu a final do VIII Concurso Concelhio de Leitura, promovido pelo Grupo Concelhio das Bibliotecas, que foi um verdadeiro sucesso! Nesta competição literária, os alunos, do 1.º ao 3.º ciclo, demonstraram entusiasmo e dedicação à leitura. Parabéns a todos os participantes por celebrarem a magia das palavras e o prazer de ler.

Foram apresentados os trabalhos a concurso na exposição do Concurso da Mascote da Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento. Nesta competição, alunos, pais, funcionários e docentes uniram-se para dar vida a uma mascote em 3D que representasse a biblioteca escolar. A mascote, além de ser criativa e original, deveria transmitir a importância da leitura e da biblioteca. As propostas foram apresentadas em diversos suportes, desde papel até materiais recicláveis. O vencedor foi conhecido no final da quinzena e a mascote irá agora desempenhar um papel fundamental na divulgação das atividades da biblioteca. Parabéns a todos os participantes por contribuírem para o sucesso desta iniciativa literária!

A Feira do Livro Usado, pelo 2º ano, foi uma iniciativa com grande sucesso, onde os livros previamente lidos e em bom estado ajudaram a promover a leitura e o contato com diferentes géneros literários, ao mesmo tempo contribuindo para a sustentabilidade, reutilizando livros já apreciados por outros leitores.

Houve também lugar à dramatização da história “A Árvore Generosa”, e outras atividades, realizadas pelos alunos dos prof. do Grupo de Educação Especial.

Agradecemos a todos os envolvidos nesta jornada literária: aos alunos pela sua paixão pela leitura, aos professores pelo empenho na organização das atividades, aos pais e encarregados de educação pelo apoio constante e pelas leituras partilhadas e, por último, às instituições que tornaram possível a visita de estudo, o teatro e a presença do ilustrador.

“Ler é liberdade”, e a leitura liberta-nos para mundos infinitos. Que esta quinzena inspire a nossa comunidade educativa a continuar a explorar as páginas dos livros e a descobrir novos horizontes literários, a qualquer hora, em qualquer lugar.