As Janeiras” ou “Cantar as Janeiras” é uma tradição Portuguesa que consiste na reunião de grupos de músicos e cantores, que percorrendo as ruas, no início do ano, cantando de porta em porta, saúdam as pessoas com quem se cruzam, com votos de prosperidade para o ano que se inicia.
 
Em Espanha, o Dia de Reis é vivido com muita ilusão, especialmente pelas crianças. Dias antes, estas escrevem as suas cartas aos Reis, pedindo-lhes os tão desejados presentes. No dia 5 de janeiro, a Cabalgata de Reyes invade todas as localidades de Espanha. Os Reis são recebidos com muita alegria e entusiasmo. O dia 6 é um dia de família, que se carateriza pela abertura das tão esperadas prendas e por convívios à mesa com comida típica do dia. Não falta, por exemplo, o Roscón de Reyes.
 
Associando as duas tradições, os professores de Educação Musical e de Espanhol, divulgaram estas tradições, na manhã do dia 8 de janeiro, com um grupo de “reiseiros”, que integrou alunos desde o 2ºciclo ao secundário, professores e assistentes operacionais. 

Foi possível ouvir as suas cantorias em português e espanhol, desejando um Bom Ano de 2024, na Escola sede do Agrupamento, no Mercado Municipal, em diversas ruas da vila, na Câmara Municipal, no Centro Escolar Luís Ribeiro Pereira e no Centro de Reabilitação e Integração, onde como já é tradição, fomos recebidos com um lanchinho onde não faltaram as tão saborosas filhoses.
 
Este ano, ainda tivemos uma surpresa das crianças do pré-escolar, que também nos presentearam com um cantar dos Reis.
Um Bom ano para todos!

 

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top