Depois da visualização do filme “Jogo de Imitação”, no dia 10 de abril e no âmbito do DAC intitulado de “Memórias”, as turmas do 9.º Ano da Escola Pedro Ferreiro, tiveram uma aula especial de articulação entre a História e a Matemática. Numa palestra apresentada pelo Professor Jaime Carvalho e Silva, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, intitulada “Como os Matemáticos ajudaram os aliados a ganhar a II Guerra Mundial”, os alunos ficaram a conhecer o contributo e importância da Matemática no desfecho deste conflito. Abordaram-se as técnicas de encriptação das mensagens utilizadas pelos alemães e o esforço desenvolvido pelos aliados para as decifrar.

Destacou-se o papel fundamental de alguns  matemáticos polacos, como Marian Rejewski, bem como do matemático inglês Alan Turing (pioneiro da computação) que com os elementos da sua equipa de criptoanálise em  Bletchley Park, conseguiram descobrir a forma de encriptação da máquina ENIGMA, utilizada pelos alemães na codificação das mensagens de comunicações militares.

Salientou-se também o papel fundamental das mulheres que, durante o conflito, fizeram cálculos e tabelas de balística para as diversas armas utilizadas, tendo sido denominadas como os primeiros computadores humanos.

Foi uma manhã muito enriquecedora que permitiu reconhecer a utilidade e importância da Matemática nas inúmeras atividades humanas.

Estima-se  que o trabalho dos matemáticos, que conduziu à vitória dos aliados, evitou a morte de 10 milhões a 50 milhões de pessoas.