PESES

 

No passado dia treze de Novembro de 2014, no período da manhã a turma do Curso Vocacional de Saúde e Bem-Estar, Desporto e Aventura, Comunicação e Informática e os alunos da turma A do 12º ano participaram numa sessão de sensibilização sobre prevenção da dependência do alcoolismo em que estiveram também presentes os senhores agentes da GNR, da Secção de Programas Especiais, do Destacamento Territorial de Tomar e a Drª. Sofia e o Enfermeiro Eurico como representantes da Comissão para a Dissuasão de Toxicodependência.

Leia mais...
PESES -Projeto Educação para a Saúde e Educação Sexual da Escola E.B. 2,3/S Pedro Ferreiro de Ferreira do Zêzere.
 
Dinamizado em parceria com o Centro de Saúde.
 
Pretendemos que adquiras os conhecimento necessários para assim poderes fazer escolhas saudáveis.
 
Os temas que vamos tentar abordar são
- Educação Alimentar/Actividade Física

-Higiene- Primeiros Socorros
- Saúde Mental/Violência em Meio Escolar
-Educação Sexual e Infeções Sexualmente Transmissíveis
-Prevenção e Consumo de Substâncias Psicoativas
 
Acede ao nosso Blogue clicando aqui ou na imagem.
 

No passado dia 12 de fevereiro a Escola E. B. 2,3 / S Pedro Ferreiro comemorou o DIA DOS CONSUMOS NOCIVOS no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual e do Programa Cuida-te do Instituto Português do Desporto e da Juventude. Estiveram envolvidas 9 turmas: 1 do ensino secundário, 6 do 3º ciclo e 2 do 2º ciclo, num total de 175 alunos.

Os dinamizadores foram técnicos da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD), Centro de Respostas Integradas (CRI) do Ribatejo, da Unidade de Cuidados à Comunidade – Maria Dias Ferreira e voluntários da Associação dos Alcoólicos Anónimos de Portugal.

Ao final do dia os voluntários da Associação dos Alcoólicos Anónimos de Portugal realizaram ainda uma ação de sensibilização para Pais/Encarregados de Educação, Professores e Assistentes Operacionais.

A Associação Benévola de Dadores de Sangue do Hospital de Tomar, em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual e o grupo de professores de Biologia e Geologia, esteve na nossa escola nos dias 22 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro, com as turmas A do 12º ano, A, B e C do 9º ano e Voc 2.

Os voluntários, enfermeiros, acompanhados por uma médica (no dia 22 de janeiro) sensibilizaram os nossos alunos para a extrema importância da dádiva de sangue e realizaram uma atividade prática de determinação da tipologia de sangue.

Esta atividade teve como expoente máximo a recolha de sangue no passado dia 7 de fevereiro, Feira de São Brás, em que as dádivas de 35 pessoas contribuíram para repor os stocks do banco de sangue.

O nosso muito obrigada e bem hajam.

À semelhança do ano passado o projeto PESES (Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual) do Agrupamento e o Grupo de Biologia e Geologia da Escola E. B. 2,3 / S Pedro Ferreiro,aliam-se à Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar na divulgação de uma recolha de sangue que irá decorrer no próximo dia 7 de fevereiro, na Biblioteca Municipal, entre as 9:00 e as 13:00 horas.
Para ser dador basta ter 18 anos, 50 Kg de peso, boa saúde, hábitos de vida saudáveis e muita vontade de ajudar o próximo.
Poderá ainda fazer uma avaliação geral do estado da sua saúde na "barraquinha" da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar.

No “VII Concurso de Sopas”, no passado dia 13 de novembro, participaram 10 sopas. Os concorrentes esmeraram-se de tal maneira que ao júri foi difícil a atribuição dos prémios a concurso, bem como houve a necessidade de criar uma nova categoria, a inovação.

Leia mais...

Decorrerá no dia 13 de novembro mais uma edição, a VII, do Concurso de Sopas.

Consulte o regulamento aqui!

FICHA DE INSCRIÇÃO (Descarregue aqui)

No passado dia 5 de dezembro, o projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual do Agrupamento (PESES) dinamizou o “VI Concurso de Sopas”. Com a continuidade desta iniciativa, que já vai na 6ª edição, visa-se: alertar a comunidade escolar para os benefícios do consumo de sopa; promover a saúde dos jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável; incentivar o consumo de sopa, um hábito tipicamente português e bem característico da dieta mediterrânica; envolver a comunidade escolar na utilização de produtos naturais da região (abóbora, ovo …) na confeção da sopa e assim encetar uma campanha de sensibilização para o seu consumo; envolver a comunidade numa causa de extrema importância, a educação alimentar e desenvolver um espírito saudável de competição.

Leia mais...

Em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES), as professoras das disciplinas de Ciências Naturais (Fátima Alves) e Educação Visual (Sofia Serra), desafiaram os alunos das turmas B e C do 9º ano de escolaridade a participarem no concurso promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - “Fumar é uma droga”, a desenvolverem um projeto para um mural com uma mensagem antitabágica.

Leia mais...

No passado dia 28 de novembro, na escola sede, dois voluntários da Associação dos Alcoólicos Anónimos de Portugal (AAAP), acompanhados por um psicólogo, de uma unidade hospitalar de alcoologia de Lisboa, presentearam os alunos da turma B do 11º ano e da turma do Curso  Vocacional de Saúde e Bem Estar, Desporto e Aventura e Comunicação eInformática com os seus ensinamentos sobre os efeitos da ingestão da molécula de álcool ao nível físico, psicológico e social, bem como da luta diária que é necessário travar para que um doente alcoólico se mantenha sóbrio, por mais um dia.

Leia mais...

Erasmus +

 

Oferta Educativa

Visitantes 

Temos 17 visitantes e Nenhum membro online

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top