Participação em todas as edições do jornal regional “Despertar do Zêzere” com uma página dedicada a notícias do Agrupamento
Responsáveis: Profª Etelinda Vieira e Colaboração: Prof. Carlos Duarte
A Escola E. B. 2,3/S Pedro Ferreiro é uma das seis escolas do país a integrar o projeto-piloto da Amnistia Internacional de Escolas Amigas dos Direitos Humanos. Esta iniciativa conta com a participação de vários países e apesar de se destinar sobretudo aos alunos do secundário pretende sensibilizar todos os alunos do Agrupamento e toda a comunidade educativa em geral para a promoção de valores como a justiça, o respeito, a tolerância ou a não discriminação, entre outros. O projeto atua em quatro vertentes da vida escolar: currículo, governança, ambiente escolar e relações e conta com a colaboração de alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente. Os países onde o projeto já decorre garantem que as mudanças se fazem sentir e que são muito positivas. Esperamos que dentro de poucos anos as escolas de Ferreira do Zêzere possam dizer o mesmo!
Responsáveis: Prof.ª  Sara Diogo
“Educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como à saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.”
Direção-Geral de Educação http://www.dge.mec.pt/educacaosaude/index.php?s=directorio&pid=36 [acedido em 28/01/2014]
Responsável: Prof.ª Fátima Alves
O projeto SOBE tem por objetivo informar sobre a importância da lavagem dos dentes e promovê-la em concreto, junto das crianças e pais do Pré-escolar. É um projeto nacional que envolve a Direção-Geral de Saúde, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura. A nível de escola desenvolve-se através da parceria entre as bibliotecas escolares e os centros de saúde. Para a concretização deste propósito foram distribuídos kits às crianças de todas as salas de Jardim, participantes no Projeto, e materiais de divulgação e apoio às bibliotecas escolares do Agrupamento.
Responsável: Educadora Eugénia Tapada
O Empreendedorismo nas Escolas visa estimular os alunos ao longo da sua formação para a criação de ideias de negócio e para a atividade empresarial. Tem como objetivo desenvolver competências e atitudes empreendedoras como a criatividade, trabalho em equipa, autonomia, sentido de responsabilidade e organização, desenvolver nos jovens a apetência para a atividade empresarial e associar o empreendedorismo e a dinâmica empresarial a valores positivos.
Neste âmbito o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, participa ao longo do presente ano letivo com os seguintes: projeto Empreender Jovem - Empreender no 2.º e 3.º ciclo e para os alunos do Secundário EmpreEscola, ambos desenvolvidos com o apoio da “Nersant”
Responsável: Henriqueta  Silva
O projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.
Responsável: Educadora Manuela Craveiro e Colaboração: Educadores e professores titulares