Nesta primeira fase da 14º edição do Concurso Nacional de Leitura tivemos a concurso um total extraordinário de 102 alunos, dos diferentes níveis de ensino, que foram percorrendo as diferentes etapas de provas de escrita e de leitura/argumentação sobre as diversas obras selecionadas pelo júri.

Para concluirmos esta fase, no dia 10 de fevereiro teve lugar a prova na qual participaram os alunos do 3º ciclo do ensino básico e os alunos do ensino secundário. Também no dia 11, realizada em paralelo com o Concurso Concelhio de Leitura, teve lugar a prova na qual participaram os alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade, organizada em parceria com a nossa Biblioteca Municipal.

Esta 1ª fase foi resultado de uma colaboração entre a Biblioteca Escolar, o grupo de professores titulares do 1º ciclo, o grupo dos professores da disciplina de Português e ainda da Biblioteca Municipal.

Com o objetivo central de estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, este concurso é constituído por mais duas fases: 2.ª – Intermunicipal; 3.ª – Nacional.

Desta forma, já são conhecidos os alunos que em 23 de abril de 2020, na Sertã, vão representar o nosso agrupamento na fase Intermunicipal, onde poderão passar à fase Nacional que decorrerá no dia 6 de junho, em Oeiras.

São eles:

no 1º ciclo: Margarida Guarda, Filipe Maria e Simão Ferraz;

no 2º ciclo: Lara Alves, Sofia Dias e Rafael Azevedo;

no 3º ciclo: Maria Vicente, Tomás Félix e Daniel Oliveira;

e no secundário: Inês Figueiredo, Maria Lopes e Rita Cotrim.

Aproveitamos a oportunidade para felicitar os alunos apurados, desejando boa sorte para a fase que se avizinha, sem esquecer os que ficaram pelo caminho, mas aproveitaram o seu tempo para concorrer.

Votos de continuação de boas leituras.

A equipa da BE