O Halloween foi comemorado, na semana de 28 a 31 de outubro, nos Centros Escolares do concelho de Ferreira com uma exposição coletiva de trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito da disciplina de Inglês.

Este ano o desafio dirigido aos alunos do primeiro ciclo foi o de elaborarem trabalhos, imaginando o que uma bruxa poderia levar na sua vassoura voadora e quem (ou o quê) poderia esta levar de boleia. Os trabalhos foram feitos em casa, ao critério dos seus autores, podendo ser individuais ou coletivos. Como regra, tinham de ser elaborados, fundamentalmente, com materiais reutilizáveis, numa tentativa de se fugir ao desperdício e ao consumismo, privilegiando, desta forma, a criatividade e a destreza manual.

O tema lançado para a realização dos trabalhos constituiu uma motivação e antecipação da obra Room on the broom, de Julia Donaldson, livro adquirido recentemente para a biblioteca escolar, e cujo filme foi igualmente visionado pela turmas deste ciclo de ensino, num projeto conjunto da disciplina de Inglês, da Atividade Extra Curricular “Eco-English” e da biblioteca do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere.

Do projeto constou ainda a construção de um mobil em turma com objeto icónicos da festividade inglesa de Halloween, feitos igualmente pelas crianças, e que funcionaram como decoração de alguns dos espaços coletivos da escola.

A criatividade e a expressão artística dos trabalhos, bem como a quantidade de alunos que aderiram ao desafio, ditaram o sucesso da atividade. Resta agradecer às famílias dos alunos envolvidos e às funcionárias do centro (docentes e não docentes) por todo o trabalho, envolvimento e dedicação.