Amigos da Biblioteca
Os membros do clube são alunos monitores na Biblioteca que recebem formação dando, depois, uma hora do seu horário semanal para colaborar nas tarefas necessárias nomeadamente no atendimento e apoio aos utilizadores. No caso das Bibliotecas dos centros escolares os alunos colaboram de acordo com uma escala “de serviço” durante os intervalos e à hora de almoço.
Responsáveis: Prof. Carlos Duarte e Assistentes Luísa Cabaço, Magda Graça, Teresa Cristovam, Teresa Nunes e Ana Soeiro.
Clube Mat X
O Clube de Matemática é uma atividade de complemento curricular, da responsabilidade do Grupo 230 do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, com o objetivo de modificar a visão que os alunos têm acerca da disciplina mostrando-lhes o lado mais lúdico da Matemática.
 
Objectivos gerais
Desenvolver e aprofundar o gosto pela Matemática;
Desmistificar ideias preconcebidas relativamente à Matemática;
Modificar a atitude do aluno face à Matemática, fazendo-o tomar consciência das aplicações em áreas por vezes insuspeitadas e, indirectamente, na própria tecnologia que usa diariamente;
Satisfazer a curiosidade e aprofundar a compreensão matemática daqueles que, embora já com uma postura positiva face à Matemática, não têm oportunidades de acesso a outros meios de satisfazer a curiosidade;
Ocupar os tempos livres dos alunos através da concretização de actividades apelativas com carácter formativo;
Fomentar nos alunos a confiança nas suas aptidões para a Matemática.
Competências a desenvolver
A aptidão para cooperar com os outros;
A aptidão para encontrar estratégias de jogo;
Desenvolver capacidades matemáticas, pessoais e sociais;
A aptidão para resolver problemas;
A aptidão para seleccionar informação e organizar estratégias criativas face às questões colocadas por um problema;
A aptidão para promover a interação entre os vários intervenientes do agrupamento
Destinatários: Alunos do 2º Ciclo
Responsáveis: Professores do grupo 230: Susana Freire
Clube Proteção Civíl
Este clube beneficia de uma parceria com os serviços de proteção civil da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e tem por pricipal objetivo a divulgação de boas práticas nesta área de intervenção cívica. As principais atividades desenvolvidas são a realização de visitas de estudo, a participação ou a realização de ações de formação para professores e alunos e a realização e exposição de trabalhos. Este ano lectivo as turmas do 4.º ano do Centro Escolar de de Ferreira do Zêzere, passaram a integrar o clube, envolvendo trinta e nove alunos, com colaboração de duas professoras.
Responsável: Prof. João Patrício
Desporto Escolar

O Programa do Desporto Escolar para o quadriénio de 2013-17 visa aprofundar as condições para a prática desportiva regular em meio escolar, como estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis.

                O Desporto Escolar constitui-se como um conjunto de práticas lúdico-desportivas e de formação com o objeto desportivo, desenvolvidas como complemento curricular e de ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade e de escolha, integradas no plano de atividades da escola.

                Do ponto de vista funcional, o Desporto Escolar operacionaliza-se em duas vertentes complementares: uma, referente à dinamização de atividades desportivas realizadas internamente em cada agrupamento; e outra, referente à atividade desportiva desenvolvida por grupos-equipa.

                Os grupos-equipa são organizados por escalão/género ou num escalão único e desenvolvem-se em competições interescolas com um nível de competitividade crescente: campeonatos locais, regionais, nacionais e internacionais.

Além das competições dos grupos-equipa faz ainda parte das atividades do Clube, o Corta Mato que integra sempre participantes a nível distrital e quase sempre a nível nacional.

                O Clube do Desporto Escolar é a unidade organizacional do agrupamento de escolas responsável pelo desenvolvimento e execução do Programa do Desporto Escolar. Compete-lhe, através do seu Diretor, o diretor do Agrupamento, elaborar e fazer aprovar anualmente no Conselho Pedagógico o seu Projeto de Desporto Escolar.

              Além das competições dos grupos-equipa faz ainda parte das atividades do Clube, o Corta Mato que integra sempre participantes a nível distrital e quase sempre a nível nacional.

Responsável: Prof.ª Ana Balala
Clube da Europa
O Clube da Europa tem por principais objetivos desenvolver nos alunos os conhecimentos sobre a União Europeia e promover a formação para os valores da cidadania europeia. Para tal são realizadas atividades dentro do grupo participante bem como atividades de divulgação para toda a escola e de cooperação e abertura a outras comunidades e países. Algumas das atividades desenvolvidas são: 
-Divulgamos a cultura europeia.
-Transmitimos valores de cidadania europeia.
- Promovemos o interculturalismo e a tolerância cultural.
- Proporcionamos ocasiões de colaboração internacional. 
- Efetuamos candidaturas a projetos europeus. 
- Favorecemos o diálogo intercultural.
- Comemoramos o Dia da Europa. 
- Realçamos a preservação da identidade nacional no contexto das culturas europeias.
Responsáveis: Profª Helena Margarida Costa e Emília Menezes
Clube das Artes
O Clube de Artes pretende fomentar e desenvolver os interesses artísticos dos alunos, tendo como 
OBJETIVOS:
  • Desenvolver a perceção, a sensibilidade, a expressão e comunicação estética;
  • Adquirir conhecimentos sobre uma variedade de técnicas, dentro das artes plásticas;
  • Participar ativamente na realização de exposições;
  • Participar na venda de materiais elaborados pelos participantes;
  • Desenvolver o gosto pela prática do  desenho, pintura, estampagem, colagem; 
  • reciclagem e outras;

CONTEÚDOS:

  • Pintura: técnicas sobre diferentes suportes
  • Reciclagem de vários materiais (vidro, papel, plástico) e utilizá-los em vários elementos decorativos;
  • découpage.

Responsável: Profª Isabel Simão

Clube de Teatro
O Clube nasce pela necessidade de dar resposta aos talentos artísticos dos nossos alunos, a nível de artes performativas, de canto, magia, música, dança, entre outros. As professoras orientadoras pretendem acompanhar o processo artístico de todos os alunos que queiram fazer uma apresentação cénica.
O clube também serve de suporte a atividades artísticas que os professores queiram desenvolver no âmbito dos seus conteúdos programáticos.

 

Os alunos são convidados a apresentar os seus talentos na Festa de Natal e no final do ano letivo, apesar de poderem surgir atividades em qualquer altura do ano.

Professoras responsáveis: Margarida Gomes e Shilá Fernandes

 

Clube de Voluntariado
O Clube de Voluntariado da Escola Pedro Ferreiro funciona como abertura para a comunidade escolar. São programadas duas "conversas da Vida" por ano, em que pessoas da comunidade escolar, são convidadas a  deslocarem-se à escola em regime de voluntariado para partilham as suas experiências de vida, Falam da escola e de como conseguiram superar determinadas circunstâncias.Estas conversas têm sido uma mais valia para os alunos do ensino secundário, como forma de antecipar e por em contacto o futuro próximo principalmente aos alunos do 12º ano que estão a um instante de sair da casa dos pais para irem estudar para fora do Concelho.

Professoras responsáveis: Margarida Gomes e Shilá Fernandes