Esta atividade teve como objetivo motivar para a leitura e eleger as três melhores leituras de cada um dos géneros.

Ao júri, constituído pelas professoras organizadoras Alda Sá e Etelinda Vieira, pela diretora, professora Isabel Saúde, pela professora bibliotecária, Manuela Canas e pelo vereador da educação e cultura, dr. Hélio Antunes, coube a difícil tarefa de escolher os melhores leitores, em voz alta tendo em conta, entre outros, a postura, o ritmo, a voz e a expressividade.

A Diretora, na sua intervenção, sublinhou que a qualidade das participações tem vindo a aumentar de ano para ano, pelo que vencedores foram realmente todos aqueles que participaram. Com esta opinião corroboraram todos os outros elementos do júri. Ainda assim, distinguiram-se na leitura de texto lírico: Inês Godinho, 12.ºC, 1º lugar, em 2º lugar, Rodrigo Azevedo, 11.ºA e em 3º lugar, Vera Mónica, 12.ºA. Na tipologia de texto narrativo/dramático: em 1.º lugar, Diana Gomes, 12.ºA e 2.º e ex-aequo, Rodrigo Azevedo, 11.ºA e Vera Mónica, 12.ºA. O júri deliberou e decidiu não atribuir o 3º lugar mantendo os dois leitores em 2º lugar.

No final, foi entregue, a todos os participantes e colaboradores, um certificado acompanhado, simbolicamente, por uma flor.

Aos vencedores serão atribuídos, pela escola, prémios em cartão Note/FNAC que serão entregues na festa de encerramento do ano letivo, dia 24 de junho.